Gil Vicente FC 1-2 FC Famalicão: Maior maturidade valeu reviravolta em tarde de bom futebol

Cabeçalho Futebol NacionalConfronto para a Segunda Liga entre duas equipas da parte superior da tabela, um Gil Vicente muito jovem e com jogadores em desenvolvimento a quererem afirmar-se e um Famalicão mais variado, com alguns jovens a despontar, mas também um grupo no geral mais experiente.

O jogo começou com os da casa por cima e as primeiras jogadas de perigo, mas tanto um cruzamento aos 11’ como um livre perigoso aos 17’ não encontrarem a melhor resposta e acabaram por não perturbar o guarda-redes do Famalicão.

Os visitantes responderam aos 20’, após uma recuperação de Feliz quando o Gil tentava sair em contra-ataque, tendo Mendes atirado à figura. Três minutos volvidos, foi a vez de Rui Costa criar perigo quando foi mais rápido que os centrais gilistas após lançamento longo do seu guardião, e perante a saída rápida de Rui Sacramento tocou a bola com esta a passar a centímetros do poste.

Por esta altura, começava a notar-se o apoio dos adeptos famalicenses, presentes em grande número em Barcelos, que iam puxando pelos seus e dominando a luta sonora da partida.

Entretanto, uma interrupção para assistência a Rui Sacramento que num canto aparentemente inofensivo acabou estendido no chão e a precisar de cuidados durante alguns minutos. O Famalicão continuava por cima, mas, aos 40’, dá-se alguma confusão na área famalicense com um jogador gilista a cair e o arbitro a apontar para a marca da grande penalidade. A confusão maior veio depois, com vários jogadores a trocarem palavras e um homem da casa a cair no chão e a queixar-se de uma eventual agressão, mas o árbitro conseguiu aclamar os ânimos e apenas um dos homens visitantes seria admoestado. Na conversão do castigo máximo, James Igbekeme faria o golo inaugural da partida.

Pouco depois, disputa por um lançamento de linha lateral dado a favor dos barcelenses e ouviram-se os gritos de “gamanço!” dos adeptos visitantes. Mesmo a acabar o primeiro tempo, erro da defesa gilista, cruzamento perigoso que ninguém conseguiu desviar e na sobra Feliz a chutar para uma boa defesa de Rui Sacramento.

Rui Costa e Willian decidiram o jogo para os famalicenses Fonte: FC Famalicão
Rui Costa e Willian decidiram o jogo para os famalicenses
Fonte: FC Famalicão

A segunda parte começou com um Famalicão determinado em mudar o rumo de jogo e aos 54’ quase obtinha um brinde quando um dos centrais da casa quase colocava a bola dentro da própria baliza com um corte desastrado. No entanto, o golo não tardaria e aos 55’, Willian fintou vários adversários e já dentro de área deixou para Rui Pedro, de carrinho, encostar para o empate.

Motivados, os visitantes continuarem a pressionar o adversário e aos 66’, um cruzamento encontrou Willian para permitir uma boa defesa ao guardião da casa, mas na recarga Rui Pedro não perdoou e fez o golo para confirmar a cambalhota no resultado.

A partir daí, o Famalicão foi gerindo o resultado e até se aproximou da baliza gilista, mas o guardião resolvia bem. Por outro lado, os da casa ainda tentaram ripostar no último quarto de hora, mas quase sempre sem perigo. A exceção veio já em cima dos 90’, na melhor ocasião da partida para o Gil Vicente e uma excelente defesa do guardião visitante a salvar os três pontos. Pelo meio, ainda houve tempo para queixas de novo eventual penalti, mas o árbitro mandou seguir.

O resultado final premeia quem melhor futebol apresentou num jogo agradável de ver para quem se deslocou ao Estádio Municipal de Barcelos. O Gil Vicente foi mostrando bons detalhes a espaços, mas fica a ideia de que precisa de melhorar a ligação entre o meio-campo e o ataque. Já o Famalicão mostrou grande maturidade e começa a encadear uma serie de bons resultados que o vê aproximar-se da luta pela subida.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.