Rúben Amorim | Dois anos de seca e adios, adieu, auf  wiedersehen, good bye

Rúben Amorim afirmou que coloca o seu lugar à disposição caso o Sporting não conquiste títulos esta época. E se vencer, continua ou sai na mesma?

E quando nada o fazia prever, Rúben Amorim abriu a porta de saída do Sporting e colocou a nação sportinguista apreensiva, apesar do grande entusiasmo que se vive em Alvalade, com boas exibições, goleadas e o primeiro lugar do campeonato. O técnico português deixou bem claro, após a eliminação na Taça da Liga, que sai pelo próprio pé, se esta temporada for novamente uma seca de títulos. Uma declaração que apanhou de surpresa todos aqueles que achavam que Rúben Amorim iria continuar no clube, mesmo que não leve o leão a novas conquistas.

Mas por trás desta afirmação misteriosa, será que existe outra ideia na sua cabeça, que o próprio não quer (ainda) revelar? Não é muito normal um treinador ter este tipo de declarações, de forma tão direta, ainda mais quando consegue meter o Sporting a jogar um futebol como há muito não se via em Alvalade. Por um lado, mostra confiança que vai triunfar e não teve receio de dizer o que disse. Por outro, e é aqui que a minha questão se prende, entrámos numa espécie de dilema que nesta altura deve ser levado a sério. Será que o técnico leonino vai ficar no Sporting, mesmo que tenha sucesso? Estará ele já a pensar noutro projecto, independentemente dos resultados? Pelo sim, pelo não, é bom que Frederico Varandas comece já a pensar num novo homem para comandar o navio verde e branco na próxima temporada, não vá o diabo tecê-las.

Rúben Amorim num jogo em Alvalade entre o Sporting e o Portimonense
Amorim está no Sporting desde 2020
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Duas épocas sem conquistar um título pode ser preocupante, mas também não é o fim do mundo. Exemplos não faltam de treinadores que estiveram muitos anos, e como diria Jorge Jesus, a ganhar “bola”, e continuaram no cargo das suas equipas. Se Rúben Amorim já começou a levantar o véu sobre o seu futuro, não é por acaso que nos últimos dias começaram a surgir notícias de um eventual interesse do Liverpool em contratá-lo. Onde há fumo, há fogo, e esta sua declaração começa a ser tudo, menos inocente.

Rúben Amorim já deu provas de todo o seu valor enquanto treinador, não só no Sporting, mas também na anterior equipa que dirigiu, o Braga. Uma aventura fora de Portugal, de preferência num clube de topo europeu, agradaria bastante ao técnico de 39 anos, que tem como objetivo afirmar-se nas principais ligas do velho continente. Uma coisa é certa. É com esta “bomba” inesperada de Rúben Amorim que Frederico Varandas e o resto do universo sportinguista terão de conviver até maio, altura em que todo este impasse à sua volta deverá ficar esclarecido, a não ser que até lá haja novos desenvolvimentos. Amorim tem contrato com o Sporting até 2026, mas o casamento entre ambos poderá terminar mais cedo que se pensava.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...