Agigantar-se perante o gigante | Sporting x PSG

- Advertisement -

Champions League, 7.ª jornada: terça-feira, 20 de janeiro de 2026, 20h00.

A ANTEVISÃO: SPORTING QUER MANTER ESTATUTO DE INVENCIBILIDADE CASEIRA PERANTE UM DOS FAVORITOS NA COMPETIÇÃO

Que nem todos os heróis partem como favoritos, já o futebol nos ensinou, e é com essa filosofia que o Sporting entrará no relvado do Estádio José Alvalade, para defrontar o PSG, um dos atuais colossos mundiais, que ultimamente muito bem tem conhecido o sabor e a constante sensação de triunfar e levantar troféus.

Em casa, os leões têm sido invencíveis em embates para a Liga dos Campeões, tendo já ultrapassado as equipas do Kairat (4-1), Marselha (2-1) e Club Brugge (3-0). Perante o histórico recente alcançado em duelos disputados em Alvalade, os leões encontram-se focados em alcançar um bom resultado naquela que será uma partida de elevada importância nas contas para o apuramento para a fase seguinte da prova milionária.

Do outro lado surge uma equipa, que praticamente dispensa apresentações para os adeptos de futebol: foram seis os troféus levantados em 2025, sendo um destes a tão desejada Liga dos Campeões, que fugia ao palmarés do PSG. Com a armada portuguesa e com o atual bola de ouro, Ousmane Dembelé, os parisienses colocam-se como favoritos, não só a vencer esta partida, como a sagrarem-se bicampeões europeus.

Ainda assim, e voltando à premissa inicial deste texto, o futebol causa-nos surpresas, e os leões já mostraram que por vezes conseguem agigantar-se perante os gigantes. Assim, espera-se uma noite de gala em Alvalade, onde os 22 jogadores preparam-se para fazer do tapete verde um autêntico palco de pura magia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Vai ser a primeira partida de sempre entre Sporting e PSG.
  2. PSG e Sporting encontram-se no terceiro e 14. posto da Liga dos Campeões, respetivamente, com três pontos de diferença.
  3. Na atual edição da Liga dos Campeões, Sporting contabiliza três triunfos, um empate e duas derrotas.
  4. Já o PSG já venceu por quatro ocasiões, empatou por uma e perdeu por outra.
  5. Nuno Mendes é o único futebolista do embate que já vestiu a camisola dos dois cubes.
  6. Clube de Alvalade soma dois triunfos consecutivos em Alvalade diante de turmas francesas.
  7. Vitinha é o melhor marcador dos parisienses em embates relativo à Liga dos Campeões.
  8. Do lado do Sporting, Trincão já faturou na prova milionária por três ocasiões.
  9. PSG é atualmente detentor da Liga dos Campeões.
  10. O árbitro da partida será Anthony Taylor (Inglaterra).

JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão Geovany Quenda Sporting Jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Francisco Trincão – Se há cara associada à boa prestação do Sporting na atual edição da Liga dos Campeões é a do internacional português. O camisola 17 dos leões contabiliza, até ao momento, três tentos certeiros nos seis embates disputados e aponta a mais um contributo importante para a turma de Rui Borges na ambição por um passaporte para a próxima fase da competição.

Vitinha PSG
Fonte: Paris Saint-Germain FC

Vitinha – É inevitável a influência que o também internacional português tem tido na ascensão meteórica do Paris SG no futebol mundial. Com perfume nos pés e com uma capacidade de leitura de jogo, o também camisola 17 coloca-se como uma das coqueluches de Luis Enrique e quererá causar estragos numa casa que já visitou, com as cores do FC Porto.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Maxi Araújo, Geny Catamo, Morita, João Simões, Francisco Trincão e Luis Suárez.

Treinador: Rui Borges

«É um grande jogo, será um grande jogo, de Champions, onde teremos de ter a maturidade que temos tido, a casa tem sido a nosa fortaleza. Pela equipa que é tem dado uma demonstração enorme do que é a personalidade. Que amanhã sejamos capazes de o ser novamente, perante uma equipa que se calhar é a melhor da europa. Tem de ser acima de tudo um orgulho e uma motivação enorme de defrontarmos os melhores».

PSG: Chevalier, Zaire-Emery, Marquinhos, Willian Pacho, Nuno Mendes, Mayulu, Vitinha, Fabián Ruiz, Barcola, Doué e Kvaratskhelia.

Treinador: Luis Enrique

«Depois de analisar o Sporting posso dizer que espero um jogo muito difícil, num estádio muito bonito e num ambiente perfeito para jogar futebol. As duas equipas que estão a fazer uma boa campanha na Champions e ambas farão tudo para conquistar os três pontos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 1-1 PSG

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid vai deixar defesa sair a custo zero e Juventus posiciona-se para garantir a contratação

A Juventus está interessada em contratar Antonio Rudiger. Defesa alemão está em final de contrato com o Real Madrid.

Yeremay Hernández recebe más notícias: sequência impressionante do espanhol chega ao fim

Yeremay Hernández viu um cartão vermelho na partida entre o Deportivo de La Coruña e não jogará frente à Real Sociedad B.

La Liga abre investigação por palavras e cânticos de ódio dirigidos a Vinícius Júnior no Osasuna x Real Madrid

Os adeptos do Osasuna visaram Vinícius Júnior no embate diante do Real Madrid. La Liga está a investigar a situação.

Rafa Silva com razões para sorrir: português atingiu marca na vitória do Benfica frente ao AVS SAD

Rafa Silva passou a ser oficial o melhor marcador português do Benfica no século XXI, depois do golo feito ao AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid fecha totalmente a porta a um regresso de José Mourinho

O Real Madrid não vai avançar para a contratação de José Mourinho para o posto de treinador, caso opte por uma mudança de técnico.

Circulação rápida, movimentos de rutura e o corredor esquerdo como chave: como o Sporting dominou o Moreirense

Análise tática ao triunfo do Sporting sobre o Moreirense: circulação rápida, movimentos de rutura e a importância do corredor esquerdo.

Dani Ceballos assume a responsabilidade da derrota do Real Madrid frente ao Osasuna

Um erro de Dani Ceballos originou o golo da vitória do Osasuna sobre o Real Madrid. Após a partida, o médio espanhol assumiu a responsabilidade.