Analise táctica: FK Qarabag

  • Processo defensivo

Aqui a equipa mantém a sua estrutura original de 4x2x3x1- que por vezes se transforma num 4x1x4x1 onde aí o homem mais recuado do meio-campo é Garavyev que fica responsável por cobrir uma área de terreno muito grande para apenas um homem, criando aqui algumas fragilidades defensivas – , com Slavchev ao lado de Garayev, num duplo-pivot no miolo e depois com Madatov, Ozobic e Zoubir a fazerem uma linha de três à sua frente com Emeghara sozinho a cortar linhas de passe aos centrais. É uma equipa muito agressiva que procura defender mais coesa, limitando o espaço adversário, não dando tempo para pensar tentando encurtar as linhas e jogando mais compactos, limitando as ações adversárias. Apesar disso, apresentam algumas lacunas nesta transição defensiva, mas lacunas essas que podem não ser tão evidentes neste jogo porque é expectável que os Leões assumam o controlo do jogo e não permitam muita posse e uma maior concentração do FK Qarabag no meio-campo ofensivo, como tem acontecido habitualmente ao longo da época. O FK Qarabag coloca muitos homens no último terço como já foi referido, o que poderá ajudar na rápida reação à perda de bola, mas que poderá trazer algumas desvantagens caso esta não resulte, fazendo com que percam a superioridade numérica na transição defensiva, possibilitando ao adversário contra-ataques perigosos.

O facto de Guerrier estar muito projetado e em posições mais ofensivas, faz com que o lateral contribua para estas lacunas, pois nos momentos da perda está quase sempre longe do oponente, ficando o seu espaço muito descoberto, colocando a sua equipa em desvantagem numérica ao centro ou com dificuldades em recuperar as suas posições, o que permite aos rivais criar facilmente perigo em situações de transição. No meio-campo, as marcações não são à zona, mas sim homem a homem, o que faz com que movimentos dos médios rivais criem facilmente espaço para outros jogadores ocuparem, criando aqui uma maior facilidade para jogar entre as linhas. Nas bolas paradas defensivas, é uma defesa maioritariamente homem a homem, deixando apenas um jogador em cada um dos postes e um mais solto que poderá estar à entrada da área para cortar um possível remate ou também sair ao canto curto ou cobrir o primeiro poste.

Em suma, o conjunto do FK Qarabag não é uma equipa com um grande nível técnico, mas tem equipa para surpreender o Sporting e criar dificuldades em Alvalade. Ofensivamente vamos ver se vão querer ter a bola ou se vão procurar sair em contra-ataque no inicio do jogo. Acredito que podem entrar com uma postura mais defensiva e ao longo do jogo irem-se soltando aos poucos. O jovem Madatov e o francês Zoubir terão que ser jogadores anulados, tecnicamente têm qualidade mais que suficiente para desequilibrar o jogo. Acredito que apesar de ser uma equipa agressiva defensivamente, apresenta algumas lacunas que o Sporting terá de explorar e se o fizer a 100%, poderá garantir uma vitória tranquila. Como referi anteriormente, o processo defensivo é algo mais básico, mais limitado.

Ao tentar ser pressionante e reativa à perda da bola onde Emeghara funciona como primeiro defesa, faz com que se desequilibrem com maior facilidade, fazendo com que sejam abertos muitos espaços entrelinhas, sobretudo por existir a preocupação em defender homem a homem, onde o Sporting terá de procurar constantes combinações pelo espaço interior que permitam a entrada no bloco rival, onde jogadores como Bruno Fernandes, Nani ou Raphinha podem ser importantes, podendo utilizar a sua meia distância. Mas onde o Sporting deve sobretudo exaustivamente procurar fazer uma pressão constante é à primeira fase de construção do FK Qarabag, pois basta observar os golos sofridos pelo conjunto do Azerbaijão para constatar que o defesa central Sadygov, procura por vezes passes mais arriscados, perdendo a bola e demonstrando as suas debilidades técnicas e que podem permitir recuperações em zonas mais altas do terreno e apanhar o rival completamente em contrapé.

Ainda assim, é necessário estar a um bom nível e com elevados níveis de concentração para levar os primeiros 3 pontos nesta Liga Europa.

Foto de Capa: FK Qarabag

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot e Jack Grealish premiados pela Premier League no mês de agosto

Arne Slot foi eleito o treinador do mês de agosto da Premier League. Já Jack Grealish venceu o prémio de jogador do mês da competição.

FC Porto quer renovar contrato com Diogo Costa e aumentar cláusula de rescisão: eis os valores

O FC Porto tem como um dos objetivos para os próximos meses renovar com Diogo Costa. Renovação permitiria subida da cláusula de rescisão para os 100 milhões de euros.

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

Rico Lewis renova contrato com o Manchester City e contraria Pep Guardiola: «Gosto de jogar no meio-campo e de estar envolvido no jogo com...

Rico Lewis renovou contrato com o Manchester City até 2030. Internacional jovem inglês tem sido uma das apostas de Pep Guardiola como lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

João Mário deixa Besiktas e é reforço do AEK por empréstimo

João Mário já foi apresentado como novo jogador do AEK. Médio internacional português deixa o Besiktas na condição de emprestado e ruma à Grécia.

Francesco Farioli e o regresso a Itália: «Não excluo, mas sair foi fundamental para saltar a fase em que te dizem que és demasiado...

Francesco Farioli, técnico do FC Porto, comentou sobre a possibilidade de regressar ao futebol italiano no futuro.

Jota Silva oficializado no Besiktas por empréstimo do Nottingham Forest

Jota Silva é reforço do Besiktas. O avançado português deixou o Nottingham Forest e assinou com o clube turco por empréstimo de uma temporada.