📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bas Dost: de AC/DC para Coldplay

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Na temporada passada e época de estreia (em Portugal) do jogador holandês, o ponta-de-lança marcou 34 vezes, fazendo ainda quatro assistências. Uma época de sonho para qualquer avançado, numa temporada em que, ainda assim, o Sporting esteve aquém do esperado, em termos globais. Depois de uma época de luta pelo título até ao final, e com bom futebol, o segundo ano de Jesus resultou num decréscimo de qualidade, porventura até em termos de plantel (depois de uma pré-época muito mal gerida em termos de mercado).

Bas Dost foi a grande excepção, e num futebol muito afunilado para a finalização deste, de muitos cruzamentos de Gelson e pouco mais, o holandês teve a possibilidade de se destacar e voltar à ribalta do topo dos goleadores europeus (discutiu a Bota de Ouro com Messi até final da época), num estilo felino e eficaz onde poucas oportunidades bastavam para deixar a sua marca no resultado de cada jogo.

Nesta nova época, o Sporting alterou e muito a base do seu plantel, que resultou, por exemplo, em maior profundidade na ala esquerda (Acuña) e criatividade na zona central do terreno (Bruno Fernandes). Duas virtudes que obviamente trazem também consigo mais variantes ao jogo ofensivo da equipa leonina. Acuña sabe segurar bem a bola e entrar em zonas de remate com perigo, e Bruno Fernandes trouxe um poder de remate (e finalização) que há muito não se via no relvado de Alvalade. O próprio Gelson surge muito mais em zonas de finalização, o que mais uma vez, varia as opções para a definição de cada jogada ofensiva.

O avançado holandês faturou por 34 vezes na época passada Fonte: Sporting CP
O avançado holandês faturou por 34 vezes na época passada
Fonte: Sporting CP

Em suma, Bas Dost perdeu algum protagonismo nesse momento do jogo, e tem-se visto inclusivamente o holandês a pisar outros terrenos do campo para combinar e assistir os seus companheiros. Provavelmente irá marcar menos golos este ano? Provavelmente. Era mais confortável para ele jogar ao estilo da última época? Obviamente que sim. Mas o Sporting precisa de manter os seus processos de jogo que construiu para esta época, de modo a não cair – como aconteceu no ano passado – no “manto da previsibilidade”.

É caso para dizer que, e pegando na referência feita em cada festejo de um golo de Bas Dost, o avançado holandês deixou um pouco a intensidade e a irreverência dos seus AC/DC, e passou para um estilo mais instrumental, para uns Coldplay. Mais suave, mais ligeiro… mas está sempre lá quando é preciso. Setúbal e Feirense que o digam.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O Celtic de Wilfred Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfred Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.

Manchester City arruma a casa e pode deixar sair avançado para o Borussia Dortmund

O Manchester City pode deixar sair Oscar Bobb no mercado de janeiro. O avançado norueguês de 21 anos pretende deixar a equipa inglesa.

Palmeiras de Abel Ferreira tem 2 jogadores referenciados para a nova época

O Palmeiras de Abel Ferreira já trabalha na nova temporada. A equipa orientada pelo técnico português quer Brenner e Marlon Freitas.