📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A importância dos alas no sistema de jogo do Sporting CP

- Advertisement -

Sinceramente, entendo o porquê da primazia em adquirir jogadores para rodar com o número 5 e com o número 24 dos leões. Agora que o Sporting CP vai às competições europeias, algo que na época passada não aconteceu, é necessário alternativas à altura, devido ao aumento do número de jogos. Todavia, nas alas leoninas ter segundas linhas que consigam ter a capacidade de substituir os titulares, caso seja necessário, é importante. O exemplo mais claro disso, foi a própria época anterior e em que como o treinador leonino disse: não havia alternativas parecidas ao titulares.

Ocorreram muitos jogos em que Porro e o Nuno Mendes falharam devido a lesão e a desgaste físico, e, como já foi referido no artigo, o alas no Sporting CP são expostos a muito desgaste físico durante os jogos, pois são obrigados a fazerem a “ala” os 90 minutos do encontro.

Em muitas das equipas os alas ou laterais, dependendo do modelo de jogo de cada clube, não têm a “obrigação” de fazer o corredor lateral todos, pois, têm o apoio de alguém, como por exemplo o extremo que preencha aquele corredor, no Sporting CP isso não acontece.

Na equipa leonina os extremos são mais “verticais” do que normalmente vemos no futebol, tanto o extremo direto como o esquerdo, passam da ala para o corredor central para apoiar o ponta de lança ou até para mesmo criar perigo à baliza dos adversários. Estes têm muita preponderância ofensiva e muito pouca defensiva, prova disto é que os três melhores marcadores do clube na Liga Portuguesa 2020/2021 eram extremos: Pedro Gonçalves (23), Nuno Santos (sete) e Jovane Cabral (cinco).

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com isto, os alas têm a importância de dominarem os corredores do terreno, com o apoio dos médios quando atacam e dos defesas quando defendem, mas são eles que são as peças-chaves nas laterais do terreno. Se algum deles não conseguir “dar conta do recado”, os processos ofensivos e defensivos da equipa podem estar comprometidos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Rodrigo Ribeiro é predestinado em termos técnicos»

Rui Borges analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside: «Levo um grande orgulho dos jogadores e da estrutura»

David Maside analisou a derrota do Sintrense frente ao FC Porto por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.