Estoril-Praia SAD 1-2 Sporting CP: Super & Mário

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Mais um jogo para a liga e nova revolução realizada por Jorge Jesus no onze dos leões. Tendo em conta o derby do passado sábado, foram cinco as alterações promovidas no Sporting. Coates foi o único a manter o seu lugar na equipa titular, tendo a companhia de Rúben Semedo no eixo defensivo. Zeegelaar e Schelotto assumiram as laterais e Teo voltou a fazer parelha com Slimani, relegando Ruiz para a posição de extremo.

Nas bancadas, hoje com o verde e branco como cores predominantes, ouvia-se a alto e bom som o apoio dos adeptos do Sporting ao seu clube e a tarja “A Guerra não se perde ao perder-se uma batalha” dava o mote para o acreditar leonino.

A resposta dos jogadores foi imediata e Slimani (quem mais poderia ser?) marcou o primeiro golo ainda antes do término dos primeiros cinco minutos, com um remate colocado. O lado direito dos leões,  Schelotto – que parece ser um extremo pela maneira como joga – principalmente, colocava Babanco em funções meramente defensivas; tentando os canarinhos surpreender através de Mattheus.

O jogo baixou em termos de intensidade, mas o Sporting nunca deixou de estar mais pressionante e de tentar procurar o segundo golo. Teo Gutierrez, por duas vezes, e Bryan Ruiz tiveram boas hipóteses para tal mas não conseguiram assustar Pawel Kieszek.

Já Coates e Semedo iam conseguindo anular a ameaça de Leo Bonatini e até por algumas vezes tentando sair a jogar; o central uruguaio é um verdadeiro patrão da defesa e é uma adição de qualidade a esta equipa de Jorge Jesus.

Ainda assim, o meio campo verde e branco ressentia-se da ausência de Adrien Silva; Aquilani não faz a mesma pressão sobre os adversários e não é tão lesto a sair a procurar linhas de passe como o capitão do Sporting. Ainda assim, estas lacunas não tiveram grande parte nesta primeira parte, uma vez que o jogo foi muito mais disputado nas zonas laterais.

Mesmo sobre o final do primeiro tempo surge o segundo golo dos leões. Um centro largo de Bryan Ruiz – onde Kieszek poderia ter feito mais e melhor – e Super-Sli faz o golo da tranquilidade.

Ao intervalo o resultado era justo e mostrava o que se passou realmente em campo. A equipa de Jesus continua a acreditar que pode quebrar o jejum e os adeptos continuam fiéis ao seu clube. Pela positiva destacavam-se Slimani, João Mário, Ruiz e Coates; no reverso da medalha encontrava-se o inevitável Teo Gutiérrez, que continua uma sombra do jogador que encantou na Copa América.

Slimani e João Mário foram os principais obreiros da vitória frente ao Estoril Fonte FPF
Slimani e João Mário foram os principais obreiros da vitória frente ao Estoril
Fonte FPF

A segunda parte começa com uma flagrante hipótese para o Estoril-Praia. Mendy, isolado perante Rui Patrício, tem tudo para fazer o golo estorilista, mas o guardião leonino faz uma enorme mancha e evita o tento da equipa da casa.

Rúben Semedo era o jogador mais em destaque nos primeiros 15 minutos, efectuando inúmeros desarmes providenciais e evidenciando a sua velocidade nas dobras, não permitindo aos comandados de Fabiano Soares criar grande perigo perto da área leonina.

Teo voltou a sair de jogo sem acrescentar nada aos leões, sendo por demais evidente que não é com o avançado cafetero que o Sporting poderá ter garantias de golos.

Com o desenrolar do segundo tempo o Sporting acabou por passar a controlar o jogo, baixando os níveis de pressão, o que levou a equipa da casa a acreditar. Aos 79′ Leo Bonatini reduz para a equipa da casa, na sequência de um pontapé de canto, colocando um interesse adicional na partida e aumentando o nervosismo nas bancadas.

Os últimos dez minutos foram assim disputados com um Sporting mais interventivo e a querer procurar o terceiro golo, sabendo que um golo do Estoril poderia ter repercussões graves na luta pelo título.

Os três minutos adicionais dados pela equipa de arbitragem trouxeram consigo o último fôlego da equipa passada, que subjugou os leões ao seu último reduto e obrigou Jesus a queimar tempo com a sua derradeira substituição, tirando João Mário para colocar Barcos.

Um final nada expectável perante o que as equipas mostraram em campo durante grande parte do encontro, mas o Sporting pode – e deve – continuar a acreditar.

 

A Figura:

João Mário – Critério e Classe. O médio leonino é o melhor jogador jovem do campeonato e é um prazer vê-lo jogar com a camisola verde e branca. Raramente falha um passe, raramente decide mal; é por demais evidente que tem que estar no Euro 2016.

O Fora-de-Jogo:

Teo Gutiérrez – O dia há de chegar em que o jogador colombiano não seja o jogador mais fraco em campo. Sem chama ou sem qualquer vontade de lutar pela disputa de bola, a teimosia (ou será acreditar?) de Jesus no número 19 dos leões acaba por parecer demasiado evidente.

 

Reportagem de Nuno Almeida e Vítor Miguel Gonçalves

Foto de Capa: Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto anuncia quarto equipamento da época e é um tributo à conquista da Europa League em 2010/11

O FC Porto anunciou o quarto equipamento da temporada. A camisola está enquadrada nas comemorações do 15.º aniversário da conquista da Europa League.

Sucessor de Ruben Amorim no Manchester United está definido e deve ser fechado nas próximas horas

O sucessor de Ruben Amorim está encontrado: Michael Carrick deve assumir a equipa do Manchester United até ao final da temporada.

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.