Académica OAF 3-2 FC Penafiel: ‘Suspense’ digno de Óscar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

 

O jogo não era decisivo mas era importante para alimentar o sonho da subida de duas equipas que ainda o alimentavam apesar da distância para os lugares de acesso já ser considerável – Académica estava a 15 pontos, Penafiel a 17.

 

Cientes disto, os estudantes, contando com o regressado Leandro ao onze inicial , tentaram assumir o jogo desde início, porém, o Penafiel foi conseguindo tapar as vias de acesso à sua baliza com grande qualidade de posicionamento, guiados pela experiência de Rafa Sousa, importante a controlar as subidas do adversário… e da sua própria equipa.
Ao mesmo tempo que mantinha o último terço impenetrável, com o auxílio de Romeu e André Fontes, o ex-Moreirense condicionava a saída de bola da Académica e aqui esteve a chave do primeiro golo do jogo, surgido de uma perda de bola do meio-campo dos visitados perante a forte pressão dos visitantes. Aproveitou Welligton Carvalho para pegar na bola perdida, isolar-se e inaugurar o marcador, logo aos 11 minutos do jogo.

O golo teve o condão de forçar o risco dos estudantes, que se expuseram ao venenoso contra-ataque penafidelense, matreiro a espreitar a linha subida da defesa do adversário. Wellington e Fernando, pelas alas, e Fábio Fortes, pelo corredor central, causaram o pânico. O primeiro, a lançar os outros dois colegas do ataque, o segundo a forçar o erro do adversário (Diogo Coelho quase marcou na própria baliza depois de uma iniciativa sua) e o último a finalizar (primeiro lançado em profundidade por um alívio de Diouf, e depois, a beneficiar de uma iniciativa de Welligton).

A Académica foi-se apercebendo da matreirice do seu adversário e adaptou-se as circunstâncias. Passou a ser mais assertiva na circulação de bola, conseguindo, finalmente, penetrar o bloco defensivo penafidelense, através de iniciativas individuais que, ora conheciam situações de perigo (Ernst e João Real obrigaram Coelho a aplicar-se) , ora esbarravam na agressividade do adversário, forçado a mostrar os dentes (muitas faltas) perante a ameaça.

O pós-jogo foi quizilento
O pós-jogo foi quizilento

A tendência de crescimento da Briosa acentuou-se (Costinha tirou, inclusive, Makonda, médio defensivo, e colocou Rui Miguel, homem da frente de ataque) da primeira para a segunda parte e não demorou a ter resultados práticos. Kaka, beneficiando de uma iniciativa de Ernst, pegou na bola a entrada da área e atirou a contar para o golo do empate com apenas 3 minutos decorridos na segunda parte.

 

Galvanizada pelo golo, a Académica caiu em cima do Penafiel, crente numa reviravolta que só demorou 10 minutos a surgir, patrocinada pela sociedade Marinho & Rui Miguel. O primeiro ganhou uma grande penalidade, o segundo converteu-a. A influência desta dupla não se esgotou aqui e, apenas quatro minutos depois, voltaria a mexer no marcador – Rui Miguel ganhou nas alturas, isolando Marinho e este, picou a bola sobre Coelho. 3-1 para a Briosa.
O Penafiel teve de mudar, logo após o terceiro golo contrário, passou a jogar com dois homens no ataque, fruto da entrada de Fidélis (saiu Romeu), que se juntou a Fábio Fortes. Uma alteração que foi capaz meter água na fervura da euforia academista, empurrando o jogo para o meio-campo da Briosa, onde passou a estar a bola.
Numa primeira instância, souberam o que fazer com ela – Fábio Fortes assistiu Fidélis para o 3-2 – depois, houve lugar ao desperdício, com ambos a desperdiçar situações clamorosas de golo (Fortes, isolado, permitiu defesa a Ricardo Ribeiro e Fidélis, também cara-a-cara com o guardião academista, atirou ao poste).

 

Algo tinha de mudar na Académica, ainda demasiado descompensada tacticamente, e mudou. Jimmy e Nuno Piloto entraram para tentar sossegar o meio-campo e os corações dos adeptos da Briosa. Conseguiram-no numa primeira instância, mas Nuno Santos, numa infantilidade (falta dura sobre Fidélis), e Manuel Mota (expulsou Diogo Coelho, por falta inexistente sobre Fábio Fortes) voltaram a inquieta-los.

 

O árbitro da partida foi um vilão aos olhos dos adeptos, que duvidaram de um final feliz que muito lhes tinha custado ao coração, mas esse já estava escrito pela forma abnegada como a Académica saiu da primeira e entrou na segunda parte. O bom da fita, aos olhos dos adeptos dos estudantes, ganhou. 5 golos, 2 expulsões (um número que viria a crescer para 6 – Marinho, João Paulo, Rafa Sousa e o enfermeiro Nuno Martins, no fim do jogo) e muitas arritmias depois.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oskar Pietuszewski reage à estreia pela seleção da Polónia: «Estou a realizar os meus sonhos mais uma vez»

Oskar Pietuszewski estreou-se pela seleção da Polónia e mostrou-se feliz por somar a sua primeira internacionalização.

Más notícias: era um dos destaques de 2025/26 e vai falhar o Mundial 2026

Joaquín Panichelli sofreu uma lesão grave e vai falhar tudo o que falta desta época, inclusivamente o Mundial 2026.

Para impressionar? A possível frente de ataque do Sporting em 2026/27

O Sporting prepara-se para realizar mexidas no seu ataque na próxima temporada, com a incorporação de novos jogadores.

Frederico Varandas e os desafios para o novo mandato

O segundo desafio de Frederico Varandas reside na manutenção do sucesso desportivo, particularmente no futebol do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Portugal: Colômbia de Luís Suárez e Richard Ríos perde frente à Croácia num jogo de preparação para o Mundial 2026

A Colômbia perdeu frente à Croácia por 2-1 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Luís Suárez e Richard Rios foram titulares na seleção colombiana.

Lukas Hornicek fala do interesse de Inter Milão e Newcastle United: «Parece interessante, mas…»

Lukas Hornicek é um dos destaques do Braga e tem sido associado a uma transferência no próximo mercado de verão.

Roberto Martínez recebe boas notícias no último treino de Portugal

Portugal treinou na última madrugada, de maneira a continuar a preparação para o particular que vai realizar frente ao México.