A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

- Advertisement -

No futebol, como em quase todos os desportos coletivos, existem funções a desempenhar em campo mais importantes que outras. A importância dada a cada função no jogo ou a cada dinâmica de equipa é dependente da ideologia do treinador. No caso do Sporting CP versão “Rúben Amorim” os alas são um dos pontos mais importantes para que o esquema dos verdes e brancos funcione.

No 3-4-3 apresentado pelo Sporting CP todas as semanas em campo o ala, tanto do lado esquerdo como do lado direito, são fulcrais, tanto para o processo defensivo, como para a construção ofensiva. Pois, os dois jogadores que estiverem naquelas posições são obrigados a terem uma grande disponibilidade física e muita resistência, devido ao desgaste que são expostos durante o jogo.

Tanto Porro como o Nuno Mendes foram duas das principais figuras da época passada. Algo bastante interessante de realçar é a forma como ambos jogam. Esta é bastante idêntica. São os dois: velozes; tanto atacam bem como defendem; sabem cruzar e possuem muita técnica com bola.

Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na rede

Sendo assim, no sistema de jogo de Amorim, os alas têm um perfil muito bem definido para poderem desempenhar as suas funções. O próprio técnico leonino admitiu, na conferência de imprensa após o jogo contra o FC Vizela, que as contratações de Ricardo Esgaio, ao SC Braga, e de Rúben Vinagre, ao Wolverhampton Wanderers FC, eram importantíssimas.

Acrescentou ainda, o exemplo de que para algumas pessoas era mais urgente contratar para outras posições e não para as laterais, pois o Sporting CP já tinha Porro e Nuno Mendes. Contudo, defende que era necessário dois substitutos de qualidade para a época que vinha e que tivessem um conjunto de características especificas para aquela posição. Algo que o Sporting, no ano passado, não tinha. Nem com João Pereira, nem com Antunes, pois, ambos são bastante diferentes de Nuno Mendes e de Porro.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo Rebelo de Sousa comenta polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus: «Em casa tratam-se dos problemas que são da casa»

Marcelo Rebelo de Sousa fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.

Pedro Proença abre portas ao regresso: «Cristiano Ronaldo faz parte do património e estará cá sempre que o mister quiser»

Pedro Proença falou depois do Portugal x Noruega. Tema Cristiano Ronaldo foi analisado pelo presidente da FPF.

Cristiano Ronaldo, 4 vitórias e avaliação ao início da caminhada: eis tudo o que disse Jorge Jesus após o Portugal x Noruega

Jorge Jesus fez a análise ao encontro entre Portugal e Noruega, referente à 4.ª jornada da Liga das Nações.

Gonçalo Ramos revela interação caricata com Jorge Jesus e olha para o golo: «O campo não estava perfeito, mas o que interessa é que...

Gonçalo Ramos fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes tem desejo para o regresso ao Benfica e certeza sobre a derrota da Noruega: «Portugal ficou com um bom feeling e jogaram...

Fredrik Aursnes fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.

Andreas Schjelderup dirige-se aos adeptos do Benfica e ainda admite: «Portugal foi melhor hoje»

Andreas Schjelderup fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.

Nuno Mendes ainda vê Portugal a melhorar e garante: «Se o Cristiano Ronaldo voltar, estamos aqui para o receber de braços abertos»

Nuno Mendes fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.