Encher a boca com crises e austeridades? Permita-me a correção, por favor!

Como adepto fervoroso de um clube que sempre me habituou a parcas prendas – a aliteração é engraçada quando repetida 20x – reconheço que já encerrei a mestria mais do que necessária e suficiente do arremesso do insulto gratuito e merecido. De modo quase bíblico, estou à vontade para afirmar que, naqueles tempos, o que me livrava de um sopapo bem assente era apenas e só um ecrã de dimensão variável. A desculpa da qual me muni para a situação descrita nunca padeceu de alteração: no decurso de quase toda a minha existência, 80% de jogadores que envergaram a camisola listada de verde e branco eram – na melhor das hipóteses – tecnicamente medíocres.

A minha postura transfigurou-se mal vencemos o campeonato, na época transata. De modo bíblico, pude contemplar a reanimação de um motor com reduzido índice de óleo fazia alguns anos. As críticas e os insultos dirigidos aos jogadores que exerciam a defesa das cores pelas quais me apaixonei abandonaram a lógica. Rúben Amorim e a restante comitiva suportaram o peso de um navio dado como imerso, Coates remendou com fita-cola madeira que ameaçava apodrecer, Palhinha ensaboou o chão soberbamente, armadilhando a possível invasão do inimigo e Paulinho içou uma vela – lá no topo – que parecia presa por um corpo estranho.

Desde algures de 2020 até ao momento, na ótica de alguns adeptos investidos de uma autoridade recôndita, aquele conjunto de jogadores que enxergou o vocábulo “heróis” como o menor e mais desprezível dos elogios atirou ao chão a toalha encharcada do suor de múltiplos jogos e competições. Possivelmente, derivado do peso, o objeto perfurou o solo e escavou até ao passado recente.

Imagine-se o cenário: interior de um meio de comunicação social, ênfase em palavras banais, intermitência entre olhares ténues e intensos, sorrisos disfarçados e entredentes e mais algumas técnicas objetivas de discurso.

Tiago Tomás e Jogadores Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Internamente, o Sporting CP, na última época, perdeu duas vezes ou o que é. Numa dessas vezes, ao que parece, tinha erguido o caneco com orelhas recentemente. No capítulo 2021/2022, o desastre agigantou-se pelo facto de a temporada derrubar a marca da metade e já ter perdido em cinco (!) ocasiões.

– Senhor jornalista, mas três dessas derrotas ocorreram na Champions League, competição na qual o clube de Alvalade carimbou a qualificação para os oitavos de final da prova e que já não se verificava desde 2008/2009 – respondem do interior da redação dúbio.

– Posso finalizar? Obrigado! – riposta irritado o pivot.

– Permita-me a correção, senhor jornalista! Os pupilos às ordens de Rúben Amorim são a única equipa portuguesa que ainda resistem em todas as frentes de competição nas quais estão inseridos desde o início da temporada. Além do mais, não redunda em parvoíce o facto de encher a boca com crises e austeridade (até parece contraditório) quando ainda marca janeiro no calendário? – inquirem novamente.

– Posso concluir ou esta baderna vai continuar? Que condições de trabalho precárias na função pública! Se o CHEGA conseguisse alcançar o estatuto de terceira força política e fazer casalinho com o PSD é que era – divaga o pivot.

O avançado Paulinho, que apontou o golo do título diante do FC Boavista, parece atravessar uma grave crise emocional e não encontrar o caminho para as balizas adversárias. Segundo o que foi apurado, o Sporting CP procura um avançado neste defeso de modo a somar mais uma solução ofensiva. Os leões apresentam um número de soluções menor relativamente aos adversários diretos.

– Se me permite novamente, a tática urdida pelo Sporting CP não parece incluir a compra desenfreada e excessiva de reforços. A contratação cirúrgica é um baluarte na política adotada. Até porque, como é sabido, a aposta oriunda das camadas jovens tem sido frutífera e vantajosa. Veja-se a quantidade de jogadores formados no clube que integram o plantel principal…

O pivot sai de rompante. Pratica-se – ou pelo menos erige-se a tentativa de praticar – um espécimen de Jornalismo Público. Abre-se uma via de diálogo entre os profissionais e o público e é isto?

 

P.S: Veio a descobrir-se que o pivot era adepto do Sporting CP.

 

 

 

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes confirma contrato à espera de Bernardo Silva no Benfica: «Não vamos parar por aqui»

João Noronha Lopes confirmou que se for eleito presidente do Benfica vai avançar para a contratação de Bernardo Silva.

Surpresa: Lamine Yamal esteve perto do Bayern Munique por 5 milhões de euros

Lamine Yamal esteve perto de rumar ao Bayern Munique quando tinha apenas 14 anos, mas foi convencido a manter-se no Barcelona.

Sporting começa com vitória participação na Champions League de Andebol

O Sporting foi à Roménia bater o Dínamo Bucareste por 33-30 durante esta quarta-feira, num encontro da Champions League de Andebol.

Os jogos que Amar Dedic deve falhar pelo Benfica

Amar Dedic vai falhar os próximos compromissos do Benfica, depois de ter regressado da seleção da Bósnia e Herzegovina com uma lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: João Noronha Lopes quer garantir Bernardo Silva para o Benfica e jogador pode chegar em janeiro

João Noronha Lopes está interessado em fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica, estando já um contrato pronto para o internacional português.

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.