A carta que nunca te escreveram

Escolhi díficil. O fácil é de todos

“Como português, do Paulo espero independência, capacidade de decisão (…) e, naturalmente, coerência na construção de um modelo de equipa adaptada às características dos portugueses ”. Quem o disse, através de uma carta, foi José Mourinho, aquando da entrada de Paulo Bento para o comando da Selecção Nacional.

Neste espaço não vou discutir todas as variáveis necessárias para avaliar o desempenho do ex-treinador do Sporting e actual Seleccionador Português – porque não é o suposto –, mas antes centrar-me nas causas e efeitos das decisões de Paulo Bento em relação aos jogadores do clube de que falo, ou seja, o Sporting. O treinador Português tem sido, como esperava José Mourinho, independente, coerente e capaz de decidir o melhor para o Futebol Nacional?

Na minha opinião, a resposta não se pode cingir a sim ou não. Paulo Bento, das duas uma: ou é independente mas não tem a capacidade de decisão que se exige, ou não é independente, e, assim, admito que possa ter capacidade de decisão, embora sem a estar a colocar ao dispor do país, como é suposto.

Paulo Bento ao serviço do Sporting / Fonte: leaodaestrela.blogspot.com
Paulo Bento ao serviço do Sporting / Fonte: leaodaestrela.blogspot.com

Quem, num jogo com a necessidade de vencer, em casa e com Israel, justifica a presença de um lateral direito com a capacidade no jogo aéreo em detrimento de um maior envolvimento em todo o flanco direito, de uma maior competência no cruzamento e no remate, não pode ter a capacidade de decisão ajustada às necessidades que o cargo em questão exige. Alguém me diz quantas bolas André Almeida precisou de ganhar no ar no último jogo da Selecção, e o quão relevantes foram? Cédric, do Sporting, deveria ter sido titular.

Quem, durante toda uma época, vê jogadores como Licá e Josué exibirem-se ao mais alto nível em clubes “pequenos”, e mesmo assim não os convoca, mas assim que os vê fazerem meia dúzia de jogos pelo FC Porto os convoca de imediato, não pode ter a coerência necessária para unir os portugueses – adeptos, dirigentes, mas também os próprios jogadores –, tal como é preciso em alturas difíceis. Adrien, Wilson Eduardo e André Martins também precisarão de se transferir para o Porto ou Benfica de forma a serem convocados e utilizados, tal qual aconteceu com João Moutinho no Mundial de 2010?

Mas pior ainda do que não ter coerência ou não ter capacidade de decisão será não ter independência. José Mourinho, na acima citada carta que endereçou aos portugueses, colocou a independência antes de qualquer outra característica; não ao acaso, mas porque é a virtude essencial de qualquer homem que se comprometa a assumir o poder de tentar melhorar um grupo de trabalho. Paulo Bento, que tão bons sinais me tinha deixado quanto à sua personalidade durante a passagem pelo Sporting, parece esquecido dos ideais pelos quais dizia reger-se quando criticava aqueles que hoje o apoiam e o escolheram para assumir o cargo máximo do Futebol Nacional. E desta forma saímos todos prejudicados. Todos, claro, excepto as entidades responsáveis pela tal falta de independência, já típica do nosso Futebol. Esta foi a carta que nunca te escreveram, Paulo, mas deviam.

 

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting quer renovar com Ousmane Diomande: eis as exigências do defesa-central

O Sporting quer renovar com Ousmane Diomande. O defesa-central quer dobrar o ordenado que tem neste momento.

Chelsea retira Dário Essugo da lista da Champions League e anuncia substituto

O Chelsea anunciou que retirou Dário Essugo da lista da Champions League, devido a lesão. Facundo Buonanotte foi colocado no lugar do médio português.

David Beckham reage ao momento do Manchester United de Ruben Amorim: «Estou um pouco cansado»

David Beckham falou sobre a derrota do Manchester United frente ao Manchester City. O antigo jogador dos red devils criticou a postura da equipa.

Gurban Gurbanov projeta Benfica x Qarabag: «Vamos tentar fazer bons jogos e mostrar do que somos capazes»

Gurban Gurbanov realizou a antevisão do Benfica x Qarabag. O encontro marca a estreia na Champions League para as duas formações na presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand lamenta fase do Manchester United e analisa exibições de Benjamin Sesko: «Não se cria oportunidades para ele»

Rio Ferdinand abordou a fase do Manchester United de Ruben Amorim e analisou as exibições de Benjamin Sesko.

Já é conhecido o árbitro para o Sporting x Kairat

O polaco Damian Sylwestrzak foi nomeado pela UEFA para a estreia do Sporting na Champions League frente ao Kairat.

Arsenal pode vender 2 jogadores em janeiro para alivar espaço na folha salarial

O Arsenal tem a porta aberta a duas saídas no mercado de janeiro. Leandro Trossard e Gabriel Jesus podem deixar os gunners já na próxima janela de transferências.