Os verde e brancos procuram a vingança da Supertaça

Falamos do dérbi eterno, o dérbi dos rivais da 2.ª Circular, o dérbi que todos querem vencer e que todos querem jogar. Joga-se na próxima sexta-feira, pelas 21h15, a última jornada da primeira volta da Liga NOS e o 308.º jogo que opõe os Leões contra as Águias. Não é só a 2.ª Circular que neste momento separa os dois clubes, pois ambos chegam em contextos bem diferentes: 16 pontos. É a diferença que separa o líder SL Benfica, do atual quarto classificado – Sporting CP. A diferença é grande e deixa os Leões apenas a lutar por uma coisa: honra. Mas por outro lado, o líder SL Benfica luta pelo título. Veremos quem será o elo mais forte, naquele que cada vez mais parece ser o dérbi entre David e Golias.

A ULTIMA VITÓRIA DO SPORTING CP, EM CASA, FRENTE AO SL BENFICA NA LIGA FOI EM ABRIL DE 2012, QUANDO VENCEU POR 1-0. SE APOSTARES NESSE RESULTADO, TENS UMA ODD de 12.25. ARRISCAS?

O SL Benfica parte com claro favorito para este encontro, ora vejamos: Nos já 307 jogos disputados, os encarnados venceram 133 (contra 109 vitórias dos verde e brancos). A nível de empates ambos os clubes somam 65 jogos. Já nos últimos dez jogos disputados entre os dois clubes, o Sporting CP apenas conseguiu vencer por uma vez – na época transata, que na altura a vitória garantiu para a passagem à final da Taça de Portugal. No contexto atual, o momento de forma do SL Benfica e a vantagem que leva para o seu eterno rival, são mais que suficientes para justificar o favoritismo que leva para este jogo. No entanto, o resultado que mais se verifica quer em casa de um, quer em casa de outro, é o empate a uma bola – o que poderá dar ao Sporting CP pelo menos alguma esperança olhando meramente para as estatísticas.

Anúncio Publicitário

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

Se a tarefa leonina à partida já se prevê difícil, com Coates castigado e Vietto lesionado, a missão será muito mais espinhosa. Jorge Silas irá certamente ter algumas dores de cabeça até à hora do jogo naquela que será a escolha do onze inicial. No entanto, a ideia de jogo e a estrutura da equipa será idêntica à que apresentou diante do FC Porto. Apesar da ausência de Vietto, creio que será muito pelas dinâmicas que o corredor esquerdo leonino apresenta que poderá criar maiores dificuldades ao SL Benfica. Não me surpreenderia ver Bruno Fernandes no lugar de Vietto e a procurar atrair numa primeira fase para fora com movimentos exteriores, para depois procurar a bola dentro com movimentos interiores, onde poderá explorar aí os espaços entrelinhas nas costas do duplo pivot encarnado. Por outro lado, o ataque leonino poderá aproveitar também as lacunas que a dupla de centrais do SL Benfica têm vindo a demonstrar: falta de concentração, coordenação dos apoios e formação da linha defensiva.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bruno Fernandes – Poderá ser o adeus do médio e capitão leonino a Alvalade. Rumores – e cada vez parecem ser com mais certezas – dão conta do negócio fechado para o Manchester United. Isto poderá galvanizar o jogador, mas também toda a equipa, num género de despedida perante os sócios. É o melhor jogador do Sporting CP desde que chegou ao clube e tem estado, como habitualmente, em destaque. Sem Vietto terá de ser o principal dínamo da equipa e será a partir da sua irreverência que os Leões podem ferir as Águias. Ainda que esteja por vezes – e comparando com épocas anteriores – a jogar mais numa fase de construção e não numa fase de decisão, terá de assumir o jogo e ser o maestro que o Sporting CP precisa para vencer o encontro.

XI PROVÁVEL

4x3x3 – Luís Maximiano; Ristovski, Eduardo Quaresma, Mathieu, Acuña; Battaglia, Wendel e Doumbia; Bruno Fernandes, Bolasie e Luiz Phellype

COMO JOGARÁ O SL BENFICA?

Bruno Lage irá promover poucas alterações ao onze que disputou o último jogo diante do Rio Ave FC. Vlachodimos irá regressar à baliza e provavelmente André Almeida será a escolha para figurar no lado direito da defesa, mantendo os restantes que jogaram diante do Rio Ave FC. O SL Benfica irá manter a sua estrutura habitual em 4x4x2 procurando sobretudo as dinâmicas que consegue criar nos seus corredores – principalmente no lado esquerdo, com Grimaldo a ser bastante vertical.  É uma equipa de pendor ofensivo, com Taarabt e Weigl no miolo e responsáveis pela zona de construção, ligando ainda com Pizzi e Chiquinho que são mais responsáveis por procurar o jogo entrelinhas. Cervi em grande forma garante uma preciosa ajuda a nível defensivo e poderá permitir maior liberdade ofensiva a Grimaldo – e com isto prender o lateral direito leonino que poderá ficar mais cauteloso nas suas investidas. O SL Benfica irá certamente procurar tirar vantagem da pouca rotina que existe entre os centrais leoninos e tentar provocar ao máximo o erro adversário. Os Leões revelam também fragilidades no processo defensivo – recuando até ao jogo com o FC Porto: debilidade na forma como controla a linha defensiva quer na sua altura, quer na sua largura; espaço entrelinhas e por vezes bloco médio muito distante do bloco defensivo; e na forma como por vezes se descompensa e como reage na transição defensiva.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Adel Taarabt – Se fosse há uns meses atrás ninguém iria acreditar, mas a verdade é que Taarabt é um jogador recuperado e um jogador novo. Recuperou sobretudo a sua confiança pois a sua qualidade todos lhe reconheciam. Por ter ocupado terrenos mais adiantados noutras fases da sua carreira, creio que isso agora lhe permite decidir bem e de forma mais rápida, pois antes tinha menos espaço para executar permitindo melhorar a sua atenção e noção do que o rodeia, colocando a bola onde o adversário menos espera e procurando sobretudo os colegas entrelinhas. Creio que será fundamental no processo encarnado, construído na perfeição com Weigl e ligando depois com Chiquinho e Pizzi.

ONZE PROVÁVEL

4x4x2: Vlachodimos; André Almeida, Ruben Dias, Ferro, Grimaldo; Pizzi, Taarabt, Weigl, Cervi; Chiquinho e Vinícius

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Comentários