📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sentido! O Árbitro está aqui – Entrevista a Pedro Henriques

- Advertisement -

BnR: Vivemos semanas cada vez mais polémicas em relação à arbitragem, com ameaças, com duras críticas. Considera justas as críticas feitas não só por adeptos como também por dirigentes e comentadores em relação aos árbitros?

PH: Se todos os que comentam e criticam a arbitragem experimentassem arbitrar uma só vez um jogo de futebol, provavelmente mudavam o tom das críticas. Se todos aqueles que já foram árbitros, fossem humildes e deixassem de lado as frustrações que carregam, também mudariam de certeza a forma como criticam os atuais árbitros.

BnR: Acha que a Federação está a defender da melhor forma os árbitros? Como se pode contornar esta onda de críticas que tem sido gerada nas últimas semanas?

PH: Pergunta muito complexa para responder em poucas linhas. Mas digo o seguinte, acredito neste Conselho de arbitragem e em todos os seus elementos, e sei que toda a estrutura da Federação é cada vez mais competente e profissional. Como tal, acho que todos eles são as pessoas certas no lugar certo para levar a bom porto este mandato.

Concorda com a ideia de poder haver árbitros estrangeiros na liga portuguesa?

PH: Concordo que as principais ligas europeias, que têm os melhores clubes e os melhores árbitros, onde se insere também Portugal, possam fazer uma permuta de árbitros de forma equitativa, mas alerto que esta situação, sob o ponto de vista burocrático e financeiro, tem algumas dificuldades para ser implementado de forma assídua.

BnR: Acredita que esta nova fornada de jovens árbitros, que têm surgido nos últimos tempos, tem qualidade?

PH: A nossa arbitragem, tal como o nosso futebol em gera,l está num patamar de excelência, somos dos melhores do mundo nesta atividade. E não vejo, por exemplo, grandes diferenças entre os nossos árbitros e os de “lá de fora”, onde todas as semanas também vejo erros e casos, só que a grande diferença é que em alguns desses países e campeonatos não se valoriza tanto a questão da arbitragem e, sobretudo, não se desculpam tanto com os árbitros para os seus insucessos.

Depois da arbitragem, Pedro Henriques dedica-se agora ao comentário desportivo Fonte: Relato.pt
Depois da arbitragem, Pedro Henriques dedica-se agora ao comentário desportivo
Fonte: Relato.pt

BnR: A Profissionalização da Arbitragem foi um dos assuntos que voltou à baila com estas polémicas. Atualmente, em que moldes é possível avançar-se para a profissionalização dos árbitros? Quais os benefícios dessa mudança?

 PH: Os árbitros têm de ser profissionais, porque em todas as atividades um profissional tem mais competências do que um amador e nesse sentido a profissionalização é irreversível, ou seja, o futuro, em Portugal, é ter árbitros em exclusividade e profissionais.

BnR: E considera que o recurso às tecnologias pode vir a ser útil para ajudar os árbitros em Portugal?

PH: Todas as tecnologias que possam auxiliar o árbitro na sua tomada de decisão são bem-vindas, são úteis e vão facilitar o trabalho do árbitro e, sobretudo, vão dar mais verdade desportiva ao jogo.

BnR: Acha que esta é a melhor altura para se pensar em ser árbitro?

PH: Não é, nem nunca foi. Uma boa altura é para se ser crítico, de forma destrutiva, daqueles que têm a coragem de querer fazer parte do futebol apenas como mais um, que nada faz e que apenas se limita a julgar. Esta é a altura ideal para se ser árbitro e desta forma contribuir para a atividade de maior sucesso no mundo e, provavelmente, a mais apaixonante também.

 

Artigo revisto por: Diana Martins

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

Manchester United de Ruben Amorim disposto a oferecer 100 milhões de euros por craque da Serie A

O Manchester United quer reforçar o setor ofensivo. Portal espanhol Fichajes garante forte interesse em Kenan Yildiz, da Juventus.

Nuno Tavares pode deixar Lazio e já se falam em valores

Nuno Tavares pode vir a deixar a Lazio. Emblema da Serie A quer, pelo menos, 15 milhões de euros pelo internacional português.

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

PUB

Mais Artigos Populares

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.

Paulo Futre: «Só vi dois canhotos melhores que eu»

Paulo Futre deu uma entrevista e elegeu Diego Armando Maradona e Lionel Messi como os melhores esquerdinos da história.

Natal à porta: Onde ver o Benfica x Famalicão para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber esta segunda-feira o Famalicão na Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.