📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Analise táctica: FK Qarabag

- Advertisement -
  • Processo defensivo

Aqui a equipa mantém a sua estrutura original de 4x2x3x1- que por vezes se transforma num 4x1x4x1 onde aí o homem mais recuado do meio-campo é Garavyev que fica responsável por cobrir uma área de terreno muito grande para apenas um homem, criando aqui algumas fragilidades defensivas – , com Slavchev ao lado de Garayev, num duplo-pivot no miolo e depois com Madatov, Ozobic e Zoubir a fazerem uma linha de três à sua frente com Emeghara sozinho a cortar linhas de passe aos centrais. É uma equipa muito agressiva que procura defender mais coesa, limitando o espaço adversário, não dando tempo para pensar tentando encurtar as linhas e jogando mais compactos, limitando as ações adversárias. Apesar disso, apresentam algumas lacunas nesta transição defensiva, mas lacunas essas que podem não ser tão evidentes neste jogo porque é expectável que os Leões assumam o controlo do jogo e não permitam muita posse e uma maior concentração do FK Qarabag no meio-campo ofensivo, como tem acontecido habitualmente ao longo da época. O FK Qarabag coloca muitos homens no último terço como já foi referido, o que poderá ajudar na rápida reação à perda de bola, mas que poderá trazer algumas desvantagens caso esta não resulte, fazendo com que percam a superioridade numérica na transição defensiva, possibilitando ao adversário contra-ataques perigosos.

O facto de Guerrier estar muito projetado e em posições mais ofensivas, faz com que o lateral contribua para estas lacunas, pois nos momentos da perda está quase sempre longe do oponente, ficando o seu espaço muito descoberto, colocando a sua equipa em desvantagem numérica ao centro ou com dificuldades em recuperar as suas posições, o que permite aos rivais criar facilmente perigo em situações de transição. No meio-campo, as marcações não são à zona, mas sim homem a homem, o que faz com que movimentos dos médios rivais criem facilmente espaço para outros jogadores ocuparem, criando aqui uma maior facilidade para jogar entre as linhas. Nas bolas paradas defensivas, é uma defesa maioritariamente homem a homem, deixando apenas um jogador em cada um dos postes e um mais solto que poderá estar à entrada da área para cortar um possível remate ou também sair ao canto curto ou cobrir o primeiro poste.

Em suma, o conjunto do FK Qarabag não é uma equipa com um grande nível técnico, mas tem equipa para surpreender o Sporting e criar dificuldades em Alvalade. Ofensivamente vamos ver se vão querer ter a bola ou se vão procurar sair em contra-ataque no inicio do jogo. Acredito que podem entrar com uma postura mais defensiva e ao longo do jogo irem-se soltando aos poucos. O jovem Madatov e o francês Zoubir terão que ser jogadores anulados, tecnicamente têm qualidade mais que suficiente para desequilibrar o jogo. Acredito que apesar de ser uma equipa agressiva defensivamente, apresenta algumas lacunas que o Sporting terá de explorar e se o fizer a 100%, poderá garantir uma vitória tranquila. Como referi anteriormente, o processo defensivo é algo mais básico, mais limitado.

Ao tentar ser pressionante e reativa à perda da bola onde Emeghara funciona como primeiro defesa, faz com que se desequilibrem com maior facilidade, fazendo com que sejam abertos muitos espaços entrelinhas, sobretudo por existir a preocupação em defender homem a homem, onde o Sporting terá de procurar constantes combinações pelo espaço interior que permitam a entrada no bloco rival, onde jogadores como Bruno Fernandes, Nani ou Raphinha podem ser importantes, podendo utilizar a sua meia distância. Mas onde o Sporting deve sobretudo exaustivamente procurar fazer uma pressão constante é à primeira fase de construção do FK Qarabag, pois basta observar os golos sofridos pelo conjunto do Azerbaijão para constatar que o defesa central Sadygov, procura por vezes passes mais arriscados, perdendo a bola e demonstrando as suas debilidades técnicas e que podem permitir recuperações em zonas mais altas do terreno e apanhar o rival completamente em contrapé.

Ainda assim, é necessário estar a um bom nível e com elevados níveis de concentração para levar os primeiros 3 pontos nesta Liga Europa.

Foto de Capa: FK Qarabag

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League critica Barcelona após derrota frente ao Chelsea: «A linha defensiva parece ser formada por quatro idiotas parados»

Alan Shearer não poupou críticas à defesa do Barcelona após a derrota sofrida frente ao Chelsea, destacando a fragilidade da linha de fora-de-jogo.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e do empate do Braga na Europa League

Mais um grande dia para Portugal no Ranking UEFA. Vitória do FC Porto e empate do Braga ajudam contas portuguesas na Europa.

Vitinha faz historia e torna-se o primeiro médio do PSG a assinar um hat-trick na Champions League

Vitinha tornou-se o primeiro médio do PSG a marcar um hat-trick na Champions League. O português registou a marca na vitória por 5-3 sobre o Tottenham.

Dia histórico para Rodrigo Mora, Diogo Costa e Stephen Eustáquio: eis os registos dos jogadores do FC Porto

O FC Porto venceu o Nice na Europa League. Jogo foi redondo para Rodrigo Mora, Diogo Costa e Stephen Eustáquio.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo surpreende e conquista triunfo sobre o Crystal Palace: Eis os resultados do dia na Conference League

O Estrasburgo dá a volta ao resultado e vence o Crystal Palace por 2-1, na França. O jogo marcou a quarta jornada da Conference League

Quem são e onde jogam os 21 jovens que venceram o Mundial Sub-17 por Portugal?

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Conhece melhor os obreiros do título português.

Vitinha deixa mensagem aos jogadores de Portugal após conquista do Mundial Sub-17: «O futuro é vosso»

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Vitinha já deixou uma mensagem à seleção nacional.