De médico a presidente: Eis o novo presidente do Sporting Clube de Portugal

- Advertisement -

Hoje ergueu-se uma nova bandeira. A partir de hoje, escreve-se um novo pedaço de história Cinco anos depois, o Sporting Clube de Portugal conheceu um novo presidente. Curiosamente, cinco meses depois de toda a polémica ser conhecida, após aquele mítico resultado em Madrid. Desde esse momento, o Sporting conheceu muitas facções, até agora desconhecidas (ou adormecidas), que aproveitaram o facto de estar numa fase menos boas para se fazerem conhecer.

Contudo, dia 8 de Setembro de 2018 fica marcado na história. Eu sei que é o maior cliché que podemos ouvir em relação a estas eleições, mas é verdade. Ora vejamos: tivemos seis candidatos e meio – um deles desistiu mas tenta, à socapa, incluir-se numa outra lista, fazendo propaganda pela mesma-, um ex-presidente que, num toque desesperante vem dizer que o Presidente ainda é ele, um senhor de 79 que pegou nas rédeas de um clube à beira do abismo e o travou, com passos certos e outros errados, mas que acalmou todos aqueles que fazem parte do clube; tudo isto culminou numa eleição recordista em número de votantes, mostrando que o objectivo era um único: escolher uma figura sólida que representasse o Sporting Clube de Portugal.

A figura escolhida foi Frederico Varandas. O ex-médico do Sporting Clube de Portugal, que entrou para a linha de fogo mal a polémica estalou no clube. Jovem, mas com tenacidade suficiente para fazer frente a todos os que, teoricamente, se anunciavam com mais capacidades que os jovens que também concorriam. Proclamou- ou não fosse esse o lema da sua candidatura- “Unir o Sporting”. Até aqui tudo bem, apesar de achar que o facto de correr ainda muita tinta sobre a sua possível participação em todos os acontecimentos de Alcochete não abona muito a seu favor.

Sendo ele o melhor conhecedor da situação da equipa de futebol, acredito que compreenda quais são os assuntos chave a tratar. O facto de ter dois ex-jogadores do Sporting pode trazer também aquela raça de leão, algo que falta há muito na equipa leonina. Apesar de um dos assuntos do dia ser a parca condição financeira, assusta-me um bocado a forma de sustentar os novos gabinetes que pretende criar- e bem- para as modalidades, dando-lhes os mesmos benefícios da equipa de futebol, sabendo de antemão que, por muito que qualquer presidente queira, será bastante complicado.

Frederico Varandas é o novo presidente do Sporting Clube de Portugal!
Fonte: Candidatura de Frederico Varandas

De uma forma mais pessoal, relembro Varandas que será o 12º presidente em 36 anos. Se quer dar o tão almejado apoio à equipa de futebol quanto deseja, relembro que terá que ser (sempre) um 12º elemento da equipa: ganham 11, ganham todos; perdem 11, não ganha nenhum. É sempre de relembrar o verbo do seu lema- unir. Não espero menos de alguém que conheceu tão bem a realidade dos últimos meses e que deve lutar para que isso não se repita.

Deixo ainda uma palavra de agradecimento a Sousa Cintra. Ninguém é perfeito, tal como ele não o é, mas nem todos deixariam o conforto da sua casa para ir tomar conta de um clube em chamas e, ao contrário de outros bombeiros, tentou apaziguar todas as quezílias dentro do clube, da SAD, e arrumou a casa para que, o futuro presidente a decorasse a seu gosto. Mostrou mais Sportinguismo do que muitos que, durante três meses, palraram opiniões e mandaram achas para a fogueira, dizendo que seria um clube que dificilmente recuperaria.

Outra palavra, de ainda maior apreço, a todos os Sportinguistas que foram votar; não é brincadeira chegar quase aos 20 mil sócios votantes presenciais, que fizeram questão de fazer valer a sua decisão acerca do futuro do Sporting. A forma calma e ordeira com que se tudo passou, apesar de todo o rebuliço em que este envolto o Sporting nestes meses, foi uma lição de Sportinguistas e de elite: adeptos diferentes para um clube diferente; a divisão, neste caso, tornou-se numa união, e histórica!

Agora, é hora de fazer honrar a raça do leão, levar os cachecóis mais alto, onde quer que o símbolo se imponha e estar ao lado do presidente. Chega de falar do passado. O futuro é agora e tem que se revelar brilhante. No meio disto tudo, só uma coisa interessa: o Sporting Clube de Portugal!

Foto de Capa: Candidatura de Frederico Varandas

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

 

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer aproveitar descida do West Ham de Nuno Espírito Santo para contratar El Hadji Diouf

El Hadji Diouf é alvo do FC Porto. Lateral esquerdo desceu ao Championship pelo West Ham e pode mudar de ares no verão.

Final da Conference League: eis os onzes prováveis de Rayo Vallecano e Crystal Palace

O Rayo Vallecano e o Crystal Palace defrontam-se na final da Conference League. Conhece os onzes prováveis das duas equipas.

André Villas-Boas e Deco negoceiam transferência de destaque do FC Porto para o Barcelona

Jakub Kiwior é desejado pelo Barcelona. André Villas-Boas e Deco já se reuniram com vista a abordar termos do negócio.

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

Sporting diz adeus a Geovany Quenda após fim do empréstimo do Chelsea

Depois de sete anos, Sporting despediu-se de Geovany Quenda, que regressa ao Chelsea após o fim do empréstimo em Alvalade.