📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

- Advertisement -

Sinceramente, entendo o porquê da primazia em adquirir jogadores para rodar com o número 5 e com o número 24 dos leões. Agora que o Sporting CP vai às competições europeias, algo que na época passada não aconteceu, é necessário alternativas à altura, devido ao aumento do número de jogos. Todavia, nas alas leoninas ter segundas linhas que consigam ter a capacidade de substituir os titulares, caso seja necessário, é importante. O exemplo mais claro disso, foi a própria época anterior e em que como o treinador leonino disse: não havia alternativas parecidas ao titulares.

Ocorreram muitos jogos em que Porro e o Nuno Mendes falharam devido a lesão e a desgaste físico, e, como já foi referido no artigo, o alas no Sporting CP são expostos a muito desgaste físico durante os jogos, pois são obrigados a fazerem a “ala” os 90 minutos do encontro.

Em muitas das equipas os alas ou laterais, dependendo do modelo de jogo de cada clube, não têm a “obrigação” de fazer o corredor lateral todos, pois, têm o apoio de alguém, como por exemplo o extremo que preencha aquele corredor, no Sporting CP isso não acontece.

Na equipa leonina os extremos são mais “verticais” do que normalmente vemos no futebol, tanto o extremo direto como o esquerdo, passam da ala para o corredor central para apoiar o ponta de lança ou até para mesmo criar perigo à baliza dos adversários. Estes têm muita preponderância ofensiva e muito pouca defensiva, prova disto é que os três melhores marcadores do clube na Liga Portuguesa 2020/2021 eram extremos: Pedro Gonçalves (23), Nuno Santos (sete) e Jovane Cabral (cinco).

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com isto, os alas têm a importância de dominarem os corredores do terreno, com o apoio dos médios quando atacam e dos defesas quando defendem, mas são eles que são as peças-chaves nas laterais do terreno. Se algum deles não conseguir “dar conta do recado”, os processos ofensivos e defensivos da equipa podem estar comprometidos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Penafiel vence Vizela e complica vida dos minhotos em relação à subida

O Penafiel foi ao terreno do Vizela vencer por 3-1 durante este domingo, num encontro válido pela décima jornada da Segunda Liga.

Bayern de Munique em disputa com estrela do clube devido a salários

Alphonso Davies e o Bayern de Munique estão em desacordo quanto ao salário após a lesão. O defesa lesionou-se em março de 2025.

Hansi Flick comenta situação de Lamine Yamal, lesão de Pedri, e confirma regressos ao plantel

Hansi Flick abordou o estado físico de Lamine Yamal e Pedri. O técnico do Barcelona ainda deixou a garantia de dois novos regressos para a partida com o Elche.

Ligue 1 | A batalha pela manutenção

Tal como em anos anteriores, a luta pela manutenção na Ligue 1 continua a ser uma das mais renhidas das principais ligas europeias.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi ansioso pelo Mundial 2026: «Tenho muita vontade e entusiasmo para estar lá»

Lionel Messi falou sobre o Mundial 2026 e o quão ansioso está pela competição. O argentino ainda comentou a renovação com o Inter Miami.

Polémica na Turquia: 149 árbitros suspensos

Dias após a polémica vir a público, começam a surgir as primeiras consequências. Ao todo, 149 árbitros e assistentes foram suspensos entre oito e doze meses.

Antigo alvo do FC Porto afirma-se na Real Sociedad

Jon Gorrotxategi foi apontado ao FC Porto no último mercado, mas acabou por ficar no plantel principal da Real Sociedad.