Alverca: Do Ribatejo à Primeira Liga?

O Alverca agarrou o terceiro lugar, que dá acesso ao Playoff de subida da Segunda Liga, após ter ganho por 2-0 contra o quarto lugar da competição, o Desportivo de Chaves. O clube ribatejano, apenas esteve cinco vezes no escalão principal do futebol português, mas agora procura cismar a sexta.

A Ascensão e a Queda

O Futebol Clube Alverca foi fundado no dia um de setembro de 1939, na cidade de Alverca do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, por um grupo de jovens. Na década de 40, o clube começa por praticar ténis de mesa, ciclismo e em 1942 inicia o Futebol Sénior, no Campeonato Regional e mais tarde transfere-se para a Associação de Futebol de Lisboa.

Durante 22 anos, entre 1949 e 1971, o Alverca manteve-se nas divisões da Associação de Lisboa, conseguindo no seu vigésimo segundo ano sagrar-se campeão da primeira divisão da Associação de Lisboa que deu acesso à primeira participação no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, onde esteve por sete anos.

Jogadores do Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Apenas nos anos 90 é que começam os melhores anos do clube. O Alverca torna-se clube satélite do Benfica, o que permitiu à equipa receber vários jogadores emprestados. Em 1992 a equipa sénior consegue pela primeira vez atingir os quartos de final da Taça de Portugal. Só chega à primeira divisão em 1998 onde lá se manteve até 2004 com uma descida pelo meio.

A direção de Luís Filipe Vieira parecia ter dado ao clube uma estabilidade inabalável, mas em 2005, a SAD do Alverca contraiu dívidas acima dos 2,5 milhões de euros, por não terem vendido jogadores e terem perdido os patrocínios e o encaixe financeiro, como explicou o presidente da altura, Manuel Bugarim.

Outra das razões terá sido o desinteresse dos dois principais acionistas, a Sportinveste e a Spinel, que deixaram de investir no clube. A partir daí, foi sempre a descer até em 2008 chegar à 2.ª Divisão do Campeonato Distrital de Lisboa.

Adeptos Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

E agora, Alverca?

Desde a entrada na Liga 3 em 2021, o Alverca permaneceu nesse escalão por apenas três anos. No terceiro ano, os Ribatejanos decidem apostar num jovem treinador de 32 anos, que no ano anterior conseguiu levar o Amora à fase de subida com 17 vitórias na liga.

João Pereira acabou por cumprir com as expectativas, no seu sistema em 3-4-3, juntamente com jogadores como João Costa que foi o melhor marcador da competição com 24 golos, acaba a fase regular na Série B com nove vitórias e em terceiro lugar. Já no apuramento de campeão, a equipa de João Pereira faz o mesmo registo de vitórias e sagra-se campeã com quatro pontos de avanço.

Alverca Liga 3 Jogadores
Fonte: Alverca

Após a grande época, João Pereira partiu para a Primeira Liga, para o Casa Pia. O seu melhor marcador, João Costa, rumou também à elite do futebol português, para o Santa Clara. O Alverca viu-se obrigado a uma troca de treinador.

Mais um novo treinador para o Alverca, desta vez proveniente do Vitória de Setúbal. José Pedro foi do Campeonato de Portugal para a Segunda Liga e não se conseguiu habituar muito bem. Os ribatejanos tiveram um início de época complicado e após 4 jogos, José, foi despedido.

Aí entra Vasco Botelho Costa, ex-treinador do União de Leiria. Com Costa o Alverca começa a melhorar os resultados e a subir na tabela, surpreendentemente, encontra-se agora no terceiro lugar, em zona de playoff, mas muito perto da promoção direta.

Se conseguir, será o décimo terceiro clube da história do futebol português a conseguir duas subidas, de seguida. Tudo indica que o Alverca pode subir, especialmente porque o seu possível adversário de playoff, o AVS, é bastante acessível e a história dita que normalmente passam nesse jogo os da Segunda Liga.

Agora resta saber, será que o clube que teve Mantorras, Maniche, Ricardo Carvalho e Deco, vai voltar a ascender como nos anos 2000?

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges segue em frente no Roland Garros

Nuno Borges bateu na noite deste domingo Kyrian Jacquet e conseguiu a qualificação para os 32avos de final do Roland Garros.

Acordo fechado: Manchester United de Ruben Amorim garante reforço por 75 milhões de euros

Está tudo fechado: Matheus Cunha vai ser reforço do Manchester United. O avançado brasileiro vai assinar contrato até 2030.

Ricardo Esgaio: «Entramos para qualquer época para sermos campeões e vamos defender o título»

Ricardo Esgaio analisa a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi crítica arbitragem da final da Taça de Portugal: «Siga, siga»

Nicolás Otamendi partilhou a opinião de Bruno Lage sobre as críticas à arbitragem do dérbi, na final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting.

St. Juste quer continuidade de Viktor Gyokeres e ainda diz: «Nunca vi um grupo tão coeso»

Jeremiah St.Juste analisa a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.

Geny Catamo agradece Viktor Gyokeres e aponta sobre conquista do Sporting: «Merecíamos isto e estamos a comemorar»

Geny Catamo analisou a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.