📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alverca: Do Ribatejo à Primeira Liga?

- Advertisement -

O Alverca agarrou o terceiro lugar, que dá acesso ao Playoff de subida da Segunda Liga, após ter ganho por 2-0 contra o quarto lugar da competição, o Desportivo de Chaves. O clube ribatejano, apenas esteve cinco vezes no escalão principal do futebol português, mas agora procura cismar a sexta.

A Ascensão e a Queda

O Futebol Clube Alverca foi fundado no dia um de setembro de 1939, na cidade de Alverca do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, por um grupo de jovens. Na década de 40, o clube começa por praticar ténis de mesa, ciclismo e em 1942 inicia o Futebol Sénior, no Campeonato Regional e mais tarde transfere-se para a Associação de Futebol de Lisboa.

Durante 22 anos, entre 1949 e 1971, o Alverca manteve-se nas divisões da Associação de Lisboa, conseguindo no seu vigésimo segundo ano sagrar-se campeão da primeira divisão da Associação de Lisboa que deu acesso à primeira participação no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, onde esteve por sete anos.

Jogadores do Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Apenas nos anos 90 é que começam os melhores anos do clube. O Alverca torna-se clube satélite do Benfica, o que permitiu à equipa receber vários jogadores emprestados. Em 1992 a equipa sénior consegue pela primeira vez atingir os quartos de final da Taça de Portugal. Só chega à primeira divisão em 1998 onde lá se manteve até 2004 com uma descida pelo meio.

A direção de Luís Filipe Vieira parecia ter dado ao clube uma estabilidade inabalável, mas em 2005, a SAD do Alverca contraiu dívidas acima dos 2,5 milhões de euros, por não terem vendido jogadores e terem perdido os patrocínios e o encaixe financeiro, como explicou o presidente da altura, Manuel Bugarim.

Outra das razões terá sido o desinteresse dos dois principais acionistas, a Sportinveste e a Spinel, que deixaram de investir no clube. A partir daí, foi sempre a descer até em 2008 chegar à 2.ª Divisão do Campeonato Distrital de Lisboa.

Adeptos Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

E agora, Alverca?

Desde a entrada na Liga 3 em 2021, o Alverca permaneceu nesse escalão por apenas três anos. No terceiro ano, os Ribatejanos decidem apostar num jovem treinador de 32 anos, que no ano anterior conseguiu levar o Amora à fase de subida com 17 vitórias na liga.

João Pereira acabou por cumprir com as expectativas, no seu sistema em 3-4-3, juntamente com jogadores como João Costa que foi o melhor marcador da competição com 24 golos, acaba a fase regular na Série B com nove vitórias e em terceiro lugar. Já no apuramento de campeão, a equipa de João Pereira faz o mesmo registo de vitórias e sagra-se campeã com quatro pontos de avanço.

Alverca Liga 3 Jogadores
Fonte: Alverca

Após a grande época, João Pereira partiu para a Primeira Liga, para o Casa Pia. O seu melhor marcador, João Costa, rumou também à elite do futebol português, para o Santa Clara. O Alverca viu-se obrigado a uma troca de treinador.

Mais um novo treinador para o Alverca, desta vez proveniente do Vitória de Setúbal. José Pedro foi do Campeonato de Portugal para a Segunda Liga e não se conseguiu habituar muito bem. Os ribatejanos tiveram um início de época complicado e após 4 jogos, José, foi despedido.

Aí entra Vasco Botelho Costa, ex-treinador do União de Leiria. Com Costa o Alverca começa a melhorar os resultados e a subir na tabela, surpreendentemente, encontra-se agora no terceiro lugar, em zona de playoff, mas muito perto da promoção direta.

Se conseguir, será o décimo terceiro clube da história do futebol português a conseguir duas subidas, de seguida. Tudo indica que o Alverca pode subir, especialmente porque o seu possível adversário de playoff, o AVS, é bastante acessível e a história dita que normalmente passam nesse jogo os da Segunda Liga.

Agora resta saber, será que o clube que teve Mantorras, Maniche, Ricardo Carvalho e Deco, vai voltar a ascender como nos anos 2000?

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC bate Nacional com jogador em destaque e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Vitória SC venceu em casa o Nacional por 2-1 na jornada 17 da Primeira Liga. Golos surgiram nos últimos 20 minutos.

Gigante da Premier League pensou em Abel Ferreira

O Chelsea também pensou em Abel Ferreira. Blues procuram treinador para substituir Enzo Maresca no comando técnico.

João Félix em noite de emoções: Desde ser agredido durante o jogo a momento tenso com Rui Pedro Braz após apito final

João Félix viveu uma noite de muita emoção. Durante o jogo, foi agredido. No final, teve momento de tensão com Rui Pedro Braz.

Rayo Vallecano e Getafe empatam na abertura da jornada 18 da La Liga

O Rayo Vallecano empatou em casa frente ao Getafe a um golo, na jornada 18 da La Liga. Domingos Duarte foi titular no encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo pode regressar à Europa: eis a situação a envolver o Barcelona e o Inter Milão

João Cancelo está de saída do Al Hilal e há novidades quanto à sua situação. Lateral português pode regressar à Europa.

AC Milan bate Cagliari com golo de Rafael Leão

O AC Milan abriu a jornada 18 da Serie A com vitória perante o Cagliari. O único golo do encontro foi apontado por Rafael Leão.

César Peixoto após Gil Vicente x Sporting: «Tenho muito orgulho no campeonato que estamos a fazer»

César Peixoto analisou o desfecho do duelo entre Gil Vicente e Sporting. Jogo terminou empatado 1-1 na Primeira Liga.