A venda de Iuri Medeiros

- Advertisement -

No dia 19 de Julho foi oficializada a venda de Iuri Medeiros ao FC Nuremberga, da segunda divisão alemã, por uma verba a rondar os três milhões de euros. O ex-jogador leonino partiu assim de forma definitiva de Alvalade, sem nunca ter sido uma real aposta no clube onde foi formado.

Para aqueles a quem o Football Manager fez parte da sua juventude, com certeza se lembrarão que Iuri Medeiros fazia parte do imaginário de todos os “treinadores digitais’’. Foi aí que, pela primeira vez, conheci o jovem jogador que prometia vir a ser uma referência no Sporting CP.

No entanto, a vida real não se joga em frente ao computador e é no campo relvado que tudo acontece. O jovem extremo português foi, na sua chegada à idade sénior, sendo sucessivamente emprestado a clubes como o FC Arouca, Boavista FC e Moreirense FC, onde foi rubricando boas performances. Contudo, nunca chegou a pertencer ao plantel verde e brancos em qualquer temporada, tendo apenas realizado alguns treinos de pré-época.

Posto isto, e olhando para a sua qualidade como jogador, tenho pena que nunca lhe tenha sido dada uma real hipótese no plantel sénior do clube. É verdade que é um atleta pouco agressivo, por vezes algo mole, mas que tem um pé esquerdo e uma qualidade técnica impressionantes. A juntar a isso, é um exímio marcador de bolas paradas e foi somando alguns golos por onde foi passando, podendo sobretudo destacar os dez golos ao serviço da equipa de Moreira de Cónegos e os oito tentos pelos axadrezados.

Até ao momento, a carreira promissora de Iuri Medeiros foi passada em empréstimos, ano após ano
Fonte: Genoa CFC

Infelizmente, a sua aposta nunca foi uma realidade e aos 25 anos o jogador parte para o FC Nuremberga. Não contesto, mas levanto uma questão: porquê apenas três milhões? Esta direção tem-se revelado algo incapaz na venda de jogadores considerados por si excedentários por valores minimamente razoáveis. Enquanto que outros clubes vão fazendo vendas algo avultadas por jogadores que não entram nas contas, o Sporting CP vende o seu produto de Alcochete a preços dececionantes. Tenho a certeza que Iuri Medeiros vale mais do que apenas a quantia despendida pelo clube alemão e entristece-me que não entre mais algum dinheiro nos cofres leoninos.

Concluindo, fico algo triste com esta saída pelas duas razões acima referidas: nunca ter sido aposta e ser vendido por valores baixos. Tenho a sensação que se perdeu um diamante que poderia ter sido lapidado de outra forma. A nossa academia tem de começar a ter outro proveito. Alcochete não é uma escola de formação qualquer. É a escola que formou dois jogadores bola de ouro. É preciso continuar. Não pode haver mais Iuri Medeiros.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

Golo de Anatoliy Trubin provoca estragos em França e Roberto De Zerbi está em risco no Marselha

Roberto De Zerbi está em risco de despedimento no Marselha. Eliminação da Champions League motiva reunião e pode precipitar saída.

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

PUB

Mais Artigos Populares

Roleta-russa de emoções: eis os minutos em que o Benfica esteve apurado para os playoffs da Champions League

O Benfica só por duas vezes esteve virtualmente classificado para os playoffs da Champions League. Golo de Anatoliy Trubin permitiu feito.

Andreas Schjelderup eleito melhor jogador da jornada na Champions League

O bis de Andreas Schjelderup contra o Real Madrid valeu-lhe uma distinção. Extremo do Benfica foi eleito melhor jogador da semana na Champions League.

Próximo reforço do FC Porto chega a Portugal esta quinta-feira

Terem Moffi vai chegar a Portugal esta quinta-feira. Ponta-de-lança prepara-se para reencontrar Francesco Farioli e reforçar o FC Porto.