Carta Aberta a: João Mário

sporting cp cabeçalho 1

Caro João Mário Naval da Costa Eduardo… Ou João Mário, como sempre te “conheci”:

Há paixões que nunca se esquecem, amores que perduram e memórias a relembrar. Pode parecer quase o início de uma carta de amor para ti mas, descansa, não é. O que nos une é o amor pelo nosso Sporting Clube de Portugal.

Diziam que te ias embora. Corriam rumores de que ias trocar Lisboa por Milão, de que ias mudar a tua casa de Alvalade para San Siro. Era bom que não fosse assim, não era? Era bom que ficasses a defender as riscas verdes e brancas em vez de ficares a defender as azuis e negras. Mas, como a todos os filhos, vamos ter de largar a tua mão e deixar-te voar.

Levantaste voo em França: jogo após jogo foste mostrando todas as valias a que nos habituaste tanto; a nós, sportinguistas, bem como aos adeptos de outros clubes, por muito que a maior parte não queira admitir. Gostavam de ti como o João Mário, o médio da seleção, aquele que espalhava magia e classe como há muito tempo não se via; já como o João Mário, aquele com as mesmas características que o da seleção, o que jogava de leão ao peito, havia melhores e com mais potencial, que fariam mais dinheiro para outros clubes e não para nós. A diferença entre nós e eles, João (trato-te assim pela facto de a nossa diferença de idades não ser assim tão grande e por pertencermos à mesma família), é que nunca te vimos como uma máquina de fazer dinheiro; para nós, João, sempre foste um dos nossos meninos de ouro, que tentámos proteger a todo o custo. Eu acredito em ti e defendo-te com garras e dentes quando falam mal de ti, porque tu, mais do que muitos que jogam no nosso clube, sempre o mereceste. Sempre deste tudo de ti dentro e fora do Sporting.

João Mário Sporting CP
João Mário foi ovacionado aquando da sua saída, aos 90 minutos, no último jogo
Fonte: Sporting CP

Diziam que te ias embora. Não sabia se era verdade ou mentira, se estava por horas, dias ou semanas. Mas a ti, João, quero fazer um pedido público, que fica registado, quer tenha a sorte de o leres ou não: mostra o que tens sido e nunca te movas nas redes do dinheiro, como acho que nunca o tens feito. Mostra que ainda tens a raça de leão dentro de ti e que sabes o que queres para o teu futuro. Eu, como sportinguista, vou acompanhar sempre o teu percurso. Decidiste que isto seria o melhor para ti, e eu aceito o facto de teres decidido voar. Não digo mais alto ou mais baixo, porque aí as opiniões divergem. Pode ser o começo da viagem da tua vida, tanto profissional como pessoal. Poderá ser uma nova experiência.

A minha voz é a última a contar, eu sei. Gostaria de te ver esta época a jogar com as nossas cores. Partiu-me o coração, e de certeza que a mais uns milhares, ver aquela ovação como uma espécie de despedida no fim-de-semana passado. Não quis acreditar. Ainda não quero acreditar que é uma realidade.

Eu acredito que vais continuar a torcer por nós. O bichinho ficou e de certeza que se vai manter. Só espero que nunca deixes de acreditar que querem o teu bem.

Sobretudo, quero ver-te como um jogador feliz. A fazer aquilo de que mais gostas e a defender as cores do clube que te recebe. Eu irei sempre ver como te está a correr a temporada; estarei a torcer para que sejas mais e melhor, para que superes os desafios que te propõem e para que nunca deixes de pensar no que poderás fazer.

Diziam que te ias embora mas, para mim, és e ficarás sempre leão.

De uma pessoa que espera que voltes a vestir um dia as nossas cores,

Marta Reis

 Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.