A possível saída de Luís Maximiano | Sporting CP

Luís Maximiano é uma das especulações provenientes do Sporting CP para a saída e, segundo os órgãos de comunicação social, existem vários pretendentes que querem contar com os serviços do atleta formado em Alcochete. Desde que o mercado de transferências abriu, ouvem-se poucos rumores de possíveis transferências tanto para entradas, como para saídas, nos lados de Alcochete.

O que tem sido ventilado é que a Udinese é a principal interessada em contratar Luís Maximiano, após a venda do seu guarda-redes titular, Musso, para a Atalanta, a troco de 20 milhões de Euros. Também já foi noticiado que o clube da cidade italiana de Udine apresentou uma proposta aos responsáveis do clube leonino, a rondar os cinco milhões.

A meu ver, um valor baixo tendo em conta não só a inflação do mercado de transferências nos dias de hoje, como também a qualidade do jogador, o seu potencial e tudo a aquilo que Max já fez ao serviço do clube como: conquistas e jogos disputados, chegando mesmo a ser titular da baliza durante um período de tempo, mais concretamente na temporada 2019/2020, após roubar a titularidade ao guarda-redes então titular na altura: Renan Ribeiro. O mesmo ainda está nas “fileiras” do clube só que, nesta temporada, o atleta brasileiro não disputou qualquer minuto ao serviço dos verdes e brancos.

Obviamente, que a entrada do guarda-redes António Adán levou a que Max ficasse “tapado” pelo mesmo já que o atleta espanhol traz mais segurança e experiência à equipa: prova disso foi o seu papel fulcral nesta época, sendo uma das figuras chave do Sporting CP para a conquista do título. Com a concorrência de Adán, Max ficou mais tempo no “banco” do que propriamente a jogar.

Luís Maximiano estreou-se no campeonato 2020/2021 frente ao CD Nacional
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Os motivos para a saída de Luís Maximiano podem ser vários: melhor salário e o querer experimentar uma liga mais competitiva como a italiana, por exemplo. Contudo, acredito que poderá ditar a saída de Luís Maximiano do Sporting CP seja mesmo o querer jogar mais minutos, já que nesta época, Adán parte novamente à frente do jovem guardião.

Caso Luís Maximiano saia do Sporting CP, o clube leonino já tem jogadores na agenda para poder substituir o jovem guarda-redes português na sombra do experiente Adán: Samuel Portugal, do Portimonense SC, e Luiz Júnior, do FC Famalicão, já foram especulados como alvos do Sporting CP se a transferência de Max se concretizar.

Com este cenário, mesmo que Luís Maximiano fique mais uma época na “sombra”, acredito que o mesmo continuará a representar o Sporting CP para a próxima temporada, porque é visto num futuro muito próximo como o guardião do clube devido à sua idade “ainda” bastante jovem para o “mundo do futebol” e por adquirir a paciência para poder cimentar o seu lugar no clube.

Não nos podemos esquecer que Adán já não vai para novo, mesmo que as carreiras dos guarda-redes possam ser “alargadas”: o guardião mais época, menos época, entrará em decadência e já não terá as mesmas condições para puder desempenhar as suas funções com a mesma qualidade. E, nesse momento, Luís Maximiano será o sucessor ideal do lugar do jogador espanhol.

Mesmo achando que dificilmente Luís Maximiano saia do clube, temos de observar duas perspetivas bastante distintas em que neste momento o jovem poderá estar a pensar. Num lado, temos a opção em que o mesmo iria “arriscar” menos, que era ficar no clube, onde é muito querido, sabendo que num futuro próximo iria ser titular, mas requeria muita paciência e perseverança; ou arriscaria e iria para uma liga mais competitiva, começar do zero, facto que requeria uma adaptação a uma nova realidade – muito provavelmente iria ser titular com uma maior facilidade – o que ajudaria ao crescimento mais rápido enquanto jogador.

Uma decisão muito importante na vida de um jogador, mas só uma pessoa que pode decidir o futuro de Luís Maximiano: ele próprio.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado não pára no Dragão: FC Porto perto de garantir defesa central por 7,5 milhões de euros

Jan Bednarek está muito perto de ser reforço do FC Porto. O defesa-central prepara-se para deixar o Southampton.

Alan Varela fala das expulsões e indica: «Não estive à altura do clube»

Alan Varela falou com os jornalistas depois da vitória do FC Porto contra o Twente, num encontro particular.

Francesco Farioli deixa elogios a Rodrigo Mora e fala dos reforços: «Todos terão um papel»

Francesco Farioli abordou a vitória do FC Porto frente ao Twente, falando sobre alguns jogadores dos dragões.

FC Porto bate Twente em jogo particular

O FC Porto recebeu e venceu o Twente por duas bolas a uma, num jogo com carácter particular.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha a contratação de Ricardo Mangas em negócio de baixo custo

O Sporting está muito perto de conseguir a contratação de Ricardo Mangas. O jogador vai custar numa fase inicial 300 mil euros.

As primeiras imagens de João Félix com responsáveis do Al Nassr

João Félix está muito perto de ser confirmado como jogador do Al Nassr. O avançado já se encontra na Áustria com os seus colegas.

Violência no Dragão: Gabri Veiga e Unuvar expulsos do FC Porto x Twente depois de comportamentos graves

Gabri Veiga e Naci Unuvar foram expulsos na primeira parte do encontro particular entre o FC Porto e o Twente.