📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

- Advertisement -

No futebol, como em quase todos os desportos coletivos, existem funções a desempenhar em campo mais importantes que outras. A importância dada a cada função no jogo ou a cada dinâmica de equipa é dependente da ideologia do treinador. No caso do Sporting CP versão “Rúben Amorim” os alas são um dos pontos mais importantes para que o esquema dos verdes e brancos funcione.

No 3-4-3 apresentado pelo Sporting CP todas as semanas em campo o ala, tanto do lado esquerdo como do lado direito, são fulcrais, tanto para o processo defensivo, como para a construção ofensiva. Pois, os dois jogadores que estiverem naquelas posições são obrigados a terem uma grande disponibilidade física e muita resistência, devido ao desgaste que são expostos durante o jogo.

Tanto Porro como o Nuno Mendes foram duas das principais figuras da época passada. Algo bastante interessante de realçar é a forma como ambos jogam. Esta é bastante idêntica. São os dois: velozes; tanto atacam bem como defendem; sabem cruzar e possuem muita técnica com bola.

Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na rede

Sendo assim, no sistema de jogo de Amorim, os alas têm um perfil muito bem definido para poderem desempenhar as suas funções. O próprio técnico leonino admitiu, na conferência de imprensa após o jogo contra o FC Vizela, que as contratações de Ricardo Esgaio, ao SC Braga, e de Rúben Vinagre, ao Wolverhampton Wanderers FC, eram importantíssimas.

Acrescentou ainda, o exemplo de que para algumas pessoas era mais urgente contratar para outras posições e não para as laterais, pois o Sporting CP já tinha Porro e Nuno Mendes. Contudo, defende que era necessário dois substitutos de qualidade para a época que vinha e que tivessem um conjunto de características especificas para aquela posição. Algo que o Sporting, no ano passado, não tinha. Nem com João Pereira, nem com Antunes, pois, ambos são bastante diferentes de Nuno Mendes e de Porro.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes bate recorde da Premier League

Mateus Fernandes abriu o marcador do encontro entre o West Ham United e o Aston Villa, jogo válido pela Premier League, fazendo o seu tento aos 29 segundos.

Sporting treinou este domingo depois da goleada frente ao AVS SAD

O Sporting realizou este domingo o primeiro treino depois de golear o AVS SAD por seis bolas a zero, para a Primeira Liga.

Benfica supera Damaiense e segue para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica venceu por 2-0 o Damaiense no Estádio Algarve. As encarnadas seguem assim para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina.

AC Milan travado na Serie A e em sério risco de perder o primeiro lugar

O AC Milan empatou durante este domingo frente ao Sassuolo a uma bola, em jogo da 15.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli aborda opções para a lateral esquerda com a ida de Zaidu para a CAN: «Gostávamos que fosse campeão africano»

Francesco Farioli projeta o FC Porto x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Dragões recebem tricolores no domingo.

Segunda Liga: Portimonense perde contra Leixões e Vizela supera Sporting B

O Portimonense foi derrotado pelo Leixões por duas bolas a uma. Já o Sporting B foi superado pelo Vizela por 1-0.

Cinco minutos de Rugido abriram autoestrada em Alvalade  | Sporting 6-0 AFS

O Sporting parecia adormecido, ainda a digerir o derby e o desgaste europeu, com circulação lenta e pouca agressividade na pressão.