366 Novos Dias, 366 Novas Oportunidades

Para o Sporting CP, o novo ano traz na sua agenda eventos desportivos que têm (ou deviam ter) especial interesse, pois, apesar de tudo, continua a ser um dos clubes que mais atletas fornece para os anais da história olímpica nacional.

A verdade é que contámos as badaladas e iniciámos um novo ano, como aliás (se tudo correr bem), acontece todos os anos… Mas 2020 não é um ano qualquer.

É um ano bissexto e, como em todos (se tudo correr de acordo com o previsto), é ano de Jogos Olímpicos e de Campeonato da Europa de Futebol. É de quatro em quatro anos que os países ficam de olhos postos nos seus ecrãs para ver os seus conterrâneos a disputar medalhas olímpicas e, para Portugal, este ano, reside a esperança de uma prestação no Campeonato da Europa tão boa quanto a de 2016…

No entanto, para além das competições multidesportivas internacionais ou do próprio Campeonato da Europa, este ano, que inicia também uma nova década, deverá ser visto como uma oportunidade de desenvolvimento do Desporto Nacional.

É tempo de colocar na agenda o desporto como parte incomensurável da cultura nacional, garantido a projeção das valências portuguesas em todas as modalidades desportivas, impondo ao país um modelo estruturado que permita às novas gerações uma melhor perceção sobre o que é o desporto. É tempo de olhar para os modelos desportivos praticados noutras latitudes e recolher dos bons exemplos uma forma de acompanhar os sinais de desenvolvimento nas mais diferentes vertentes, sobretudo a tecnológica.

Ano novo, recomeço também para o Desporto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nesta década que se inicia, o Desporto vai confrontar-se com antigos e novos desafios, que porão em debate o seu próprio conceito.

No campo dos antigos desafios, o desporto e os seus agentes ter-se-ão de unir na procura e implementação de soluções para a proteção da sua integridade, arredando dos seus palcos todos os que do mesmo se aproveitam para atingir fins ilegais. Na vertente dos novos desafios, o Desporto será chamado, também ele, a adaptar-se à nova realidade tecnológica e ao rápido desenvolvimento internacional de novas modalidades: seja pela multiplicação de disciplinas desportivas, seja pela introdução de mecanismos tecnológicos na sua prática, seja pelo debate não mais adiável da afirmação dos jogos eletrónicos (e-sports) no panorama nacional e internacional.

Nos próximos dez anos, arriscamo-nos a dizer que o desporto sofrerá, positivamente, de um desenvolvimento nunca antes visto. Na senda dos passos que têm sido dados internacionalmente, o país precisa de abraçar esta nova década com vontade de se colocar a par com o que de melhor lá fora se pratica, sobretudo, na construção e valorização social de um modelo desportivo sustentável, equilibrado e reconhecedor do esforço hercúleo de todos os seus agentes. É um novo ano, como todos os outros, mas é 2020 e, por isso, o início de uma nova década, na qual valerá a pena presenciarmos a evolução e, acima de tudo, participarmos e promovermos a sua implementação em Portugal.

São 366 dias repletos de novas oportunidades no mundo desportivo, que apenas servem de introito para a espetacular evolução que o Desporto, como o conhecemos hoje, sofrerá nos próximos anos, ao qual o país e o mundo assistirão ativamente (espera-se…).

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

Braga confirma local de estágio de pré-época e data do regresso ao trabalho

O Braga vai estagiar na Áustria nesta pré-temporada. O clube minhoto volta aos trabalhos no dia 17 de junho.

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

Sergi Altimira e Caio Barone apontados ao FC Porto

Sergi Altimira e Caio Barone foram apontados ao FC Porto nas últimas horas. O médio espanhol pertence ao Sevilha e o guarda-redes está no Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid confiante que vai fechar contratação ao Barcelona

O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Clément Lenglet ao Barcelona. Defesa-central pode assim continuar em Madrid.

Ange Postecoglou deixa mensagem de despedida ao Tottenham: «Aquela noite em Bilbau foi o culminar de dois anos de trabalho árduo»

Ange Postecoglou foi demitido recentemente do comando técnico do Tottenham, depois de ter vencido a Liga Europa.

PSG com baixa de peso para o Mundial de Clubes

O PSG vai ficar privado de utilizar Ousmane Dembélé no Mundial de Clubes. O avançado francês saiu lesionado do encontro frente à Espanha.