CD Cova da Piedade 2-1 Académico Viseu FC: Piedade respira na tabela

- Advertisement -

Duelo de aflitos em Almada para a 28.ª jornada da Segunda Liga, com o Cova da Piedade a levar a melhor sobre o Académico de Viseu, formação que tinha os mesmos 31 pontos dos locais e partilhava o primeiro lugar de salvação na tabela.

Vindos de resultados distintos, ambos os treinadores realizaram alterações aos onzes iniciais. Miguel Leal, depois de perder por 3-1 contra o Famalicão, tirou Rafael Amorim, Diarra e Sami para dar lugar a Willyan, Pedro Coronas e André Carvalhas. Já João Gabriel, vindo de um triunfo por 1-0 contra o Varzim, lançou André Baumer e João Victor de início, preterindo de João Pica e Fernando Ferreira.

O Cova da Piedade foi aproveitando o fator-casa para abrir o jogo no meio-campo do Académico de Viseu, mas sentiu grandes dificuldades ao longo do primeiro tempo para criar perigo à baliza defendida por Ricardo Janota e muito por causa dos centrais viseenses, que fizeram a cabeça em água a Rodrigo Martins e Stanley, com um remate cruzado do avançado nigeriano aos 10 minutos a ser uma das poucas vezes que o Piedade visou a baliza contrária.

Do lado dos viseenses não se jogava melhor, com o ataque do Académico a pouco conseguir fazer para assustar os locais. Barry, um dos mais inconformados, tentou por duas vezes de fora da área, mas o guarda-redes Moreira controlou ambos os lances.

Com muitas faltas, poucas combinações de perigo de parte a parte e passes longos sem destino, o primeiro tempo deixou a desejar em termos de futebol, com os atacantes do Piedade a terem pouca criatividade na altura de entrar na área e não fazer valer a maior posse de bola no meio-campo adversário, enquanto o Académico pouco incómodo criavam à defesa local.

Num jogo com tantas dificuldades de parte a parte em finalizar, acabou por ser um central a inaugurar o marcador, com um cruzamento na direita de Hugo Firmino a sobrar para o brasileiro Willyan que, ao segundo poste, encostou para o primeiro golo do encontro, a dez minutos do intervalo.

O Académico de Viseu precisava de correr atrás do prejuízo, mas continuou bastante fraco ofensivamente no resto da primeira parte, indo para as cabines com uma justa desvantagem por 1-0.

O triunfo do Cova da Piedade foi muito festejado pelos locais
Fonte: Bola na Rede

No segundo tempo o Académico de Viseu entrou mais atrevido, rondando a grande área adversária e a pressionar o Cova da Piedade. Porém, acabou por ser sol de pouca dura, porque o Piedade solidificou-se defensivamente e mostrou-se furtivo no contra-ataque, aproveitando o espaço dado pela subida dos laterais do Académico para explorar a velocidade de Stanley e a criatividade de Hugo Firmino.

O Cova da Piedade começava a fazer por merecer o segundo golo e Sori Mané, num livre frontal, deixou o aviso num remate que acabou segurado por Janota. João Gabriel tentou dar alguma vida à ofensiva dos viriatos com a entrada de N’Sor, mas continuavam a ser os locais a criar perigo perante uma defesa que tremia no contra-ataque.

Aos 69 minutos, Willyan lançou Cele nas costas da defesa e o sul-africano, já perto da linha de fundo, bateu Ricardo Janota, fazendo o mais confortável 2-0.

O Académico estava em maus lençóis, mas podia ter reduzido a desvantagem logo no minuto seguinte, com Willyan a deixar a bola cair nas suas costas, sobrou para João Victor, mas o avançado brasileiro rematou torto.

Continuava o Viseu a correr atrás do prejuízo e as 74 minutos foi Moreira a salvar o Piedade, com um cruzamento na direita que ia direitinho para o desvio ao segundo poste, mas o veterano guarda-redes deu uma palmada na bola e evitou um golo certo.

O Cova da Piedade ia resistindo às investidas adversárias, mas um golo de Kwane N’Sor a dois minutos dos 90’ fez adivinhar um período de descontos animado. Certo é que o Académico de Viseu quase conseguiu sair com pontos da Margem Sul, com Paná, já no último dos seis minutos de desconto, a atirar ao poste. Na sequência do canto, o cabeceamento de Baumer foi defendido por Moreira, com o árbitro a confirmar o triunfo do Piedade poucos segundos depois.

Com esta derrota, o Académico fica em dificuldades na tabela classificativa, podendo cair abaixo da linha de água em caso de vitória do Varzim, enquanto o Cova da Piedade respira de alívio, estando a quatro pontos dos lugares de despromoção.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

CD Cova da Piedade: J. Moreira, P.  Coronas, Allef (R. Amorim, 54’), Wilyan, Evaldo, Hugo Firmino, T. Cele, Sori Mané, A. Carvalhas (B. Diarra, 72’), R. Martins (Sami, 65’), A. Stanley

Académico de Viseu FC: R. Janota, T. Almeida, A. Baumer, K. Medina, N. Lenho, Luisinho (B. Loureiro, 83’), D. Santos, Paná, J. Mário, J. Victor (Gabriel, 72’), L. Barry (K. N’Sor, 64’)

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Martinelli deixa Arsenal e assina pelo Al Hilal em transferência milionária

Gabriel Martinelli foi oficializado como reforço do Al Hilal. Avançado brasileiro deixa o Arsenal, onde foi campeão da Premier League.

Antigo avançado do AC Milan confiante em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos: «É fortíssimo»

Alexandre Pato mostrou-se convicto da aposta do AC Milan em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos. Elogios do brasileiro aos dois portugueses.

Liga Portugal reforça parceria com Almeida e Associados

A Liga Portugal e a Almeida & Associados reforçaram a parceria entre as duas instituições, num acordo válido até à época 2028/29.

Imprensa internacional garante que Rui Pedro Braz vai rescindir com o Al Ahli

Rui Pedro Braz está de saída do Al Ahli. Diretor desportivo português estava a ser muito criticado pelos adeptos do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador polaco questiona aposta do Benfica em Jakub Kaminski: «Não é um jogador que o novo treinador aprecie»

Bartosz Kubica, treinador polaco, falou sobre a pouca utilização de Jakub Kaminski no início de temporada do Benfica.

Fikayo Tomori reintegrado nos treinos do AC Milan depois de ter sido afastado por Ruben Amorim

Fikayo Tomori já foi reintegrado nos treinos do AC Milan. Defesa central tinha sido afastado por Ruben Amorim, mas não foi colocado no mercado.

AS Roma interessada em avançar por internacional português sem clube depois do fecho do mercado

A AS Roma está interessada em Raphael Guerreiro. Lateral esquerdo continua sem clube depois de terminar contrato com o Bayern Munique.