Decidir o que queremos ser: Até que ponto importa a capacidade de decisão de um jogador?

sporting cp cabeçalho 2

É sabido, por qualquer fã de futebol, que uma partida é dividida e marcada por diferentes momentos no jogo. Desde a fase de transição rápida, em posse, passando pelos processos defensivos – obviamente, sempre em função do contexto do resultado – é crucial que qualquer equipa tenha esse “desdobramento” tático para encarar as diversas fases que um jogo atravessa.

Mas para executar qualquer um desses processos, é tão ou mais importante saber interpretar e perceber o que o jogo está a pedir. Quando se fala em saber “ler o jogo”, não se refere exatamente à avaliação qualitativa de A, B ou C, mas sim a capacidade em perceber o que equipa precisa para determinado momento. Por isso, e englobando todos os estes parâmetros, é que considerei sempre os primeiros minutos da segunda parte a altura ideal para avaliar – de um modo muito genérico, obviamente – a capacidade de um treinador. Porque é quando este, após a primeira parte, tem um intervalo de tempo para corrigir e (re)colocar os novos processos na equipa e nos seus jogadores.

Numa análise distinta, mas paralela, e dentro de toda a anatomia de capacidade de interpretação e (posterior) dedicação, olho atentamente para Gelson Martins. Um jogador de “alta rotação”, como gosta de dizer o seu treinador, com uma capacidade de drible e velocidade acima do normal, mas que continua a hesitar no momento de decisão. Trata-se de uma lacuna que se deteta desde a sua estreia na equipa leonina, ficando sempre na mente de cada adepto sportinguista, suponho, quando é que o internacional português vai dar o “salto”.

Gelson Martins e Alex Sandro travaram duelos interessantes nesta Champions Fonte: Sporting Clube de Portugal
Gelson Martins e Alex Sandro travaram duelos interessantes nesta Champions
Fonte: Sporting Clube de Portugal

É que a um jogador tecnicamente limitado, não se pode pedir muito mais do que total entrega e concentração no jogo e nas suas tarefas dentro do campo. Mas quando se denota tanta qualidade individual, acaba por se criar um sentimento de constante frustração, porque ao invés de somente apreciarmos o jogador que existe, imaginamos sempre os patamares que X ou Y poderia ter alcançado (Nani é um bom exemplo disso).

Voltando a Gelson: a capacidade de decisão de um jogador pode ser trabalhada constantemente pelo seu treinador, mas será eternamente uma questão circunstancial. Porque em última instância, será sempre a mente do jogador, no derradeiro milésimo de segundo, a tomar a decisão em causa. Se algum dia o internacional português conseguir passar essa barreira, passará simplesmente de um bom jogador, para um enormíssimo jogador. (In)felizmente, trata-se de uma decisão… que só caberá a ele perceber.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela

Novo ataque por Vagiannidis? Imprensa grega revela proposta do Sporting

O Sporting está interessado em Georgios Vagiannidis há algum tempo. Leões podem ter feito nova oferta pelo lateral.

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

Benfica negoceia Tengstedt: Avançado pode continuar em Itália

O Genoa está interessado em contratar Casper Tengstedt após passagem no Hellas Verona. Benfica negoceia transferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.