📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Aves 1-3 Sporting CP: Prevaleceu a lei do mais forte

- Advertisement -

O CD Aves perdeu por 1-3 frente ao Sporting CP, em partida a contar para a jornada 29 do campeonato. Renan ameaçou facilitar o jogo para os avenses, mas prevaleceu a lei do mais forte numa partida em que, com menos um, os leões acabaram por conseguir uma vantagem confortável.

Três pontos acima da linha de água, com a ressalva de o CD Nacional apenas jogar amanhã, o CD Aves partiu para este encontro com o objetivo de pontuar e conseguir respirar melhor numa luta de aflitos que, a cada jornada, pode fazer os cenários mudarem. Sem Baldé entre as opções disponíveis, por ser emprestado pela formação de Alvalade, Inácio foi obrigado a mudar o onze inicial, abdicando assim daquele que tem sido a principal referência da equipa. Vítor Costa, lateral esquerdo, foi expulso no encontro da última jornada e ficou também de fora, tendo assumido a titularidade para os seus lugares Derley e Matos Milos.

Já o Sporting CP veio à Vila das Aves para tentar manter a permanência no pódio do campeonato e Keizer fez, por isso, duas alterações em relação aquele que foi o onze titular da semana passada, com a receção ao Rio Ave FC. Borja e Diaby deram lugar a Jovane e Raphinha, tendo o técnico recuado Acuña para defesa esquerdo. Jovane voltou assim a ser titular nos leões, algo que não se verificava desde 23 de dezembro, aquando da derrota na deslocação ao Vitória SC.

E se a lei do mais forte costuma prevalecer, foi mesmo o Sporting CP que entrou melhor no encontro, com grande pressão junto à baliza adversária. No entanto, Renan escreveu o seu nome na história do jogo, ao ser expulso à passagem do minuto 3. Depois de se deixar ultrapassar por Luquinhas, o guarda-redes leonino fez falta e acabou por ver vermelho direto e deixar os leões reduzidos a dez unidades. Os avenses ainda pediram grande penalidade, mas depois da intervenção do VAR, Artur Soares Dias deu livre, que acabou por não incomodar o recém entrado Salin.

A expulsão obrigou Keizer a alterar a equipa, com Jovane a ser o sacrificado e a ceder o seu lugar a Salin, mas acabou por não parecer afetar a formação de Alvalade que, aos 12 minutos, Bruno Fernandes ameaçou com um remate forte à entrada da área, a obrigar Beunardeau a defender para canto. E se o primeiro aviso não passou disso mesmo, ao minuto 24 Luiz Phellype abriu mesmo o marcador. O cruzamento foi de Acuña e o avançado leonino não desperdiçou.

Apesar de estar em vantagem numérica, Augusto Inácio não alterou o esquema tático que planeou para o encontro, continuando a apostar numa linha de cinco defesas. No entanto, cerca de seis minutos depois de sofrer, o CD Aves restabeleceu a igualdade, novamente beneficiando de um erro do guarda-redes do Sporting CP. Luqinhas voltou a ganhar em velocidade à defesa dos leões e Salin apenas o conseguiu travar em falta, com Artur Soares Dias a assinalar de pronto grande penalidade. Falcão foi chamado a converter e fez o um igual no marcador.

Quando parecia certo que o intervalo ia chegar com o 1-1, Mathieu voltou a dar a vantagem aos visitantes. Ao minuto 44 Bruno Fernandes converteu um livre e aproveitou a colocação da defensiva do CD Aves, com defesas em cima da linha de golo e a colocar todos os adversários em jogo, para cruzar em vez de rematar direto. Wendel falhou uma primeira abordagem, mas o central acabou mesmo por bater Beunardeau pela segunda vez na noite.

Foi uma boa casa a que preencheu esta noite as bancadas do CD Aves
Fonte: CD Aves

O segundo tempo trouxe mexidas nos avenses, com Inácio a aproveitar a superioridade numérica no encontro para abdicar de um dos centrais. Ponck saiu e deu lugar a Varela, que começou a época na equipa de sub-23, e o CD Aves passou a jogar com uma linha de quatro defesas.

Ainda assim, voltou a ser o Sporting CP a primeira equipa a criar perigo, com um remate forte de Acuña a obrigar Beunardeau a uma boa defesa logo ao minuto 49. O CD Aves respondeu aos 55, com Falcão a rematar para uma defesa fácil de Salin. A primeira grande oportunidade da segunda parte saiu dos pés de Raphinha que, apenas com o guarda-redes pela frente, permitiu a mancha e falhou o dilatar da vantagem, que daria maior tranquilidade aos leões.

Luqinhas foi sempre um dos mais ativos na frente de ataque dos avenses e um dos que por mais vezes desequilibrou a defensiva leonina, ainda que sem verdadeiro perigo. Augusto Inácio mexeu a pouco mais de um quarto de hora no final e lançou Diallo, mais uma peça para o ataque à igualdade, que mesmo com mais um, nunca esteve facilitada.

E a verdade é que acabou mesmo por ser o Sporting CP a fazer o golo e colocar um ponto final na história do encontro, ao minuto 84. Bruno Fernandes voltou a ser homem-golo nesta formação leonina e, desta vez, foi de cabeça que fez o 1-3, após cruzamento de Ristovski. 16.º golo para o médio português nesta edição do campeonato. Derley ainda marcou, já à entrada para compensação, mas o golo acabou por ser anulado por falta do avançado sobre Coates.

O CD Aves fica assim a aguardar a prestação do CD Nacional, CD Tondela, Boavista FC e CS Marítimo, que entram em campo amanhã, para perceber se é ou não ultrapassado na tabela, depois de permanecer com os mesmos 30 pontos com que entrou para este encontro. Já o Sporting CP mantém firme o seu terceiro lugar, agora com 64 pontos.

Onzes iniciais e substituições

CD Aves – Beunardeau, Ponck (Varela, 46′), Galo, Jorge Fellipe, Rodrigo, Vítor Gomes (Diallo, 73′), Falcao, Fariña (Rúben Oliveira, 85′), Mato Milos, Luquinhas e Derley

Sporting CP – Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña, Bruno Fernandes, Gudelj (Doumbia, 71′), Wendel, Raphinha, Luiz Phellype (Diaby, 78′) e Jovane (Salin, 6′)

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e FC Porto triunfam na Liga Europeia de Andebol

Benfica ganhou por 38-25 frente ao Ferencvaros enquanto o FC Porto venceu 44-31 ao Kriens. Ambos as partidas jogaram-se em Portugal.

José Mourinho esclarece tema Otamendi: «Não recusou falar no fim do jogo»

José Mourinho esclareceu que Nico Otamendi «não recusou falar no fim do jogo». Defesa argentino preferiu falar depois na zona mista.

José Mourinho sente falta de ex-Benfica: «Era uma situação impossível para o Benfica de controlar»

José Mourinho admitiu que gostaria de contar com Kerem Akturkoglu no Benfica. O jogador rumou ao Fenerbahçe no verão.

PSG fecha goleada com belo golo de Vitinha: Eis o momento

O PSG venceu fora de casa o Bayer Leverkusen por 7-2 na terceira jornada da fase de liga da Champions League. Belo golo de Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Jurgen Klopp revela o motivo por ter rejeitado o Manchester United

Jurgen Klopp revelou o porquê de ter rejeitado a oportunidade de treinar o Manchester United. Na altura, o técnico orientava o Borussia Dortmund.

José Mourinho mexeu no Benfica apenas ‘obrigado’: eis o banco das águias frente ao Newcastle United

José Mourinho realizou apenas uma alteração durante o encontro entre o Benfica e o Newcastle United, para a Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Foi uma noite difícil para nós»

Vangelis Pavlidis falou depois do encontro entre o Benfica e o Newcastle United, válido pela terceira jornada da Champions League.