Carta Aberta a José Peseiro

- Advertisement -

Caro mister, perdoe-me a cordialidade e a frontalidade nas minhas palavras mas não posso deixar passar ao lado o momento que o clube vive e muito menos deixar de expressar a tristeza que tenho sentido, a tristeza que muitos de nós temos sentido. Por vezes é um sentimento de um enorme vazio dentro de nós, parece algo que já sentimos outrora e que agora parece algo estranho por termos sido privados desse tipo de sentimento durante alguns anos. E sabe porquê? Porque o paradigma tinha mudado com a anterior direção. Existia pujança, esforço, dedicação, devoção e glória. Principalmente nas modalidades, algo que tarda em aparecer no futebol profissional.

No entanto, existiu uma clara melhoria a nível de resultados e ficamos muito mais competitivos. Deixamos de ser motivo de chacota e passaram a contar connosco na luta pelo titulo novamente. E agora sentimos, nós os verdadeiros adeptos e os verdadeiros sócios, que estamos novamente no rumo errado. Que o paradigma voltou a mudar para o clube amigo e das elites que tanto caracterizou o clube, o tal clube dos croquetes, onde a exigência voltou a não fazer parte do quotidiano leonino. Voltamos a ser gozados, voltamos a permitir que façam o que quiserem do nosso clube e dos nossos jogadores. Tal como eu, há muitos sócios e simpatizantes que não nos lembramos de ver o clube ter sido campeão e, no entanto, não desmobilizamos. Somos uma massa adepta jovem, viva e cada vez somos mais leões. E por isso mesmo, não posso – nem podemos deixar passar em claro o momento que o clube vive.

Reconheço que a culpa não é inteiramente sua, existe muitos erros da Comissão de Gestão e da actual direcção do Dr. Frederico Varandas. Mas hoje, dirijo-me exclusivamente ao mister, falando da sua quota-parte e dos erros que tem cometido neste ainda precoce inicio de época.

Apesar de reconhecer a coragem que teve para pegar no projeto na situação em que estava o clube e apesar de respeitar o trabalho de toda a gente, principalmente, no mundo do futebol, nunca fui seu fã e não reconheço em si as capacidades para ser um treinador de clube grande ou dos chamados clubes de top europeu e mundial.

Não tem capacidade para gerir e treinar num clube com os objetivos do Sporting. Já a primeira passagem por Alvalade não foi feliz, apesar de concordar com segundas oportunidades, era mais que sabido que a sua segunda passagem tinha tudo para correr mal. O Sporting precisa de gente nova, de nova pujança, de novos conhecimentos. O futebol evolui de dia para dia, principalmente taticamente e o mister ficou preso ao passado. O Sporting nos dias que correm não tem um fio de jogo, não tem ideias, vive das poucas individualidades que existem no plantel e que fazem por vezes a nossa sorte surgir um pouco e sobrepor-se assim à péssima performance coletiva.

José Peseiro tem demonstrado imensas dificuldades no comando técnico dos leões
Fonte: Sporting CP

Vamos por partes: Primeiro, tenho gostado muito de ver o mister a passear pelas praças de toiros pelo país. Das duas uma: ou está à procura de novo emprego para si ou para o Battaglia. E já que se fala no Battaglia, explique-me como é que um jogador do Sporting pode estar dentro de campo com sono? Visível nas imagens televisivas, não há desculpa. Para mim é muito mais grave estar em campo com sono, a andar em campo, sem atitude, sem garra do que por exemplo acontecer como aconteceu com o Matheus Pereira e que acabou por afastar do plantel um dos nossos melhores jogadores. Esse certamente teria vontade em demonstrar todo o seu potencial. É certo que os jogadores têm de ser profissionais, mas sabe tão bem como eu, que com os melhores jogadores estamos sempre mais perto de ganhar. E o actual plantel leonino não abunda em grandes opções muito menos opções ofensivas. Gostava de saber se viu essas imagens, se falou com o jogador, se lhe deu alguma reprimenda. Mas provavelmente o jogador por ter sono, ficou mais perto de receber um aumento no salário.

Segundo, como é que um jogador que rescinde contracto, volta ao clube, é promovido logo a capitão? Como é que ficará o ambiente no balneário? Como? Sinceramente eu não acredito que o ambiente seja bom ou que seja bom entre todos. Visto que rescindir e voltar ao clube dá mais regalias do que ficar sempre no clube e nunca lesar o clube em nada. Jogadores como Montero, Coates ou até Mathieu merecem muito mais esse estatuto no balneário. E é assim que se ganha um balneário. A imagem que passa tanto para dentro como para fora não é nada positiva. Mas foi como lhe disse, passamos a ser um clube amigo e em que a exigência voltou a ser zero. A dedicação e o compromisso voltou a ser zero.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting deu grande ajuda ao Benfica: não foi apenas o golo de Anatoliy Trubin que foi decisivo

O Sporting deu uma grande ajuda ao Benfica, para que os encarnados tenham conseguido a passagem para o playoff da Champions League.

José Mourinho e a exibição de Andreas Schjelderup: «Este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote é claramente diferenciado, a música é outra»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do San Mamés, de forma a reagir ao encontro entre o Sporting e o Athletic.

José Mourinho reage à vitória frente ao Real Madrid na Champions League: «Fizeram o que pedi: ou matamos ou morremos»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa reage ao desaire do Real Madrid frente ao Benfica: «Sabíamos onde estávamos, o adversário que tínhamos em frente, o seu treinador, este estádio»

Álvaro Arbeloa analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

Eis as 8 equipas já apuradas para os oitavos de final da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as oito equipas apuradas para os oitavos de final.

Eis as 16 equipas que vão jogar os playoffs da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as 16 equipas apuradas para os playoffs.