📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ano de Champions e só duas opções para a frente de ataque de Amorim

- Advertisement -

Rúben Amorim, o técnico do Sporting Clube de Portugal, está certamente cansado da pergunta: “São dois avançados suficientes para atacar a nova época que conta com a liga dos campeões?”. O comandante da turma de Alvalade mostra-se decidido e revela uma tremenda convicção de que Paulinho e Tiago Tomás são os únicos elementos necessários para garantir o sucesso dos leões.

Amorim leão, Sporting campeão

Uma coisa é certa: foi com Rúben Amorim a comandar que o Sporting CP voltou, quase 20 anos depois, a vencer o título de campeão nacional. O ex-treinador do SC Braga foi o escolhido para liderar o novo projeto do clube de Alvalade. E a verdade é que conseguiu fazer algo que 19 treinadores diferentes não conseguiram durante 19 anos, e num espaço de tempo bastante curto (um ano e meio).

Olhando por esta perspetiva, seria de esperar que os adeptos sportinguistas se sentissem mais tranquilos quanto a esta questão. Acontece que isso não se verifica. Mesmo com a tremenda confiança apresentada por Rúben Amorim, o homem que trouxe a bonança após uma longa tempestade, os adeptos continuam a questionar-se sobre se não seria melhor ter mais um avançado.

Aos olhos dos sportinguistas, Paulinho e Tiago Tomás não chegam para que o seu clube consiga lutar com garras e dentes por todas as competições em que vai estar envolvido.

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

De um lado a mais, do outro a menos

Ao contrário do que acontece em Alvalade, na equipa de Amorim, no outro lado da 2ª circular há demasiadas opções. Os encarnados, que também vão jogar a liga milionária, têm, neste momento, seis opções para a posição de ponta de lança.

É verdade que estão à procura de um novo clube para Carlos Vinícius e que Darwin Núñez e Haris Seferovic já foram associados a alguns emblemas, mas ainda pertencem ao plantel do SL Benfica. Contam ainda com o recém-contratado Roman Yaremchuck e com o jovem formado no Seixal Gonçalo Ramos. Todos eles já somaram minutos desde o arranque oficial da época, mas as escolhas de Jorge Jesus têm recaído sobre o ucraniano Yaremchuck e o miúdo Gonçalo Ramos. Mas há outro nome que ainda não se estreou em jogos oficiais com a camisola das águias. Rodrigo Pinho, o ex-maritimista que foi anunciado a época passada como reforço encarnado para a época 21/22, ainda não jogou nenhum jogo oficial desde a mudança para a capital.

O treinador amadorense tem seis nomes à disposição, para já, mas é provável que até ao fecho do mercado esses seis nomes fiquem reduzidos a quatro. E mesmo que no fim sejam cinco, não será nenhuma surpresa, pois presume-se que joguem algumas vezes em 4-4-2, em alternativa ao 3-4-3.

Uma alternativa não parece chegar

No caso do FC Porto, Sérgio Conceição tem três avançados à disposição. São eles Toni Martinez, Mehdi Taremi e Evanilson. O espanhol e o iraniano têm sido a dupla de eleição. O brasileiro tem sido opção nos minutos finais. Parece a medida certa. Mas, tendo em conta que os azuis e brancos se apresentam em 4-4-2 na maioria das vezes, ter um só suplente parece pouco. É um caso semelhante ao do Sporting CP, visto que também vão jogar a liga dos campeões.

Taremi (28 anos), do FC Porto, e Paulinho (28 anos), do Sporting CP, são as opções com mais experiência para a posição. Evanilson (21 anos) e Tiago Tomás (19 anos) são as com menos estaleca, mas com mais irreverência. Os dragões contam ainda com Toni Martinez, de 24 anos, um avançado com discernimento e que acrescenta qualidade. Aos leões parece faltar essa opção – alternativa que poderia dar ao bem reforçado plantel maior profundidade e maior facilidade de adaptação a possíveis adversidades.

A crença de Amorim

Rúben Amorim acredita que a fórmula para o sucesso são os dois avançados de raiz que tem no plantel. E, em caso de necessidade, vê Jovane Cabral e Pote como soluções. Tanto o treinador como os adeptos querem a mesma coisa – o sucesso do clube. E se é esta a fé do treinador, só há uma coisa que os adeptos podem fazer: confiar na palavra de Amorim, que muita alegria lhes deu na temporada transata e esperar que, em caso de contrariedades, o melhor marcador da última edição do campeonato, Pedro Gonçalves, as consiga colmatar.

 

Artigo com opinião do redator da secção do Sporting Miguel Rodrigues

Artigo revisto por Andreia Custódio

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.