Comunicação no Sporting CP, ou falta dela?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Comunicação e Sporting Clube de Portugal, ora aqui estão duas coisas que não combinam. A comunicação é o nosso ponto mais fraco, e falo de todo e qualquer tipo de comunicação que possam pensar.

Comecemos pelo líder da comunicação, Nuno Saraiva. Cada vez que sai um post do Diretor de Comunicação do Sporting, já gelamos a temer qual o disparate que vai aparecer desta vez na página. Pode, e deve, defender o clube, óbvio que sim, mas o que se passa hoje em dia é totalmente ridículo e, em vez de defender o Sporting, está a ridicularizar o mesmo. Já ninguém tem paciência para ler os posts e os comunicados quase diários. A comunicação nas redes sociais do clube falha, falha por excesso e não por escassez. Arrisco mesmo dizer que Nuno Saraiva foi a pior coisa que aconteceu ao Sporting desde de que Bruno de Carvalho chegou à presidência do clube.

Na mais recente Assembleia Geral do clube, na passada sexta-feira, o Presidente Bruno de Carvalho disse aos sócios e adeptos para saírem do Facebook e irem angariar mais sócios para o clube. Apesar de nós podermos fazer este papel, esta não é uma obrigação só nossa. O clube tem de ser capaz de cativar as pessoas a serem sócias, uma comunicação cuidada é capaz de ser uma boa solução. No entanto, não deixa de ser irónico que Bruno de Carvalho nos peça para sair do Facebook, quando o próprio não o conseguiu.

 Entrar em guerras de palavras com outros clubes não nos leva a lado nenhum, ainda há duas épocas vimos os resultados disto. As guerras de palavras devem ser entre os adeptos, nós podemos picar os adversários. Os dirigentes, jogadores, treinadores, não. Estes devem-se focar no seu trabalho, que é fazer o melhor possível pelo clube, e não dizer que o clube adversário X ou Y está em crise ou algo do género. Focarmo-nos em nós e no nosso trabalho é fundamental, os outros que falem sobre si e, se quiserem, sobre nós.

A comunicação dos jogos também é lamentavelmente má. Os jogos de futebol da equipa sénior têm uma comunicação boa, mas se formos a falar de todo o resto… Há jogos que são anunciados pelo clube apenas um ou dois dias antes, o que é totalmente impraticável no mundo em que vivemos hoje. Na sociedade de hoje, a comunicação é feita ao segundo e é preciso que exista uma maior antecedência. Nós, sportinguistas, tal como as outras pessoas, temos vida, temos família. É verdade que a família sportinguista é importante para todos nós, mas é muito complicado dizerem numa segunda-feira à tarde que existe um jogo na quarta-feira seguinte – as pessoas já organizaram a sua vida sem contar com este evento, e poucas a poderão mudar tão em cima da hora. É certo que existe uma agenda no site, mas a mesma muitas vezes está desatualizada e, na minha opinião, algo confusa; mas não deixa de ser um excelente ponto de partida para algo melhor.

As 'saraivadas' estão descredibilizadas. Fonte Nuno Saraiva
As ‘saraivadas’ estão descredibilizadas.
Fonte Nuno Saraiva

Falando das modalidades, que é onde isto acontece com maior frequência, é preciso existir muitas mudanças. Muitos de nós pensámos que com a inauguração do Pavilhão João Rocha algumas coisas iam mudar, mas não, pouco mudou. Além da situação já falada do tardio anúncio dos jogos/venda dos bilhetes, chegamos ao ridículo de num mundo totalmente digital apenas se venderem bilhetes no Estádio… Nem bilhetes à venda no Pavilhão, nem no site do clube. Pior, a Gamebox Modalidades teve das piores promoções de sempre, foi ridículo o que se fez com este produto. Tanto se podia ter feito, mas existiu uma comunicação péssima, com o mesmo problema dos bilhetes – foi anunciado em cima da hora, poucos dias antes do primeiro jogo oficial em casa.

Eu já trabalhei dentro do Sporting, numa área que em nada tinha a ver com a comunicação, apesar de também ter ajudado nesta área dentro da secção. Quando cheguei ao clube, o que me disseram foi: “o nosso objetivo é ser o mais parecido possível com o Futsal, é a única secção do clube que trabalha, nem o Futebol trabalha corretamente”. Dois anos depois desta conversa acredito que pouco tenha mudado.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.