Daniel Bragança: a teimosia de Rúben Amorim | Sporting CP

- Advertisement -

Embora aprecie bastante as qualidades comunicativas e futebolísticas de Rúben Amorim, consigo também apontar-lhe lacunas no seu jogo e algumas teimosias. Para mim, a mais evidente é a pouca utilização de Daniel Bragança. É certo que o jovem tem sido utilizado mais regularmente nesta fase final do campeonato. Porém, o médio poderia ter tido mais oportunidades ao longo da temporada.

João Palhinha e João Mário foram donos e senhores do meio-campo leonino de 2020/2021. Os médios portugueses fazem par no corredor central do terreno na grande maioria dos jogos. Matheus Nunes foi o médio box-to-box suplente, uma espécie de arma secreta, que até foi decisiva nos jogos grandes. A utilização de apenas dois médios, em grande parte da temporada, deixou Daniel Bragança muitas vezes no banco de suplentes, tendo entrado por algumas ocasiões, nos minutos finais da partida.

Algures numa conferência de imprensa a meio da temporada, Rúben Amorim afirmou que a falta de minutos de Daniel Bragança não era culpa do atleta, mas sim dele e dos colegas de posição. Acredito que a utilização do sistema 3-5-2 não tenha sido apenas para aproveitar a qualidade do médio de 21 anos, mas também para explorar uma dinâmica de mais posse e menos procura da profundidade. Durante a utilização desta tática, Daniel Bragança atuou juntamente com João Mário na posição oito, onde mostrou a sua inteligência em campo, bem como a qualidade técnica, passe e as suas tão habituais fintas de corpo.

Daniel Bragança já foi denominado, durante esta temporada, de “estrelinha leonina”
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Houve certos momentos do jogo em que o Sporting CP se encontrou em desvantagem ou a precisar de marcar (recordo-me agora da partida frente ao FC Famalicão em Alvalade). Daniel Bragança chegou a desempenhar o papel de médio defensivo, substituindo João Palhinha, pelo que se verificou ser uma opção válida para o futuro. Não sendo exímio na agressividade nem no desarme, Ruben Amorim procurou ter um atleta organizador ao invés de destruidor de jogo.

No início da temporada, Rúben Amorim lançou Daniel Bragança numa posição mais avançada do terreno, juntando-o à primeira linha de pressão da equipa. Penso que, de todos os papéis que pode desempenhar no meio-campo, o de número 10 é aquele que lhe assenta pior. Felizmente, o treinador leonino percebeu isso a tempo. Daniel Bragança precisa de jogar de frente para o jogo, não de costas para a baliza adversária.

As características que mencionei anteriormente fazem-me concluir que o internacional sub-21 pela seleção portuguesa tem particularidades ímpares em relação aos restantes membros do plantel. A forma como o talento da academia de Alcochete tem um impacto significativo no jogo leonino, é reveladora do perfume que este traz, jornada após jornada. Com Daniels Bragança em campo, o Sporting CP está mais perto de ganhar – as estatísticas não enganam.

Como referi num artigo anterior em que fiz a comparação entre Matheus Nunes e Daniel Bragança, acredito (e quero acreditar) que o jovem leonino esteja a ser preparado para a eventual saída de João Mário, de modo a ter mais minutos na temporada que se avizinha. Este texto é tudo menos uma mágoa por ter visto Daniel Bragança menos vezes em campo do que aqueles que queria. Ruben Amorim fez as suas escolhas, e saberá melhor do que ninguém as razões para as mesmas. No entanto, como redator de sofá, com a impossibilidade de ver os jogos da bancada, vou escrevendo semanalmente uns bitaites sobre aquilo que penso sobre o universo leonino.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto derrota Vizela em jogo-treino: eis os marcadores, jogadores utilizados e indisponíveis

O FC Porto venceu o Vizela por 2-1 em jogo-treino disputado no Olival. Thiago Silva e Gabri Veiga foram os autores dos golos dos dragões.

Morreu Borislav Mihaylov, antigo guarda-redes do Belenenses

O futebol internacional está de luto com a morte de Borislav Mihaylov. O guarda-redes búlgaro morreu, nesta terça-feira, aos 63 anos.

Leonardo Jardim abre a porta à inteligência artificial no treino e explica: «É mais fácil adquirir conceitos defensivos do que ofensivos»

Leonardo Jardim esteve no no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza entre os dias 30 e 31 de março.

Jogador do Chelsea elogia treinador do Chelsea mas confessa: «Eu não teria despedido Enzo Maresca»

Marc Cucurella comentou a presente temporada do Chelsea e deu a sua opinião sobre o despedimento de Enzo Maresca.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto segue atentamente jovem médio ofensivo da Bundesliga

O FC Porto é uma de várias equipas interessadas no médio ofensivo alemão de 20 anos, Mert Komur, que alinha pelo Augsburg na Bundesliga.

Erica Meg Parkinson estreia-se na convocatória da seleção principal de Inglaterra com apenas 17 anos

A jovem média Erica Meg Parkinson, de 17 anos, do Valadares Gaia, foi pela primeira vez convocada para a seleção principal de Inglaterra, atual bicampeã europeia e vice-campeã mundial.

Nápoles confirma ausência de Romelu Lukaku e anuncia medidas disciplinares

O Nápoles emitiu um comunicado oficial, no qual confirmou que Romelu Lukaku não compareceu no treino, revelando que serão tomadas medidas disciplinares.