Cuidado com a ‘Coatesdependência’

- Advertisement -

Os golos de Sebastián Coates já parecem algo tão natural que parece que falamos de um avançado, numa altura em que falta claramente um goleador no plantel e a principal referência do ataque leonino apresenta imensas dificuldades em marcar com regularidade. Pois bem, o capitão leonino, por muita facilidade que tenha em marcar, principalmente nos minutos finais, vai ser sempre um central… será esta dependência positiva?

Coates é já o terceiro defesa mais goleador na história do Sporting 

A verdade é que o uruguaio vai fazendo história a cada dia que passa e parece não querer ficar por aqui. Aos 31 anos, é já o terceiro defensor com mais golos (27) na história do Sporting CP, apenas superado por Morais, autor do golo mais famoso da história do clube na final da Taça das Taças e que fez o gosto ao pé em 69 ocasiões entre 1958 e 1968, bem como por Lúcio Morais, que representou o clube de 1959 a 1964, marcando 35 golos.

No que diz respeito a jogos realizados, El Patrón é o 8º na lista, somando 253 partidas de leão ao peito, ainda muito longe de Hilário, o jogador com mais partidas oficiais na história do Sporting CP (475).

Desde a sua chegada em janeiro de 2016, por empréstimo do Sunderland AFC, Coates já conquistou uma Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pelo meio, foi eleito o melhor jogador do campeonato na temporada passada e já figurou no onze da época da competição em duas oportunidades (2017/18 e 2020/21). Se em Inglaterra Coates teve dificuldades, em Portugal tornou-se referência.

💫 𝐉𝐎𝐆𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐀 𝐒𝐄𝐌𝐀𝐍𝐀 💫

🦁 Sebastián Coates é um dos candidatos desta semana❗
𝙑𝙊𝙏𝙀 𝙅Á 👉 https://t.co/ro2ktBimv4@SebastianCoates | @Sporting_CP | #UCL pic.twitter.com/5b8rSgMfyI

— UEFA.com em português (@UEFAcom_pt) October 21, 2021

Todos estes números são dignos de registo, principalmente no que toca aos golos marcados. A capacidade do capitão leonino nos duelos aéreos é impressionante, o que acaba por ser evidenciado tanto a nível defensivo como ofensivo. No entanto, o Sporting CP ficar refém de um defesa central para marcar golos – particularmente em jogos decisivos ou de grau de dificuldade elevado – é, no mínimo, desconfortável… ou preocupante.

Como é sabido, Rúben Amorim vê o uruguaio como o terceiro ponta de lança do plantel, o que por si só também é um risco desnecessário e que já foi abordado após o fim do mercado de transferências. Só mesmo no Sporting CP é que não se podem ter três avançados, mas adiante…

Numa altura da temporada em que Pedro Gonçalves, o jogador com maior capacidade de finalização do plantel, está a regressar de lesão e ainda não retomou o ritmo a que nos habituou, em que Paulinho apresenta uma enorme falta de confiança, assim como Jovane Cabral – um jogador extremamente irregular, refira-se –, pelo que urge a necessidade de pelo menos um deles elevar o nível, até porque se aproxima uma fase decisiva da época em que a continuidade na Europa estará em jogo frente a Besiktas e Borussia Dortmund.

Coates
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

De resto, Pablo Sarabia não é propriamente um goleador e não entra nesta equação, assim como Tiago Tomás, que pouco joga, não sendo ele também um prodígio no capítulo da finalização.

É bonito e até ‘romântico’ para os adeptos verem o capitão celebrar, até porque Coates é a maior referência do plantel atual e caminha a passos largos para se tornar uma lenda do Sporting CP, é o conto de fadas perfeito. Mas a realidade é que não há milagres e que não será um defesa central a resolver sempre… até porque, evidentemente, não passa o jogo inteiro na área contrária – no máximo o último quarto de hora. Que continue a marcar os seus golos, será sempre bom sinal, para ele e para o clube, mas não esperemos que resolva sempre…

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis reduz desvantagem e dá esperança ao Benfica

O Benfica está a perder com o Braga por 2-1 na segunda meia final da Taça da Liga. Vangelis Pavlidis marcou o golo dos encarnados.

Fulham de Marco Silva volta a brilhar e vence Chelsea e clubes na corrida pelo título empatam: eis os primeiros resultados do dia na...

Mais um grande jogo do Fulham de Marco Silva, desta feita compensado com uma vitória. Triunfo dos cottagers na receção ao Chelsea.

Deco confirma chegada de internacional português ao Barcelona: «Vamos fechar o negócio»

Deco confirmou a chegada iminente de João Cancelo ao Barcelona. Diretor desportivo blaugrana garantiu que está quase.

Ajax pensa em ex-Sporting para resolver problemas do meio-campo e quer aproveitar instabilidade do Manchester United para fechar o negócio

O Ajax quer contratar mais um médio e já definiu a prioridade. Manuel Ugarte, médio do Manchester United, é alvo dos neerlandeses.

PUB

Mais Artigos Populares

Para ver e rever: Rodrigo Zalazar marca grande golo contra o Benfica e Braga faz assim o 2-0

O Braga está a vencer o Benfica por 2-0 na segunda meia final da Taça da Liga. Rodrigo Zalazar marcou o segundo golo dos arsenalistas.

Já há golo no Benfica x Braga e é de Pau Víctor

O Braga está a vencer o Benfica por 1-0 na segunda meia final da Taça da Liga. Pau Víctor marcou o golo dos arsenalistas.

Agente de Oskar Pietuszewski desvenda modus operandi do FC Porto e revela: «Se o FC Porto falhasse, o Atlético Madrid proposta oficial logo na...

O FC Porto já oficializou a contratação de Oskar Pietuszewski. O agente do jogador falou do interesse dos dragões no extremo polaco.