A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

- Advertisement -

Sinceramente, entendo o porquê da primazia em adquirir jogadores para rodar com o número 5 e com o número 24 dos leões. Agora que o Sporting CP vai às competições europeias, algo que na época passada não aconteceu, é necessário alternativas à altura, devido ao aumento do número de jogos. Todavia, nas alas leoninas ter segundas linhas que consigam ter a capacidade de substituir os titulares, caso seja necessário, é importante. O exemplo mais claro disso, foi a própria época anterior e em que como o treinador leonino disse: não havia alternativas parecidas ao titulares.

Ocorreram muitos jogos em que Porro e o Nuno Mendes falharam devido a lesão e a desgaste físico, e, como já foi referido no artigo, o alas no Sporting CP são expostos a muito desgaste físico durante os jogos, pois são obrigados a fazerem a “ala” os 90 minutos do encontro.

Em muitas das equipas os alas ou laterais, dependendo do modelo de jogo de cada clube, não têm a “obrigação” de fazer o corredor lateral todos, pois, têm o apoio de alguém, como por exemplo o extremo que preencha aquele corredor, no Sporting CP isso não acontece.

Na equipa leonina os extremos são mais “verticais” do que normalmente vemos no futebol, tanto o extremo direto como o esquerdo, passam da ala para o corredor central para apoiar o ponta de lança ou até para mesmo criar perigo à baliza dos adversários. Estes têm muita preponderância ofensiva e muito pouca defensiva, prova disto é que os três melhores marcadores do clube na Liga Portuguesa 2020/2021 eram extremos: Pedro Gonçalves (23), Nuno Santos (sete) e Jovane Cabral (cinco).

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com isto, os alas têm a importância de dominarem os corredores do terreno, com o apoio dos médios quando atacam e dos defesas quando defendem, mas são eles que são as peças-chaves nas laterais do terreno. Se algum deles não conseguir “dar conta do recado”, os processos ofensivos e defensivos da equipa podem estar comprometidos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

Javi García recorda passagem pelo Benfica como jogador e treinador: «Foi uma das decisões mais felizes da minha vida»

Javi García recordou a sua carreira no Real Madrid e no Benfica e falou sobre os momentos que marcaram a sua passagem pelos dois clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.

Sporting x Athletic- a eliminatória do ‘quase’

O Sporting e o Athletic disputaram um lugar na final da Europa League. O espanhóis acabaram por levar a melhor.