📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Comandante William

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa época em que o Sporting registou um recorde de aquisições, a inconsistência das escolhas para constituir a base do plantel originava o desequilíbrio que previa o insucesso. Neste leque de novidades incluía-se o Argentino Rinaudo, jogador não tanto aprumado na técnica como na intensidade, característica que nele mais se evidenciava. Na nobre posição de jogar à frente dos centrais, parecia Rinaudo ganhar protagonismo. Até que, de forma discreta, um menino da formação leonina promovido à equipa principal parecia ganhar preponderância de jogo para jogo, deixando adivinhar que a primazia das opções até poderia estar dentro de casa.

A história de William Carvalho começava com a garantia de uma titularidade ganha a pulso, e que se manteve com a passagem dos Treinadores que antecederam Jorge Jesus. Um processo de amadurecimento que começou cedo e que justificou o estatuto do jovem Capitão Leonino. Conjugado com o especial percurso ao serviço do Sporting, William de Carvalho integra a renovada geração que consolidou a selecção nacional Portuguesa. Ser Campeão Europeu é um privilégio curricular ao alcance de poucos, e foi também por isso que as portas da Europa se abriram para prestar atenção a este médio, que engana com a velocidade e a simplicidade da técnica. Mas ao contrário do que sucedeu com o caso de Adrien Silva, foi passada com resistência a pressão da época de transferências, e a braçadeira de capitão respeitou a ordem hierárquica. Agora, para além de ser o representante mais experiente da Academia de Alcochete na equipa principal do Sporting, William é também capitão de Equipa, o posto máximo da representação leonina dentro de campo.

William Carvalho fere como poucos os ritmos de jogo no meio campo Fonte: Sporting CP
William Carvalho fere como poucos os ritmos de jogo no meio campo
Fonte: Sporting CP

Jogar numa posição que interfere tanta vez no desenvolvimento táctico do jogo aumenta de igual forma a interferência do jogador em lances determinantes. Ser trinco poderá ser ingrato, porque entre as reduções de espaço e os passes longos que inventam uma nova jogada há sempre uma abordagem que não corre como esperado, e o William sabe disto. É tanta vez esta lucidez, que claramente lhe pertence por direito de experiência, que faz dele um jogador diferente. A forma como lida com o erro é notável, não deixando que uma escolha comprometedora afecte o resto do jogo. É por isto que gosto do William. Por isto, e por jogos como aquele que fez ao serviço da selecção contra a Suíça, deixando os amantes de futebol enternecidos por o ver mascarado de pêndulo que, de vez em quando, diz ao resto dos jogadores do campo que lhe apetece desacelerar o ritmo da coisa.

Confesso que nem sempre percebo as críticas que apontam à sua falta de velocidade, até porque quando se tem a zona nuclear do campo como habitat, a definição de velocidade transforma-se. Destituindo esta falácia, podemos dizer que há poucos jogadores com a inteligência de William na abordagem dos lances, até porque a sua resolução nem sempre está na capacidade de chegar primeiro à bola, mas sim na arte de prever a decisão dos adversários. Mas nos dias que correm é injusto falar de William sem falar da sua mania de começar a colocar a bola onde quer. Já não é a primeira nem a segunda vez que vemos este rapaz a telecomandar o esférico para o sítio certo, seja o pé do Gelson ou a zona do Corredor onde o Piccini estará três segundos depois. São gestos de um grande jogador, cuja evolução técnica aliada à cultura da assiduidade lhe oferece a chancela de Comandante. O Comandante William.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone elogia Griezmann após vitória frente ao Valência: «Está na história do clube, lenda absoluta»

Diego Simeone encheu Antoine Griezmann de elogios após a vitória frente ao Valência. Avançado francês marcou um golaço.

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Algumas mudanças foram estratégicas, outras não»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.