FC Porto 2-0 Boavista FC: Dragão de cara lavada

- Advertisement -

O “dragão” entrou no dérbi com a postura que se lhe exigia. Marcou cedo mas a tranquilidade só chegou na segunda parte, fruto de uma oferta de Vagner que Herrera não desperdiçou. A postura boavisteira reforça o mérito e a dificuldade da vitória dos portistas. A diferença de dois pontos para o segundo classificado foi reposta com uma exibição alicerçada num espírito e numa garra muito grandes.

À vitória do SL Benfica em Santa Maria da Feira o FC Porto respondeu com a mesma dose. Felipe, aos dois minutos, começou por indicar o caminho que levaria os portistas a esquecer a desilusão da semana passada, em Paços de Ferreira. Tudo parecia encaminhado para uma noite tranquila, não fosse o rival do Bessa partir para cima dos dragões, repartindo muitas vezes o domínio do jogo, exibindo uma postura agressiva e de grande personalidade. Sérgio Conceição mexeu no onze, fez regressar Herrera, como era esperado, e lançou também Maxi. Em sentido contrário seguiram Waris e Corona. Do outro lado, Jorge Simão montou o seu Boavista no habitual 4-3-3, com Yusupha na frente bem apoiado por Mateus e Renato Santos.

A resposta da “pantera” obrigava o “dragão” a um recuo que não lhe era confortável e da bancada saíam os primeiros sinais de impaciência. Felipe, novamente de cabeça, tentou cravar na baliza de Vagner o 2-0, mas o guardião brasileiro estirou-se para uma grande defesa. A partir daí, os homens de Jorge Simão pareceram autênticas carraças sempre em busca da recuperação da bola o mais rapidamente possível, com agressividade q.b. e um cinismo que os foi aproximando perigosamente da baliza de Casillas. O guardião espanhol haveria de ter o seu momento alto quando Mateus, aproveitando uma bola morta na área azul, rematou rasteiro e colocado, para boa estirada de Iker.

As duas equipas proporcionaram um dérbi bem “rasgadinho”
Fonte: FC Porto

A sensação de que o resultado não estava seguro terá levado Sérgio Conceição a pensar em alterações para o segundo tempo. Acabaram por entrar os mesmos e face à falta de melhorias, logo Otávio deu o seu lugar a Óliver, que seguramente ofereceria maior critério e controlo da posse de bola. Coincidência ou não, os azuis e branco registaram melhorias e submeteram o rival da ‘rotunda’ à sua supremacia. Herrera, primeiro, não aproveitou a excelente abertura de Ricardo, mas cinco minutos depois, aos 62’, não perdoaria um erro crasso de Vagner, que tentou servir Idris num pontapé de baliza. O passe ficou curto, o mexicano apercebeu-se de que facilmente chegaria à bola primeiro que o adversário e foi com naturalidade que aumentou a vantagem.

O golo causou danos na estrutura dos boavisteiros, que não mais incomodaram de forma evidente a formação azul e branca. O resultado só não ganhou outra dimensão porque Sérgio Oliveira, chamado a converter uma grande penalidade por falta sobre Maxi, escorregou no momento de bater a bola e chutou contra o pé esquerdo. A bola entrou mas, avisado pelo videoárbitro, Manuel Oliveira rapidamente sancionou a infração. Refira-se que este foi um jogo em que a ajuda do sistema de videoarbitragem teve muita relevância já que, ainda na primeira parte, permitiu a continuidade de Vitor Bruno em campo, que havia sido erradamente admoestado com o cartão vermelho.

Os dragões vencem justamente depois de superarem um complicado e aguerrido conjunto boavisteiro, bem à imagem do que prometera Jorge Simão. Seguem na liderança isolada, com mais dois pontos do que o SL Benfica, quando faltam disputar sete jogos.

 

Como jogou o FC Porto

Titulares – Casillas, Maxi, Felipe, Marcano, Dalot, Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio, Brahimi, Ricardo e Aboubakar

Suplentes – Vaná, Reyes, Óliver, Corona, Hernâni, Gonçalo Paciência e Soares

Substituições – Óliver por Otávio aos 52’, Gonçalo Paciência por Aboubakar aos 80’ e Corona por Maxi aos 84’

Cartões amarelos – Herrera aos 37’e Marcano aos 66’

Cartões vermelhos – nada a registar

Golos – Felipe aos 2’e Herrera aos 62’

 

Como jogou o Boavista FC

Titulares – Vagner, Mesquita, Henrique, Rossi, Talocha, Idris, Fábio Espinho, David Simão, Renato Santos, Mateus e Yusupha

Suplentes – Assis, Robson, Rochinha, Kuca, Sparagna, Ruiz e Vitor Bruno

Substituições – Vítor Bruno por David Simão aos 33’, Sparagna por Mateus aos 68’ e Kuca por Yusupha aos 81’

Cartões amarelos – Henrique aos 22’, Vítor Bruno aos 40

Cartões vermelhos – nada a registar

Golos – nada a registar

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga na Europa League

Portugal fechou esta quinta-feira as contas do sexto lugar do Ranking UEFA. Conhece as novidades depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga.

Bruno Sá explica postura no debate e faz apelo ao Sporting: «É necessário uma oposição vigilante»

Bruno Sá esteve no debate à presidência do Sporting com Frederico Varandas. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Frederico Varandas reage ao debate e à derrota do Sporting contra o Bodo/Glimt: «Não é um nome muito sexy, mas já eliminaram equipas muito...

Frederico Varandas esteve no debate à presidência do Sporting com Bruno Sá. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Eis todo o debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá à presidência do Sporting

Frederico Varandas e Bruno Sá realizam o debate para as eleições do Sporting. Dois candidatos discutem presidência dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens revela mensagem que passou ao balneário do Braga: «Se querem estar nos quartos-de-final da Europa League vão ter que superar dificuldades»

Carlos Vicens falou com os jornalistas após o apito final do Ferencváros x Braga dos oitavos-de-final da Europa League.

Diogo Costa e o regresso de Portugal ao 6.º lugar do ranking UEFA: «Ficamos muito contentes por ajudar»

Diogo Costa reagiu ao desfecho do Estugarda x FC Porto. Encontro marcou a primeira mão dos oitavos de final da Europa League.

Sporting bate Dínamo Bucareste e vai enfrentar o Wisla Plock na Champions League de Andebol

O Sporting terminou no 6.º lugar do Grupo A da Champions League de Andebol, após vencer em casa o Dínamo Bucareste por 30-29.