📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | A “stickada” para o futuro

- Advertisement -

Ao longo dos 18 anos da minha célere existência, o hóquei trespassou o resguardo das “paixões inertes” sendo, nos últimos três/quatro anos, escoltado, por mim, em presença assaz frequente.

Sob a alçada dos patins e manuseamento do stick, explana-se no ringue a euforia e disforia até ao derradeiro momento, emoções essas proporcionadas pela rapidez de execução de movimentos, golos de espetacular desenvoltura e proteções de balizas com máxima eficiência, onde verdadeiros escudos atuam perante espadas e lanças afiadas.

Ora, a clausura ao Sporting Clube de Portugal alia-se à afeição e apego à modalidade. E, perante o panorama retratado, torna-se imperiosa a referência a uma pessoa: Paulo Freitas, o ex-treinador do Óquei Clube de Barcelos, clube através do qual conquistou a Taça CERS e o qual abandonou na época 2016/2017, estando esta ainda a decorrer.

A sua vinda para Alvalade foi preponderante no crescimento da modalidade. A demanda constante pela harmonia de grupo conduziu à coesão, à entreajuda e ao contorno de cada entrave vivido, factos que distinguem a solidez e a vivacidade do plantel de hóquei.

A exclusividade e a pendor emocional do “dez” sportinguista, conjuntamente com todo o staff leonino, permitiu, depois de época desgastante e custosa, o êxito e a tão aclamada glória: no reduto leonino, conferiu-se relevância e posterior mérito ao homem que, após jejum de 30 (longos!) anos, devolveu o clube à conquista da modalidade e do prestígio europeu que outrora vigorou e defendendo sempre, de maneira acérrima e intransigente, as cores leoninas.

Prova viva do que foi supracitado é o seguinte excerto dirigido ao jornal O Jogo: “Queria realçar a época do Sporting. Nunca entrámos demasiado eufóricos nem deprimidos. Sempre acreditámos no nosso trabalho, na qualidade, na união e na convicção de que íamos ser felizes. Por isso, hoje é dia de extravasar e sermos eufóricos. Trinta anos depois, calhou-nos o privilégio de representar o Sporting e devolver o título a todos os sportinguistas”.

Paulo Freitas, ao lado de Caio, Henrique Magalhães, Ferran Font e Tóni Pérez, nos festejos do título de 2017/2018
Fonte: Sporting CP

Algo verdadeiramente impressionante e do qual me orgulho é o facto de o discurso direcionado à comunicação social, no pós-jogo, ser conciso, consciente, humilde e despretensioso, características assinaláveis de uma postura que se demarca e não é conivente com condutas antidesportivas.

Reconhecer o mérito do adversário é, sobretudo, saber ganhar e, no jogo do título, triunfou no campo e no prólogo e epílogo do seu discurso dirigido, uma vez mais, ao jornal O Jogo: “Mas os jogadores estão preparados para sofrer e hoje voltaram a sofrer, porque o adversário é de enorme valia e obrigou-nos a ser um grande Sporting. Por isso, honra aos vencidos. O FC Porto está de parabéns pelo que fez, num ambiente adverso”.

Jamais se olvidarão todos os gestos, palavras e atos que provaram o amor nutrido pela listada verde e branca: aquele bater no peito diante do FC Porto, no jogo do título, que, alegoricamente, simbolizou um instante ternurento e o soltar do Ipiranga defronte da armada verde e branca.

Contudo, no passado sábado, Paulo Freitas e os seus súbditos perderam a liderança diante do FC Porto, no Dragão Caixa. O Ipiranga inverteu o sentido e várias críticas foram tecidas em torno da modalidade, facciosamente. Mesmo que o campeonato, a partir de agora, seja uma miragem, é um erro crasso pôr em causa a competência do homem que alcançou o céu e de toda a mística e linhagem aguerrida sentida.

Portanto, a renovação, concretizada a 14 de março, foi, por parte de Frederico Varandas, uma demonstração de agradecimento pelo ótimo trabalho realizado até então e de força, incitando-o de modo a que comande o futuro do clube. Paulo Freitas, riposta, afirmando: “É a forma de transmitirem que estão satisfeitos com o meu trabalho e postura. Para mim é um orgulho enorme continuar a representar este grande clube”.

O hóquei leonino, descurando a imprevisibilidade dos acontecimentos, encontra-se em boas mãos!

Foto de Capa: Sporting CP

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.