BVB Dortmund: Uma equipa a tremer

- Advertisement -

O próximo jogo do Sporting contra o Borussia Dortmund é determinante para que a equipa de Rúben Amorim continue na Champions League. Com isto, algo que não seja uma vitória, deverá levar a que o Sporting abandone a competição milionária na fase grupos e que passe a disputar a Liga Europa.

Sporting x Dortmund
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Antes dos jogos da Liga dos Campeões, grande parte dos adeptos de Futebol previa que o Borussia Dortmund ficasse em primeiro no grupo, mas a grande prestação do AFC Ajax arredou o clube alemão para a luta do segundo lugar do grupo, contra os leões.

Se a fase de grupos acabasse hoje, as equipas que passavam o grupo C seriam: o AFC Ajax (com 12 pontos) e o BVD Dortmund (com 6 pontos), os mesmos pontos do Sporting,

O primeiro embate entre os alemães e os verdes e brancos, foi em Dortmund. O jogo foi muito disputado por ambas as equipas, mas a vitória acabou por sorrir para o lado do clube amarelo, mas agora é a vez do Borussia Dortmund visitar o estádio José de Alvalade, e espera-se um grande jogo de futebol, disputado até ao último minuto, com as emoções “à flor da pele”.

Se formos ver as estatísticas, o Sporting até agora só perdeu um jogo em casa contra o primeiro classificado do seu grupo: AFC Ajax, por cinco bolas a uma, por sua vez o Dortmund já perdeu 5 vezes, a contar para a Champions e para a Bundesliga: duas vezes contra o AFC Ajax (tanto em casa, como fora), contra o SC Freiburg, contra o RB Leipzig e contra o Borussia M’Gladbach, sendo que contra estes últimos 3 clubes, o Dortmund perdeu a contar para a liga alemã e fora do seu estádio… O que significa que o Dortmund fora de casa é muito mais frágil, se compararmos com os seus jogos no Signal Iduna Park (estádio do Borussia Dortmund).

Time to focus on my recovery. I’ll be back stronger! 🔜💪🏻 pic.twitter.com/G5Ez5bohTv

— Erling Haaland (@ErlingHaaland) October 22, 2021

Análise ao Dortmund

Prever o 11 para o jogo de quarta do Dortmund é bastante difícil. Marco Rose é um treinador que gosta muito de adaptar as suas equipas aos adversários, à imagem do treinador do Brighton & Hove Albion Football Club, Graham Potter.

É um apologista do estudo intensivo do adversário, mas acima de tudo as suas equipas praticam um Futebol espetáculo, tendo sido um exemplo claro disso os seus trabalhos no Borussia M’Gladbach e no Red Bull Salzburg.

Esta época, o Dortmund já apresentou vários esquemas táticos diferentes: já jogou em: 4x3x3, 3x4x3, 4x4x2 e em 4x2x3x1. Por isso, a equipa que se apresentará deverá ter em mente sempre uma coisa: a fraqueza que o técnico alemão achar que o Sporting terá no jogo de quarta-feira.

Minha previsão

A meu ver, dado o histórico dos jogos de Champions, o Borussia deverá apresentar um esquema de: 3x4x3.

Prevejo que o Dortmund, visto que está em vantagem no confronto direto em relação ao Sporting, deverá querer dar mais segurança defensiva, principalmente nos momentos de contra-ataque que deverá realizar. Além disso, com a lesão da estrela da equipa, o jovem norueguês Erling Haaland, o ponta de lança deverá ser o holandês Donyell Malen, que chegou neste mercado de verão à cidade de Dortmund, a troco de 30 milhões de Euros, vindo do PSV Eindhoven.

Com isto, o Dortmund para o jogo deverá esperar pelo “erro” do Sporting e contra-atacar em velocidade, tendo 3 jogadores (Donyell Malen, Marco Reus e Thorgan Hazard) na frente de ataque, para chatearem a defesa leonina.

 

Time to focus on my recovery. I’ll be back stronger! 🔜💪🏻 pic.twitter.com/G5Ez5bohTv

— Erling Haaland (@ErlingHaaland) October 22, 2021

Previsão dos 11 

Sporting CP

António Adán (GR), Pedro Porro (LD), Gonçalo Inácio (DCD), Sebastian Coates (DC), Zouahir Feddal (DCE), Matheus Reis (LE), João Palhinha (MCD), Matheus Nunes (MC), Pote (ED), Pablo Sarabria (EE) e Paulinho (PL)

Borussia Dortmund

Gregor Kobel (GR), Marius Wolf (LD), Thomas Meunier (DCD), Mats Hummels (DC), Manuel Akanji (DCE), Raphael Guerreiro (LE), Axel Witsel (MCD), Jude Bellingham (MC), Marco Reus (ED) e Thorgan Hazard (EE) e Donyell Malen (PL).

Artigo revisto por Joana Mendes

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa qualifica-se para as meias-finais da Champions League de Ásia

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa eliminou o Buriram e avançou para as meias-finais da Champions League de Ásia. Eis o que aconteceu no jogo.

Galatasaray bate Gençlerbirligi e amplia distância para o Fenerbahçe antes do dérbi de Istambul

O Galatasaray derrotou o Gençlerbirligi por 2-1, na jornada 30 da Liga Turca. A equipa de Okan Buruk tem agora quatro pontos de vantagem para o Fenerbahçe.

Casa Pia e Santa Clara empatam e continuam na luta pela manutenção na Primeira Liga

O Casa Pia empatou em casa a zero frente ao Santa Clara, na jornada 30 da Primeira Liga. As duas equipas continuam na luta pela manutenção.

Final muito dramático: Marítimo perde com Torreense e adia subida à Primeira Liga

O Marítimo não garantiu este sábado a qualificação para a Primeira Liga. Emblema da Madeira perdeu na casa do Torreense por 1-0, com final bem dramático.

PUB

Mais Artigos Populares

João Gonçalves vai ser reforço do Universitatea Craiova

O Universitatea Craiova vai ser o próximo destino de João Gonçalves. O guarda-redes de 25 anos estava sem clube e vai assinar até ao final da temporada.

Tottenham empata com Brighton e continua sem vencer na Premier League em 2026

O Tottenham continua com o fantasma da despromoção na Premier League bem próximo. A equipa londrina empatou em casa com o Brighton e continua sem vencer no campeonato em 2026.

Leipzig vai ao terreno do Frankfurt e ganha com um dos golos a ser de ex-Sporting: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Leipzig venceu este sábado na casa do Frankfurt por 3-1 para a jornada 30 da Bundesliga. Conrad Harder marcou.