Académica OAF 4-2 CF União: Banquete de golos em forma de esperança

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

As ruas anexas ao Estádio Cidade de Coimbra estão cada vez mais congestionadas em dia de jogo. Sente-se o frenesim de outros tempos. Tempos em que a Briosa sentiu a brisa da Europa ou o orgulho de estar entre a elite do futebol nacional. Como num ciclo vicioso, a Académica pode estar de volta a esses tempos, e metade do caminho faz-se da crença. A crença dos adeptos que, apesar de dia e horário aparentemente impróprios (segunda-feira, dia de trabalho, à tarde)e acorreram, em bom número (4432 espectadores), ao Cidade de Coimbra.

Foi, talvez, essa força que não permitiu o desânimo dos estudantes após o golo inaugural do União, apontado por Tiago Almeida aos 14 minutos (servido por André Carvalhas), ajudando, provavelmente, na reacção imediata da Briosa, que fez o empate no minuto seguinte por intermédio de Djoussé (assistido por Marinho) e deu a cambalhota no marcador dois minutos depois, num cabeceamento de João Real, a corresponder da melhor forma ao canto batido por Chiquinho.

A Académica fez o 1-1 por Djoussé Fonte: Rafael Ferreira
A Académica fez o 1-1 por Djoussé
Fonte: Rafael Ferreira

O União da Madeira, porém, não quis ter nada a ver com o estado de graça da Académica e conseguiu crescer no jogo ao ponto de conseguir mesmo a igualdade – Sylla, num bom trabalho individual, restabeleceu a igualdade aos 33 minutos… mas mais uma vez, a Académica reagiu bem e voltou à liderança do marcador, já nos descontos da primeira parte, através de uma grande penalidade convertida por Djoussé.

Ricardo Ribeiro está batido e o remate de Sylla vai restabelecer a igualdade em 2-2 Fonte: Rafael Ferreira
Ricardo Ribeiro está batido e o remate de Sylla vai restabelecer a igualdade em 2-2
Fonte: Rafael Ferreira

O União foi ferido, mas não morreu. Longe disso. Veio vivíssimo para o segundo tempo e prova disso foi o remate perigoso de André Carvalhas aos 40 segundos da etapa complementar. Os madeirenses tentaram manter a tendência de crescimento, sempre sob a batuta do médio português, e voltaram a criar perigo, num cabeceamento de Rudy, que passou a centímetros do poste direito da baliza defendida por Ricardo Ribeiro.

A Académica apercebeu-se que não se podia aventurar no ataque, solidificou processos e conseguiu estagnar a reação unionista. O jogo foi-se arrastando para o fim sem que houvesse perspectivas de mais golos. Mas eles surgiram. Aos 88 minutos, Ricardo Dias, aproveitando uma confusão na área, sentenciou o resultado.

Ricardo Dias, num lance confuso, fez o 4-2 final Fonte: Rafael Ferreira
Ricardo Dias, num lance confuso, fez o 4-2 final
Fonte: Rafael Ferreira

O resultado, não sendo inesperado, acaba por ser importante na luta pela manutenção. A Académica ganhou pontos a pelo menos duas das nove equipas que se abeiram, consigo, da promoção à Primeira Liga. Uma vitória que a crença ajudou a construir. Mais um bloco no edifício que se ergue a jeito da Primeira Liga.

Pedro Machado

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.

António Conceição assume mágoa por não ter ido ao Mundial 2022: «O meu azedume não é relativamente à decisão do Eto’o, mas mais ao...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou do sonho perdido de jogar o Mundial 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição destaca Vincent Aboubakar: «Nem estava muito feliz no FC Porto. Disse-lhe que, independentemente de jogar muito ou pouco no FC Porto, contava...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Vincent Aboubakar foi tema de conversa.

António Conceição cheio de elogios para Andre Onana: «Foi um dos jogadores que nos ajudou na integração com os colegas. Já tinha a filosofia...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O técnico elogiou Andre Onana, que treinou nos Camarões.

António Conceição e a experiência de disputar uma CAN: «Só quem vive aquela experiência do dia-a-dia com o povo africano, com os adeptos e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou da CAN 2021 com Camarões.