A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

No futebol, como em quase todos os desportos coletivos, existem funções a desempenhar em campo mais importantes que outras. A importância dada a cada função no jogo ou a cada dinâmica de equipa é dependente da ideologia do treinador. No caso do Sporting CP versão “Rúben Amorim” os alas são um dos pontos mais importantes para que o esquema dos verdes e brancos funcione.

No 3-4-3 apresentado pelo Sporting CP todas as semanas em campo o ala, tanto do lado esquerdo como do lado direito, são fulcrais, tanto para o processo defensivo, como para a construção ofensiva. Pois, os dois jogadores que estiverem naquelas posições são obrigados a terem uma grande disponibilidade física e muita resistência, devido ao desgaste que são expostos durante o jogo.

Tanto Porro como o Nuno Mendes foram duas das principais figuras da época passada. Algo bastante interessante de realçar é a forma como ambos jogam. Esta é bastante idêntica. São os dois: velozes; tanto atacam bem como defendem; sabem cruzar e possuem muita técnica com bola.

Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na rede

Sendo assim, no sistema de jogo de Amorim, os alas têm um perfil muito bem definido para poderem desempenhar as suas funções. O próprio técnico leonino admitiu, na conferência de imprensa após o jogo contra o FC Vizela, que as contratações de Ricardo Esgaio, ao SC Braga, e de Rúben Vinagre, ao Wolverhampton Wanderers FC, eram importantíssimas.

Acrescentou ainda, o exemplo de que para algumas pessoas era mais urgente contratar para outras posições e não para as laterais, pois o Sporting CP já tinha Porro e Nuno Mendes. Contudo, defende que era necessário dois substitutos de qualidade para a época que vinha e que tivessem um conjunto de características especificas para aquela posição. Algo que o Sporting, no ano passado, não tinha. Nem com João Pereira, nem com Antunes, pois, ambos são bastante diferentes de Nuno Mendes e de Porro.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.