“Diz-me com quem jogas e eu dir-te-tei como jogarás”

sporting cp cabeçalho 1Em ano de all-in desportivo e de uma aposta forte na equipa de futebol do clube leonino, o sentimento em Alvalade é de esperança e expetativa. Os nomes de Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Mathieu e companhia reforçaram essas mesmas expetativas, mas também trouxeram dúvidas. Obviamente a questão dos laterais – além da dúvida quanto à forma física de Coentrão e do reforço francês no decorrer da temporada – é neste momento um problema, pelo menos em termos de alternativas, e é do conhecimento público a importância que essa posição têm na defesa de Jorge Jesus, principalmente pela profundidade que o treinador português quer que forneçam à equipa, até pela compensação que podem dar com o jogo interior dos alas (outro aspeto muito prezado por Jesus).

No entanto, acaba por ser uma questão que tem que ser – e acredito que será – resolvida unicamente com a contratação de reforços, e não vai ser o nome (a não ser que se chame Daniel Alves) em questão que irá trazer mudanças (significativas) para o estilo de jogo da equipa leonina. Mas a zona “pensante” da equipa, onde estão as chaves do jogo, é no meio-campo, que é também o aspeto onde acredito que hajam mais dúvidas neste momento. Num esquema montado nos últimos três, quatro anos por William Carvalho como âncora e Adrien Silva como o box-to-box, o Sporting soube viver e crescer em torno do estilo de ambos, sem que ninguém ousasse sequer ameaçar a titularidade de algum deles.

No entanto, a chegada de Bruno Fernandes veio ameaçar recriar o ADN do meio-campo da equipa verde-e-branca. Se a loucura do mercado não passar pela zona da Segunda Circular e se tanto Adrien como William se mantiverem, é com uma enorme curiosidade que aguardo pelo esquema tático que Jesus irá apresentar nos próximos dias, com o campeonato e o play-off da Champions à porta.

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Bruno Fernandes traz virtuosismo e uma capacidade de passe que mais ninguém tem no plantel. Adrien, por outro lado, traz segurança e uma capacidade física que lhe permite jogar como único médio à frente do pivot. Já equacionei a possibilidade de Bruno Fernandes descair para uma das alas, mas não só o jogo lhe ia pedir coisas que o próprio não saberia dar (não por falta de qualidade, mas por estar vocacionado para outras tarefas), como também duvido que Acuña não fosse titular na ala-esquerda. A presença de três médios (William, Adrien e Bruno) seria uma possível solução, mas não imagino Jesus a prescindir do segundo avançado, ou seja, de um jogador que lhe possa fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque (e com mais capacidade ofensiva que qualquer um dos médios, como Alan ou Podence).

É, portanto, nesta mescla de possíveis cenários que me interrogo sobre a versão Sporting 2017/2018, pois qualquer mudança neste aspeto é mexer no sistema nervoso da equipa. “Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és”, referiu uma vez um escritor alemão, numa célebre expressão. “Diz-me com quem jogas e eu dir-te-ei como jogarás” enquadrar-se-á mais nas questões que Jesus enfrenta para esta época.

Revisto por Vítor Miguel Gonçalves

Foto de Capa: Sporting CP

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia x Sporting: jogo em risco de não ser disputado em Rio Maior

O encontro entre o Casa Pia e o Sporting pode ser disputado longe de Rio Maior, já que o relvado do estádio não se encontra no melhor estado.

As primeiras palavras de Rafael Obrador no Benfica: «É um orgulho defende um clube tão histórico»

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo já falou enquanto reforço dos encarnados.

Benfica: Quem é Rafael Obrador e por quais clubes já passou?

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo de 21 anos chega proveniente do Real Madrid.

Sporting vai à luta: Leões recorrem dos castigos de Quenda e Debast

Geovany Quenda e Zeno Debast falham a Supertaça de Portugal devido a castigo aplicado pela FPF. Sporting recorre da decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica aumenta lotação do Estádio da Luz: 1.ª fase concluída

O Benfica emitiu um comunicado oficial a dar conta da situação do Estádio da Luz. Lotação passa para os 68.100 mil lugares.

Flávio Nazinho soma interessados em ligas de topo

Flávio Nazinho conta com interessados neste mercado de transferências. O jogador representa atualmente o Cercle Brugge.

Benfica oficializa contratação de Rafael Obrador

Rafael Obrador é reforço confirmado pelo Benfica. O lateral-esquerdo espanhol foi contratado ao Real Madrid.