📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

100 jogos de Amorim: Obrigado, mister!

- Advertisement -

Rúben Amorim chegou ao marco dos 100 jogos na última partida do Sporting CP, frente ao CD Tondela, onde os leões saíram vitoriosos por três bolas a uma. O treinador português chegou e encantou, sendo o seu investimento, primeiramente, contestado, mas, posteriormente, louvado. O que mudou?

Recordo-me que quando Rúben Amorim chegou a Alvalade houve muita contestação, dado que custou aos cofres leoninos um número bastante elevado de euros. De facto, um montante nada simpático e pouco usual numa transferência de treinadores.

𝘼𝙈𝙊𝙍𝙄𝙈 x1️⃣0️⃣0️⃣

Uma verdadeira história de glória e união 🏆🦁 #OndeVaiUmVãoTodos pic.twitter.com/hBOJ65u2DX

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) April 9, 2022

Além disso, Amorim era visto como um treinador sem experiência, para além da que tinha adquirido na curtíssima passagem do SC Braga. A verdade é que o treinador português ainda não tinha mostrado nada sem ser a boa campanha que tinha realizado na dúzia de jogos ao serviço dos gverreiros.

Acrescendo a este facto, considero importante mencionar o clima que se vivia no clube. Frederico Varandas não foi muito bem acolhido nos seus primeiros tempos à frente do clube e julgo que qualquer decisão ou investimento que o presidente fizesse iria gerar-se uma onda de contestação. Porém, Varandas acertou em cheio.

O QUE MUDOU?

A forma de jogar do Sporting mudou. O Sporting sempre teve um estilo de jogo “clássico”. Com a exceção de uma ou outra temporada, é seguro dizer que os leões sempre assumiram uma ideia de jogo que passava muito pelos homens da área. Basta não recuar muito no tempo e recordar Bas Dost, ou mesmo a primeira era de Slimani. Na defesa pouco ou nada se inovava. Dois centrais, altos e fortes fisicamente, e dois laterais, rápidos e aguerridos.

Ruben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Amorim chegou e mudou, a olhos vistos, a forma de jogar leonina. Começando de trás para a frente, a principal mudança, como é óbvio, foi mudar o esquema tático para um com três centrais. O Sporting passou a sair melhor, quer sem pressão, quer pressionado. Não posso deixar de realçar o papel que Gonçalo Inácio teve neste sentido, visto que, com tão tenra idade, assumiu um papel crucial a colocar bolas nas costas do adversário, tirando proveito do seu pé esquerdo.

No miolo, uma conjugação perfeita de equilíbrio. Palhinha, Mateus Nunes e João Mário. Defesa, ataque e bom posicionamento.

Em termos de ataque, o Sporting passou a beneficiar, para além do estilo de jogo que tinha antes, de uma nova filosofia. Os homens mais avançados começaram a trabalhar mais dentro e as alas também começaram a ter outro papel no jogo, para além de só fazerem cruzamentos.

Não tiro o mérito nem deixo de reconhecer o trabalho feito pelos treinadores anteriores, mas a verdade é que, apesar de algumas, tal como já referi, tentativas infelizes, era preciso uma mudança grande e eficaz. E foi isso que Amorim trouxe ao Sporting. Ideias novas e uma nova forma de trabalhar.

A própria forma de trabalhar nos treinos, aparentemente, também mudou. Basta acompanhar o trabalho da comunicação e nas várias redes do clube, nomeadamente os “Inside Sporting”, para perceber que as coisas estão diferentes. Parece que há outra motivação para trabalhar.

A VINDA DE AMORIM

O treinador de 37 anos chegou sem curso de treinador, mas acabou com a secura que durava há anos no reino dos leões. Atualmente, é campeão nacional, está na luta pelo bicampeonato e já trouxe para o museu duas Taças da Liga e uma Supertaça.

A carreira de treinador de Amorim é recente e ainda muito curta. A aventura de Rúben Amorim começou a dar os primeiros passos no Casa Pia AC, ainda como treinador estagiário, na temporada 2018/2019. Na temporada seguinte mudou-se para o Braga e assumiu a equipa B dos bracarenses, onde em 11 jogos arrecadou oito vitórias.

Os meses que se seguiam seriam importantíssimos para Amorim. Assumiu a equipa A do SC Braga a dezembro de 2019 e, por incrível que pareça, no mês de março do ano seguinte já estava de saída, após apenas 13 jogos na equipa principal.

Chegou ao Sporting a troco de 10 milhões de euros, mais alguns acréscimos, sendo, se não estou em erro, a terceira transferência mais cara da história entre treinadores. Apenas está atrás de André Villas Boas (15 milhões do Porto para o Chelsea) e Brendan Rodgers (10,5 milhões do Celtic para o Leicester).

Sporting Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Depois de 100 jogos, Amorim leva 73 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas.

“Agradeço a confiança e estou preparado para a retribuir” foram as palavras ditas por Rúben Amorim na sua apresentação. Assim o fez. Passámos do “E se corre mal?” para a crença do “Onde vai um vão todos”. Após 100 jogos pelo Sporting CP resta-me apenas, como adepto, enaltecer todo o trabalho realizado. Obrigado, mister!

Artigo com opinião do redator da secção do Sporting CP, João Marques

Artigo revisto por Joana Mendes

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Bayer Leverkusen: eis os onzes prováveis para a partida da Champions League

O Benfica e o Bayer Leverkusen vão a jogo a partir das 20 horas desta quarta-feira, em jogo da quarta jornada da Champions League.

João Noronha Lopes puxa dos galões: «Eu concorri contra Luís Filipe Vieira»

João Noronha Lopes recordou que foi um dos poucos sócios do Benfica a candidatarem-se contra Luís Filipe Vieira.

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

João Noronha Lopes vai trazer mais dois nomes de peso para a estrutura do Benfica

João Noronha Lopes vai contar na sua estrutura no Benfica com Ricardinho e Jean-Jacques, glórias do emblema encarnado.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges bate Eliot Spizzirri e vai defrontar Novak Djokovic na terceira ronda do ATP Atenas

Nuno Borges está na terceira fase do ATP Atenas. O tenista português bateu Eliot Spizzirri em três sets e vai agora defrontar Novak Djokovic.

Eis a atualização do Ranking UEFA depois do empate do Sporting contra a Juventus

Já é conhecido o mais recente Ranking UEFA, depois dos encontros relativos à quarta jornada da Champions League.

Bayern Munique segue imparável… mas não é a única equipa invicta na Europa: sabes qual é a outra?

O Bayern Munique ainda não sabe o que é perder esta temporada, somando 16 vitórias em 16 encontros, após o triunfo sobre o PSG.