Carta Aberta a Frederico Varandas

- Advertisement -

 

Frederico, as dissertações sobre o meu clube tornam-se cada vez mais complexas de serem escritas. Aglutinam-se emoções completamente adversas, fundem-se pensamentos incertos com a certeza de tantos outros. Tudo se transforma num gigante ponto de interrogação, sem qualquer traço retórico, tudo se compõe num oceano de perguntas para as quais as respostas são uma espécie de alucinação… um caso de estudo que Stanley Kubrick dispensou erroneamente.

Frederico, a descrição supracitada rapidamente me subjugou a si. “Não estamos preocupados”: inicialmente, inferi que fosse acerca das polémicas socialistas, entre Tancos e Marquês de Pombal, com uma breve passagem por todos os familiares de Carlos César. Então, emergia a designada “desonestidade intelectual”, porque o panorama político nacional está à disposição de toda a gente, incluindo os indiferentes. Contudo, e como a desinformação constitui um processo célere e frequente, preocupei-me em contextualizá-la: Frederico referia-se, nada mais, nada menos, do que ao seu clube: uma declaração proferida aquando do término de uma pré-época desastrosa, pressagiando tudo o que se contempla no presente.

A contestação à direção leonina tem subido de tom
Fonte: Sporting CP

Frederico, é facilmente questionável a sua capacidade para efetuar contas certas ao contrário do que se verifica nos líderes partidários. Ora vejamos: três treinadores em oito jornadas, um ponta de lança fixo disponível para quatro competições, um deserto personificado na posição seis sendo que as aspirações apontam para o título (risos, risos, risos) e uma entrevista que se resume na palavra “Teresa”, Frederico. Para além disto, a golpada de génio também consta na presença de Beto e Hugo Viana nos quadros da “team manager”. A tarimba é tanta ao ponto de a legião sportinguista não se aperceber, o núcleo duro ressente-se e exibe-se maleável. Situamo-nos perante um caso de gaguez de personalidade.

Frederico, urge a alteração de toda a postura e estratégia (se é que existe alguma) adotada até então. O impasse que nos envolve impera à transfiguração de uma gestão que se apresenta danosa e raquítica. O Sporting Clube de Portugal descansa na sombra da árvore da rebelião: a atualidade metaforizada na anarquia do Punk, nos casacos de cabedal, nas unhas pintadas de preto e nos alfinetes pregados na boca a sangue frio; e a New Wave com as pernas estendidas e com os olhos cerrados. Os The Sound foram visionários e recitaram “New Dark Age”.

And it’s pressure from all sides
Coming down around our ears
Stuck in this room without a door
Scratched away at the walls for years
All we’ve got to show is the dust on the floor
And here it comes, a new dark age

Os poetas advertiram-nos para esta situação. Volteiam-nos as Trevas e todo o breu aglomerado ao longo de gerações e gerações. As fábricas futebolistas necessitam de triunfos, positividade e confiança.

E continua a pairar a incerteza, porque não sei se o Frederico é capaz de metamorfosear o caráter soturno do clube numa das mais belas melodias líricas, de arquivar todas as matemáticas e de se preocupar genuinamente com o assunto mais pequeno.

Frederico, gastei muito o seu nome?

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Pinto impressiona no Bournemouth e elogia José Mourinho: «Parece-me uma situação natural: o maior clube para o maior treinador»

Tiago Pinto deixou vários elogios a José Mourinho, numa entrevista da Marca que destacou o desempenho do português como diretor do Bournemouth.

Napóles fecha avançado brasileiro por 20 milhões de euros

O Nápoles chegou a acordo com o Hellas Verona para a contratação de Giovane. Os napolitanos vão pagar 20 milhões de euros pelo avançado.

Leandro Santos deixa Benfica e está a caminho do Moreirense

Leandro Santos está muito próximo de ser confirmado como reforço do Moreirense. O lateral vai deixar o Benfica e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o clube minhoto.

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.