📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | A “stickada” para o futuro

- Advertisement -

Ao longo dos 18 anos da minha célere existência, o hóquei trespassou o resguardo das “paixões inertes” sendo, nos últimos três/quatro anos, escoltado, por mim, em presença assaz frequente.

Sob a alçada dos patins e manuseamento do stick, explana-se no ringue a euforia e disforia até ao derradeiro momento, emoções essas proporcionadas pela rapidez de execução de movimentos, golos de espetacular desenvoltura e proteções de balizas com máxima eficiência, onde verdadeiros escudos atuam perante espadas e lanças afiadas.

Ora, a clausura ao Sporting Clube de Portugal alia-se à afeição e apego à modalidade. E, perante o panorama retratado, torna-se imperiosa a referência a uma pessoa: Paulo Freitas, o ex-treinador do Óquei Clube de Barcelos, clube através do qual conquistou a Taça CERS e o qual abandonou na época 2016/2017, estando esta ainda a decorrer.

A sua vinda para Alvalade foi preponderante no crescimento da modalidade. A demanda constante pela harmonia de grupo conduziu à coesão, à entreajuda e ao contorno de cada entrave vivido, factos que distinguem a solidez e a vivacidade do plantel de hóquei.

A exclusividade e a pendor emocional do “dez” sportinguista, conjuntamente com todo o staff leonino, permitiu, depois de época desgastante e custosa, o êxito e a tão aclamada glória: no reduto leonino, conferiu-se relevância e posterior mérito ao homem que, após jejum de 30 (longos!) anos, devolveu o clube à conquista da modalidade e do prestígio europeu que outrora vigorou e defendendo sempre, de maneira acérrima e intransigente, as cores leoninas.

Prova viva do que foi supracitado é o seguinte excerto dirigido ao jornal O Jogo: “Queria realçar a época do Sporting. Nunca entrámos demasiado eufóricos nem deprimidos. Sempre acreditámos no nosso trabalho, na qualidade, na união e na convicção de que íamos ser felizes. Por isso, hoje é dia de extravasar e sermos eufóricos. Trinta anos depois, calhou-nos o privilégio de representar o Sporting e devolver o título a todos os sportinguistas”.

Paulo Freitas, ao lado de Caio, Henrique Magalhães, Ferran Font e Tóni Pérez, nos festejos do título de 2017/2018
Fonte: Sporting CP

Algo verdadeiramente impressionante e do qual me orgulho é o facto de o discurso direcionado à comunicação social, no pós-jogo, ser conciso, consciente, humilde e despretensioso, características assinaláveis de uma postura que se demarca e não é conivente com condutas antidesportivas.

Reconhecer o mérito do adversário é, sobretudo, saber ganhar e, no jogo do título, triunfou no campo e no prólogo e epílogo do seu discurso dirigido, uma vez mais, ao jornal O Jogo: “Mas os jogadores estão preparados para sofrer e hoje voltaram a sofrer, porque o adversário é de enorme valia e obrigou-nos a ser um grande Sporting. Por isso, honra aos vencidos. O FC Porto está de parabéns pelo que fez, num ambiente adverso”.

Jamais se olvidarão todos os gestos, palavras e atos que provaram o amor nutrido pela listada verde e branca: aquele bater no peito diante do FC Porto, no jogo do título, que, alegoricamente, simbolizou um instante ternurento e o soltar do Ipiranga defronte da armada verde e branca.

Contudo, no passado sábado, Paulo Freitas e os seus súbditos perderam a liderança diante do FC Porto, no Dragão Caixa. O Ipiranga inverteu o sentido e várias críticas foram tecidas em torno da modalidade, facciosamente. Mesmo que o campeonato, a partir de agora, seja uma miragem, é um erro crasso pôr em causa a competência do homem que alcançou o céu e de toda a mística e linhagem aguerrida sentida.

Portanto, a renovação, concretizada a 14 de março, foi, por parte de Frederico Varandas, uma demonstração de agradecimento pelo ótimo trabalho realizado até então e de força, incitando-o de modo a que comande o futuro do clube. Paulo Freitas, riposta, afirmando: “É a forma de transmitirem que estão satisfeitos com o meu trabalho e postura. Para mim é um orgulho enorme continuar a representar este grande clube”.

O hóquei leonino, descurando a imprevisibilidade dos acontecimentos, encontra-se em boas mãos!

Foto de Capa: Sporting CP

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.