Arsenal FC 1-1 (3-5 após GP) Sporting CP: Leões rugem mais alto e abatem canhões londrinos

    Sporting nos quartos de final da Liga Europa com esforço, dedicação e devoção em busca da glória

    As duas equipas chegavam à segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa num momento de forma praticamente idêntico: quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos, com o empate a dois golos a chegar na primeira mão desta eliminatória, disputada em Alvalade.

    Desta vez com um Emirates Stadium cheio a galvanizar a equipa do norte de Londres, à data líder isolado da Premier League, o Arsenal apresentava um onze titular muito forte, com Aaron Ramsdale, Gabriel Magalhães e Gabriel Jesus todos de regresso. Do lado do Sporting, duas ausências importantes: o dínamo do meio-campo Morita e o capitão Coates, ambos suspensos por acumulação de amarelos. Paulinho, por outro lado, regressava à titularidade após lesão.

    O Sporting entrava bem no encontro, com mais posse de bola que o Arsenal e um remate perigoso de Edwards logo aos 12 minutos. O Arsenal tentava manter a estrutura, apesar das lesões prematuras dos defesas Tomiyasu e Saliba que levavam a duas substituições forçadas, e ameaçava primeiro com uma oportunidade para Gabriel Jesus e depois com um lance de grande penalidade não assinalada por alegada falta sobre o português Fábio Vieira.

    Ainda antes dos 20 minutos, o golo. Granit Xhaka abria o marcador para os londrinos após uma jogada de insistência e acalmava os ânimos dos adeptos no Emirates depois de um início frenético. As oportunidades de golo iam suceder-se até ao final da primeira parte, tanto de um lado como do outro: Edwards, isolado, não conseguia aproveitar uma saída rápida do Sporting; Jesus via remate à “queima-roupa” travado de forma fantástica por Adán; St. Juste fazia uma “arrancada” de trás que culminava em remate, mas por cima da baliza de Ramsdale; e a acabar a primeira parte, Ugarte tentava remate de meia distância, mas sem sucesso. O resultado manter-se-ia assim inalterado até ao apito intermediário de Antonio Mateu Lahoz.

    O intervalo trouxe uma alteração no alinhamento do Arsenal, com a saída de uma das figuras do primeiro tempo, Gabriel Jesus, para a entrada de Leandro Trossard. Enquanto caía a chuva no norte de Londres, o Sporting tentava tudo para virar o resultado, com as oportunidades criadas a serem embaladas pelo calor dos adeptos leoninos, que em números elevados rugiam no Emirates.

    Volvida uma hora de jogo, “fumo verde” para o momento da noite. Uma “chapelada” monumental de Pedro Gonçalves, pouco depois do círculo do meio-campo, a apanhar Ramsdale de surpresa e a fazer saltar a secção visitante. Uma entrada fulminante do Sporting na segunda parte: em 25 minutos jogados, a posse de bola era de 65%-35% a favor dos leões, com zero oportunidades criadas pelos “Gunners”.

    Mikel Arteta tentava recuperar o controlo da eliminatória fazendo entrar Bukayo Saka para o lugar de Reiss Nelson, mas o Sporting não desarmava e Rúben Amorim, compreensivelmente, não se atrevia a mexer na equipa. O único lance de perigo do Arsenal digno de nota, de resto, chegava aos 78 minutos por virtude de um livre cobrado por Fábio Vieira. Entrava-se na fase decisiva do encontro, bastando ao Sporting um golo para assegurar de imediato o apuramento e um “choque” de magnitude europeia.

    Já com o avançado Chermiti em campo, a render o incansável Paulinho, o Sporting tentava fechar o resultado no tempo regulamentar. Mas o golo não chegava e este grande embate europeu seguia para prolongamento. Desde logo, dupla substituição nos “verdes e brancos”, com Essugo e Nuno Santos a render os muito desgastados Pedro Gonçalves e Matheus Reis, respectivamente.

    A primeira parte do prolongamento ficou marcada, desde logo, por mais uma defesa incrível de Adán após perda de bola em zona proibida por parte de Essugo. O espanhol a manter o Sporting vivo na eliminatória. Já a segunda parte abriu com remate perigoso de Partey, substituto utilizado por Arteta. Após mais uma defesa milagrosa por parte de Adán, e a pouco mais de dois minutos do final do tempo suplementar, Ugarte vê cartão vermelho por acumulação de amarelos e desfalca o Sporting para o que restava. Expulsão que acabava por não ser decisiva, chegado o apito para o fim dos 120 minutos.

    Grandes penalidades. Coração nas mãos. O fim que se pedia para uma grandiosa noite europeia do Sporting em Londres. St. Juste avança: a bola abana a rede. Odegaard bate colocado: sem hipótese. Esgaio atira: golo. Saka dá um passo em frente: remate cruzado e 2-2. Gonçalo Inácio bate: Ramsdale toca, mas a bola segue o seu percurso inabalada. Trossard de pé direito: não chega Adán. Arthur Gomes com 3-3 por desempatar: marca o 33. Martinelli vai para repor a igualdade: Adán! Adán! Outra vez ele! É o momento do Sporting. Vai Nuno Santos para a decisão. Pé esquerdo na bola… E o Sporting está nos quartos de final da Liga Europa!

    A FIGURA

    Jeremiah St. Juste Sporting CP
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Jeremiah St. Juste (Sporting): A par do guarda-redes Adán, que manteve o Sporting vivo na eliminatória em múltiplas ocasiões, foi o elemento mais inconformado dos “leoninos” e, fosse este jogo em Alvalade, saía do relvado “em ombros”. Na primeira parte, foi um elemento disruptivo a partir da defesa, trazendo o jogo para o meio-campo defensivo do Arsenal. Na segunda parte e no prolongamento foi muito sólido a defender, não cessando no encorajamento aos colegas de equipa. Numa noite em que o uruguaio Coates, a referência defensiva e de balneário do Sporting, não pôde dar o seu contributo, St. Juste assumiu-se como o “patrão da defesa”. Uma exibição de nível europeu.

    FORA DE JOGO

    Clássico
    Fonte: Carlos Silva / Bola Na Rede

    Francisco Trincão (Sporting): Tentou, tentou, mas muito pouco lhe saiu bem. Abandonou o relvado no final da primeira parte do prolongamento depois de algumas arrancadas pela direita do ataque, maior parte delas na primeira parte e todas sem grande sucesso. Foi rendido por Arthur Gomes, já com os penáltis em vista.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    ARSENAL FC

    Mikel Arteta apenas respondeu à imprensa inglesa.

    SPORTING CP

    Não foi permitido ao Bola na Rede colocar questões ao treinador Rúben Amorim.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Carlos Eduardo Lopes
    Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
    Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Xavi Hernández na lista para render antigo colega de seleção como treinador

    Xavi Hernández é um dos nomes na lista de alvos do Bayer Leverkusen. Alemães estão a preparar a sucessão de Xabi Alonso.

    Arkadiusz Milik ainda não jogou pela Juventus esta época e renovou até 2027

    Arkadiusz Milik está lesionado e ainda não jogou pela Juventus nesta temporada. Ainda assim, Vechia Signora renovou com o polaco.

    Imprensa saudita avança que Jorge Jesus pode ser despedido do Al Hilal nas próximas horas

    O Al Hilal está a cogitar o despedimento de Jorge Jesus. Convocada reunião de urgência para deliberar o futuro do treinador.

    Luís Castro recusa mais um clube no Brasileirão e quer esperar pelo menos até junho antes de assumir um novo clube

    Luís Castro rejeitou uma abordagem do Vasco da Gama. O técnico português continua sem clube depois da etapa no Al Nassr.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Kyle Walker deslumbrado com vida em Itália: «Até os tomates são bons aqui»

    Kyle Walker falou da experiência de vida em Itália. Lateral direito do AC Milan tocou na qualidade gastronómica no país.

    Fenerbahçe de José Mourinho quer fechar venda de 30 milhões de euros para atacar contratação de Dusan Vlahovic

    O Fenerbahçe quer fechar a contratação de Dusan Vlahovic no próximo mercado. Youssef En-Nesyri pode ser vendido.

    Ex-AC Milan defende Sérgio Conceição: «Até Ancelotti teria tido dificuldades. Em vez de o massacrar, dar-lhe-ia confiança»

    Francesco Coco, antigo internacional italiano que passou pelo AC Milan, criticou estado dos Rossoneri e defendeu Sérgio Conceição.

    Erik ten Hag queria pagar 40 milhões de euros para reencontrar jogador do Ajax no Manchester United

    Erik ten Hag tentou convencer o Manchester United a contratar Brian Brobbey. Técnico queria chegar aos 40 milhões de euros pelo avançado.

    Evangelos Marinakis suspende participação oficial no Nottingham Forest devido às regras de multipropriedade da Champions League

    Evangelos Marinakis já está a precaver a possibilidade do Nottingham Forest chegar à Champions League. Em causa violação das regras da multipropriedade.

    Qarabag é tetracampeão do Azerbaijão: Ganharam 11 vezes das últimas 12

    O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.

    Liverpool prepara proposta por jogador que vai deixar o Bayern Munique no final da época

    Kingsley Coman vai deixar o Bayern Munique no final da temporada. O Liverpool é o mais recente clube interessado no francês.

    Ex-AC Milan sobre Rafael Leão: «Nunca se sabe que tipo de jogador será em campo»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Ex-AC Milan sobre Sérgio Conceição e uma possível conquista da Taça de Itália: «Não podemos estar satisfeitos»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Marcus Rashford já definiu prioridade para o futuro e não quer continuar no Aston Villa

    Marcus Rahsford não quer rumar ao Aston Villa. O avançado inglês pretende uma transferência para o Barcelona.