Leixões SC 2-2 CD Nacional: Empate no Mar em jogo de nervos

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalA cidade de Matosinhos recebeu o encontro correspondente à décima sétima jornada da segunda liga do futebol que opôs a equipa do Leixões Sport Clube e do Clube Desportivo Nacional. Façamos, antes de passar à análise deste jogo, uma breve panorâmica sobre a posição destas equipas na segunda liga: a equipa de Matosinhos ocupava, antes da partida, a quinta posição com 26 pontos, lugar partilhado com o Santa Clara, enquanto que os alvinegros ocupavam, juntamente com a equipa nortenha do Penafiel, o oitavo posto com 24 pontos.

Ambas as equipas atuaram num sistema de 4x3x3, com um pivô defensivo de cada lado no setor médio do terreno de jogo: Stephen do lado do Leixões e Christian do lado do Nacional da Madeira. A equipa da casa entrou em jogo com mais garra do que o CD Nacional e vontade de dizer ao que veio logo de início: nos minutos iniciais, Bruno Lamas rematou fora da área com o chuto perigoso que arrancou os primeiros aplausos das bancadas do Estádio do Mar. De facto, Bruno Lamas revelou-se, ao longo da partida, um jogador dotado de qualidades técnicas e táticas neste Leixões orientado por João Henriques. Sempre muito importante na manobra ofensiva da equipa da casa, portador de um pé-esquerdo muito subtil, com boa leitura de jogo nos momentos ofensivos. A sua exibição foi coroada com um golo na segunda parte, por grande penalidade, desfazendo a igualdade a uma bola que se verificava até aí.

Do lado do Nacional, Christian tentou neutralizar várias vezes as incursões de Lamas na grande-área do Nacional. Por vezes, foi bem sucedido. Outras vezes a inteligência do centro campista leixonense sobrepôs-se ao jogo físico e agressivo de Christian, sempre muito bem também durante a primeira parte nos alvinegros. O tridente do meio campo leixonense, constituído por Stephen, Luís Silva e Bruno Lamas deu cartas neste jogo: era a principal engrenagem deste Leixões, bastante coordenado e sincronizado com os momentos defensivos e ofensivos da equipa.

Ainda do lado da equipa de Matosinhos, os extremos Evandro e Belima estiveram em bom plano. Com Belima a iniciar no lado direito e Evandro do lado esquerdo do ataque dos lobos do mar, acabariam por trocar de posições a meio da primeira parte e voltaram aos seus lugares de origem nos minutos finais dos primeiros 45 minutos.

A toada ofensiva do Leixões traduziu-se no primeiro golo da partida, ao minuto 11. Remate cruzado do extremo leixonense Belima do lado direito do ataque da equipa de Matosinhos. O guardião alvinegro Daniel não teve qualquer hipótese de defesa. Estava desfeito o nulo em Matosinhos. A equipa de Costinha respondeu logo ao minuto 14, num remate direto por parte de Diego à entrada da área, mas para defesa fácil do guarda-redes do Leixões André Ferreira. Diego foi, aliás, do lado do Nacional, o mais inconformado da formação madeirense ao longo do jogo, sempre muito móvel na zona ofensiva dos alvinegros. Mas a sua flexividade foi sempre incapaz de resgatar a sua equipa da anomia em que se encontrou durante praticamente toda a partida, à exceção dos momentos finais do encontro onde os madeirenses apareceram várias vezes na baliza leixonense com perigo.

A segunda parte iniciou-se tal como a primeira: o Leixões assumiu as principais despesas do jogo e o Nacional ia fazendo o que podia. As oportunidades sucederam-se para a equipa de Matosinhos e o jogo disputou-se, sobretudo, no meio-campo defensivo da equipa madeirense. A equipa do Leixões sentiu-se sempre mais relaxada no jogo. Construiu um futebol direto, explorando o contra-ataque, ao passo que o Nacional privilegiou um jogo de posse e circulação. Mas a a circulação foi sempre muito lenta, a engrenagem estava algo perra e isso facilitou a neutralização das suas pretensões ofensivas por parte da equipa do Leixões.

Fonte: Leixões SC
Fonte: Leixões SC

Costinha sentiu (e bem) que tinha que fazer qualquer coisa na sua equipa. Ao minuto 64 saiu Jota e entrou Murilo, numa aposta claramente ofensiva. O Nacional viu-se a partir daqui por cima na partida e o Leixões mostrou-se abatido em campo, não parecendo o mesmo. A equipa do Nacional ameaçou, por várias vezes, a baliza leixonense. E de tantas vezes o cântaro vai à Fonte que ao minuto 71 acontece aquilo que todos já esperavam: o golo do Nacional da Madeira por Camacho, com a participação do recém-entrado Murilo. Estava feita a igualdade no marcador.

O golo deu, de facto, outro alento ao Nacional que se sobrepunha minuto a minuto à equipa do Leixões. Mas ao minuto 75, Bruno Lamas cobrou uma grande penalidade, rematando para o lado contrário do guarda-redes e desfazendo a igualdade que se verificava até aí. Mas ao minuto 85 caiu um enorme balde de água fria no Estádio do Mar: Vítor Gonçalves marca, de forma irrepreensível um livre à entrada da área, sem hipóteses para André Ferreira. Estava feita a igualdade a duas bolas com que iria fechar a partida, num jogo de nervos, impasses e incertezas sobre o resultado final.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal entrou tímido mas conseguiu levar a vitória para casa | Portugal 6-2 Itália

Portugal estreou-se no Euro Futsal 2026 com uma vitória clara sobre a Itália (6-2), em Liubliana. Nem tudo foram rosas, uma vez que o resultado só ganhou forma no segundo tempo

Udinese fecha jornada da Serie A com visita em casa do lanterna Hellas Verona

A Udinese foi a casa do Hellas Verona vencer por 3-1 na 22.ª jornada da Serie A. Jogo fechou ronda no campeonato italiano.

Onde ver o Athletic x Sporting que pode ser histórico na história portuguesa na Champions League?

O Athletic recebe o Sporting na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League. Jogo joga-se em Bilbao.

Onde ver o Benfica x Real Madrid decisivo para as contas encarnadas na Champions League?

O Benfica recebe o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League. Jogo decisivo para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.