Sporting CP | A “stickada” para o futuro

- Advertisement -

Ao longo dos 18 anos da minha célere existência, o hóquei trespassou o resguardo das “paixões inertes” sendo, nos últimos três/quatro anos, escoltado, por mim, em presença assaz frequente.

Sob a alçada dos patins e manuseamento do stick, explana-se no ringue a euforia e disforia até ao derradeiro momento, emoções essas proporcionadas pela rapidez de execução de movimentos, golos de espetacular desenvoltura e proteções de balizas com máxima eficiência, onde verdadeiros escudos atuam perante espadas e lanças afiadas.

Ora, a clausura ao Sporting Clube de Portugal alia-se à afeição e apego à modalidade. E, perante o panorama retratado, torna-se imperiosa a referência a uma pessoa: Paulo Freitas, o ex-treinador do Óquei Clube de Barcelos, clube através do qual conquistou a Taça CERS e o qual abandonou na época 2016/2017, estando esta ainda a decorrer.

A sua vinda para Alvalade foi preponderante no crescimento da modalidade. A demanda constante pela harmonia de grupo conduziu à coesão, à entreajuda e ao contorno de cada entrave vivido, factos que distinguem a solidez e a vivacidade do plantel de hóquei.

A exclusividade e a pendor emocional do “dez” sportinguista, conjuntamente com todo o staff leonino, permitiu, depois de época desgastante e custosa, o êxito e a tão aclamada glória: no reduto leonino, conferiu-se relevância e posterior mérito ao homem que, após jejum de 30 (longos!) anos, devolveu o clube à conquista da modalidade e do prestígio europeu que outrora vigorou e defendendo sempre, de maneira acérrima e intransigente, as cores leoninas.

Prova viva do que foi supracitado é o seguinte excerto dirigido ao jornal O Jogo: “Queria realçar a época do Sporting. Nunca entrámos demasiado eufóricos nem deprimidos. Sempre acreditámos no nosso trabalho, na qualidade, na união e na convicção de que íamos ser felizes. Por isso, hoje é dia de extravasar e sermos eufóricos. Trinta anos depois, calhou-nos o privilégio de representar o Sporting e devolver o título a todos os sportinguistas”.

Paulo Freitas, ao lado de Caio, Henrique Magalhães, Ferran Font e Tóni Pérez, nos festejos do título de 2017/2018
Fonte: Sporting CP

Algo verdadeiramente impressionante e do qual me orgulho é o facto de o discurso direcionado à comunicação social, no pós-jogo, ser conciso, consciente, humilde e despretensioso, características assinaláveis de uma postura que se demarca e não é conivente com condutas antidesportivas.

Reconhecer o mérito do adversário é, sobretudo, saber ganhar e, no jogo do título, triunfou no campo e no prólogo e epílogo do seu discurso dirigido, uma vez mais, ao jornal O Jogo: “Mas os jogadores estão preparados para sofrer e hoje voltaram a sofrer, porque o adversário é de enorme valia e obrigou-nos a ser um grande Sporting. Por isso, honra aos vencidos. O FC Porto está de parabéns pelo que fez, num ambiente adverso”.

Jamais se olvidarão todos os gestos, palavras e atos que provaram o amor nutrido pela listada verde e branca: aquele bater no peito diante do FC Porto, no jogo do título, que, alegoricamente, simbolizou um instante ternurento e o soltar do Ipiranga defronte da armada verde e branca.

Contudo, no passado sábado, Paulo Freitas e os seus súbditos perderam a liderança diante do FC Porto, no Dragão Caixa. O Ipiranga inverteu o sentido e várias críticas foram tecidas em torno da modalidade, facciosamente. Mesmo que o campeonato, a partir de agora, seja uma miragem, é um erro crasso pôr em causa a competência do homem que alcançou o céu e de toda a mística e linhagem aguerrida sentida.

Portanto, a renovação, concretizada a 14 de março, foi, por parte de Frederico Varandas, uma demonstração de agradecimento pelo ótimo trabalho realizado até então e de força, incitando-o de modo a que comande o futuro do clube. Paulo Freitas, riposta, afirmando: “É a forma de transmitirem que estão satisfeitos com o meu trabalho e postura. Para mim é um orgulho enorme continuar a representar este grande clube”.

O hóquei leonino, descurando a imprevisibilidade dos acontecimentos, encontra-se em boas mãos!

Foto de Capa: Sporting CP

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting volta aos treinos e inicia preparação da 2ª mão contra o Bodo/Glimt com jovem da equipa B integrado

O Sporting já iniciou a preparação do duelo diante do Bodo/Glimt da segunda mão dos oitavos de final da Champions League. Leões gozaram de dois dias de folga.

Nova estrela do Real Madrid esteve perto do Benfica em 2023 e agora já é cogitada no Mundial 2026

Thiago Pitarch é a nova coqueluche do Real Madrid. Antes de rumar aos merengues, em 2023, o médio esteve perto do Benfica.

Eis os 2 clubes da Premier League que fizeram proposta por Zaidu junto do FC Porto em janeiro

Zaidu recebeu abordagens da Premier League em janeiro, revelou Francesco Farioli. O Leeds United e o Wolverhampton tentaram contratar o defesa.

Histórico de Rafa Silva diante do Arouca: Clube a quem mais marcou na carreira e contra quem se despediu do Benfica

Se Rafa Silva for escolhido para o Arouca x Benfica, o avançado português terá oportunidade de marcar pela nona vez frente ao clube de Aveiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City quer contratar português que Hugo Viana conhece bem para render Bernardo Silva no meio-campo

O Manchester City prepara-se para perder Bernardo Silva a custo zero. Mateus Fernandes, médio do West Ham, é alvo dos cityzens.

Real Madrid desiste de Vitinha e vira atenções para outro internacional português

O Real Madrid pensou em reforçar o meio-campo com Vitinha, mas está agora focado num dos seus colegas no PSG.

A renovação de Rui Borges pelo Sporting: um segredo mal guardado e uma continuidade justificada

A renovação de contrato de Rui Borges foi tema de conversa nas últimas semanas, mas a continuidade do treinadorno Sporting deve ser oficializada em breve.