Taça de Portugal, oitavos de final: quarta-feira, 18 de dezembro de 2024, 20h45.
A ANTEVISÃO: O SPORTING QUER VINGAR DERROTA PARA A LIGA. SANTA CLARA ESPERA VOLTAR A SURPREENDER
As nuvens ainda são negras lá para os lados de Alvalade, mas começam a dissipar-se lentamente depois do triunfo “à rasquinha” do Sporting frente ao Boavista.
Um ciclone vindo dos Açores pode colocar novamente o reino do leão numa tempestade com consequências imprevisíveis. O Sporting volta a receber o Santa Clara, desta vez a contar para a Taça de Portugal, depois de ter deixado escapar três pontos há menos de um mês para o campeonato, às mãos daquela que é a equipa sensação do futebol português esta temporada.
João Pereira ainda está a sentir na pele a pesada herança deixada por Ruben Amorim. Depois de quatro derrotas consecutivas, o novo treinador dos leões respira agora um pouco melhor com essa vitória frente aos axadrezados, e tem nesta eliminatória da Taça a oportunidade perfeita para se vingar do desaire frente ao Santa Clara, e colocar o Sporting no trilho do sucesso.
Mas não se afigura uma tarefa nada fácil, aquela que o jovem técnico português tem em mãos. A começar pelos vários jogadores indisponíveis por lesão. Nuno Santos, Daniel Bragança, Morita e Pedro Gonçalves, todos eles habituais titulares e com preponderância na formação verde e branca, não podem dar o seu contributo e vão falhar a partida de hoje, sendo que Nuno Santos não joga mais esta época.
Franco Israel, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma são dúvidas que só vão ficar desfeitas minutos antes do início do encontro. Contrariedades que não podem servir de desculpa, para um Sporting que vai querer entrar com tudo e mostrar que a derrota para o campeonato foi obra do acaso.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Se o Sporting teve uma série de quatro derrotas consecutivas, interrompida com uma vitória no último fim-de-semana, o Santa Clara vive o sentimento inverso.
O conjunto açoriano vinha de quatro triunfos, mas o Arouca quebrou essa série na última jornada. Mas nem mesmo esse dissabor apaga a grande época que o quarto classificado da Liga está a realizar, e vencer outra vez o Sporting significaria alcançar os quartos-de-final da prova rainha do futebol português, e igualar o feito da temporada passada e também da 2020/2021.
Vasco Matos já terá a receita para voltar a surpreender o leão na sua própria casa, e deverá apostar no habitual 3-4-3. Ricardinho e Pedro Pacheco continuam a recuperar de lesão e não vão a jogo.
Apesar do claro favoritismo do Sporting, este encontro promete ser um grande espectáculo de futebol, protagonizado por duas equipas que privilegiam o ataque.
O Santa Clara sabe que não tem nada a perder e vai entrar em campo sem qualquer pressão, ao invés do emblema verde e branco, que vai jogar sobre brasas e com os fantasmas açorianos a pairar novamente em Alvalade.
O árbitro da partida será Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.
10 DADOS RÁPIDOS
1. Sporting e Santa Clara já se defrontaram 18 vezes em todas as competições. 14 vitórias para os leões e dois triunfos para os açorianos.
2. Nesses 18 jogos, o clube lisboeta marcou 37 golos e o emblema açoriano 13.
3. A maior vitória caseira do Sporting frente ao clube de Ponta Delgada aconteceu na época 2021/2022, para o campeonato. 4-0 foi o resultado.
4. O primeiro triunfo do Santa Clara em casa do leão aconteceu há menos de um mês, em jogo a contar para o campeonato.
5. O resultado mais comum no Estádio José Alvalade entre os dois conjuntos é de 2-1 e 1-0.
6. Esta vai ser a primeira vez que Sporting e Santa Clara se vão defrontar para a Taça de Portugal.
7.O conjunto orientado por Vasco Matos tem apenas uma derrota nos últimos cinco encontros.
8. A formação leonina tem quatro derrotas nas últimas cinco partidas.
9. O Sporting conta com uma média de 2,83 golos marcados por jogo esta época.
10. Já a média de golos marcados por jogo do Santa Clara é de 1,06.
JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão – Bisou na última partida frente ao Boavista, e salvou a sua equipa de mais um desaire, o que poderia levar de imediato ao despedimento do seu treinador. Francisco Trincão é sempre um perigo à solta pelo lado direito do ataque verde e branco, não só pelos golos que marca, mas pelos que dá a marcar. Esta época já contabiliza 10 assistências, e no que toca à finalização, o extremo direito leonino já leva seis tentos em 24 jogos. É um jogador bastante rápido e trata a bola por tu, ingredientes suficientes para chegar com êxito à baliza contrária.

Vinícius Lopes – Se o Santa Clara está na posição em que está no campeonato, em muito se deve a este extremo direito de 26 anos que o clube de Ponta Delgada contratou em definitivo ao Botafogo. O jogador brasileiro tem dado nas vistas na formação açoriana e promete continuar o bom rendimento que tem apresentado em muitas partidas. Leva seis golos marcados em 14 jogos, sendo que um deles foi contra o adversário desta noite. A besta negra do Sporting regressa hoje ao lugar onde foi feliz há três semanas, e promete gelar novamente as bancadas de Alvalade.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Kovacevic; Debast, St. Juste e Matheus Reis; Geny Catamo, Hjulmand, João Simões e Quenda; Francisco Trincão, Maxi Araújo e Gyokeres
Treinador: Tiago Teixeira (treinador adjunto)
«Fizemos a análise do jogo contra o Santa Clara e ainda hoje vimos mais imagens. O resultado é completamente enganador tendo em conta o que se passou. Tivemos muito mais oportunidades de golo. O Santa Clara teve duas oportunidades clara no jogo todo. Sabemos que isto pode acontecer no futebol. Tivemos 20 remates, criámos 12 ocasiões contra o Boavista, e fomos para o intervalo empatados. Esperamos que o resultado seja diferente amanhã (hoje)».
Santa Clara: Gabriel Batista; Luís Rocha, Frederico Venâncio e Sidney Lima; Diogo Calila, Adriano Firmino, Serginho e MT; Vinícius Lopes, Alisson Safira e Gabriel Silva
Treinador: Vasco Matos
«Todos os jogos têm histórias diferentes. O jogo do campeonato já passou e este será completamente diferente. Temos de o preparar bem e temos de melhorar. O do campeonato é passado e temos de andar em frente, seguir o nosso caminho, com muito respeito pelo nosso trabalho e com muita humildade. O plano de jogo tem de ser cumprido à regra e temos muita ambição de vencer. Queremos muito passar esta eliminatória».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-1 Santa Clara