«Estreia na Seleção? Estava muito nervosa, com borboletas na barriga, mas correu bem» – Entrevista BnR a Andreia Bravo

    Andreia Bravo foi a vencedora do prémio de “Revelação do Mês” do Bola na Rede referente a outubro. Em entrevista exclusiva ao nosso site, a médio do Sporting abordou evolução nesta temporada, objetivos no Sporting e relembrou a estreia pela seleção principal.

    «Sou uma jogadora mais posicional. Uma grande qualidade minha é o passe e a forma como ajudo a equipa. É uma grande vantagem minha».

    Andreia Bravo
    Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

    Bola na Rede: Como avalias a tua temporada até agora?

    Andreia Bravo: Tem sido a nível individual uma temporada muito boa. Tenho evoluído como pessoa e como jogadora e aproveitado bem as oportunidades que tenho tido. Tenho de continuar a trabalhar para ter mais oportunidades e poder-me mostrar ainda mais.

    Bola na Rede: Onde sentes que mais tens evoluído nestes meses?

    Andreia Bravo: Fisicamente melhorei muito, mas também psicologicamente. Na maneira de pensar e na forma de jogar tenho evoluído cada vez mais com a ajuda dos treinadores e das colegas de equipa.

    Bola na Rede: Já te sentes um produto da formação do futebol feminino, da nova geração com mais condições e uma aposta mais vincada por parte dos clubes?

    Andreia Bravo: Sim, sinto que sou uma aposta. Mas, como disse, tenho de continuar a trabalhar e a mostrar que mereço. Tenho de continuar a fazer as coisas como tenho feito para continuar a ter oportunidades.

    Bola na Rede: Já te sentes uma titular do Sporting?

    Andreia Bravo: Claro que ser titular é o objetivo de todas as jogadoras. Tenho que trabalhar e não posso dar nada como garantido.

    Bola na Rede: Como descreverias a dinâmica do meio-campo do Sporting e da equipa como um todo?

    Andreia Bravo: Somos uma equipa que, acima de tudo, quer ganhar sempre. Uma equipa muito boa com a bola nos pés. É isso que faz a diferença, e temos muito golo.

    Bola na Rede: Esta temporada já tiveram a possibilidade de pisar o Estádio de Alvalade. Como foi esse momento?

    Andreia Bravo: Foi um momento inesquecível. Sentir os adeptos na bancada foi algo de que gostei muito e espero lá voltar.

    Bola na Rede: É uma ambição que têm, continuar a pisar palcos cada vez maiores?

    Andreia Bravo: Claro que sim. É sempre bom jogar nesses palcos e dá outra motivação. Vamos continuar a trabalhar para continuar a pisar esses palcos.

    Bola na Rede: Como têm sido os primeiros tempos com o Micael Sequeira como treinador?

    Andreia Bravo: A equipa reagiu da melhor maneira. Temos continuado a trabalhar da mesma forma, sempre com os objetivos do clube, que são ganhar sempre. Temos evoluído muito e estamos a adaptar-nos à nova maneira de jogar. Está a correr tudo bem.

    Bola na Rede: No meio-campo costumam jogar em dupla. Qual a função e as características onde te sentes mais confortável em jogar?

    Andreia Bravo: Sou uma jogadora mais posicional. Uma grande qualidade minha é o passe e a forma como ajudo a equipa. É uma grande vantagem minha.

    Bola na Rede: Jogar ao lado de jogadoras com capacidade de deslocamento e progressão com bola ajuda muito?

    Andreia Bravo: Claro que sim. Jogar ao lado de jogadoras com muita qualidade ajuda muito, quer em termos posicionais quer em espaço no campo. Ajuda muito, é 50/50.

    Bola na Rede: Quais as tuas referências no futebol?

    Andreia Bravo: Uma referência que tenho desde pequenina é a Andreia Jacinto. É uma jogadora idêntica a mim e tiro muitas referências dela. É uma jogadora com muita qualidade e vejo nelas coisas que posso ver em mim.

    «As colegas de equipa acolheram-me muito bem. Ao início estava um bocadinho nervosa, mas acho que é normal. Depois adaptei-me e correu tudo bem».

    Andreia Bravo (1)
    Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

    Bola na Rede: Como te sentes por poderes partilhar o balneário com ela na seleção?

    Andreia Bravo: É uma referência para mim. Sigo muito os passos dela, quero ser como ela. Tenho de continuar a trabalhar.

    Bola na Rede: O nome indica qualquer coisa?

    Andreia Bravo: [risos] Não é o nome. É a forma de jogar que me cativa e acho que faz o meu estilo de jogo.

    Bola na Rede: Em outubro recebeste a primeira convocatória de sempre para a seleção principal. Lembras-te do momento em que recebeste a chamada?

    Andreia Bravo: Claro que sim. É um momento que nunca vou esquecer a primeira convocatória. Foi muito bom receber a primeira convocatória, foi a Ana Borges que me disse. Na altura não demonstrei muita felicidade, mas quando cheguei a casa até me caiu uma lágrima do olho. Era um objetivo que tinha desde criança e consegui.

    Bola na Rede: Como viveste o estágio com a seleção?

    Andreia Bravo: Foi muito bom. As colegas de equipa acolheram-me muito bem. Ao início estava um bocadinho nervosa, mas acho que é normal. Depois adaptei-me e correu tudo bem.

    Bola na Rede: A tua estreia foi a muitos quilómetros de distância no Azerbaijão. Como foi o sentimento de pisar o campo pela primeira vez?

    Andreia Bravo: É um momento que nunca vou esquecer. Estava muito nervosa, com borboletas na barriga, mas correu bem e foi muito bom ter-me estreado. Agora é continuar a trabalhar para continuar a ser convocada.

    Bola na Rede: Jogar em Portugal foi especial?

    Andreia Bravo: Claro que sim. Ainda para mais com as bancadas cheias. Foi muito bom e esperemos que volte a acontecer.

    Bola na Rede: Foste novamente convocada para a seleção, para o último passo antes do Europeu. Como é que se vive com a sensação de estar tão perto do grande objetivo?

    Andreia Bravo: Como equipa queremos muito. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, a demonstrar que queremos lá estar e vamos ver como corre.

    Jovem Revelação Bola na Rede Andreia Bravo
    Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eis os onzes oficiais de Rio Ave e Sporting para a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal: Há grande novidade

    Rio Ave e Sporting decidem esta noite o primeiro finalista da Taça de Portugal. Leões venceram a primeira mão por 2-0.

    Bayern Munique interessado em avançado com cláusula de rescisão de 50 milhões de euros

    O Bayern Munique é mais um dos clubes que acompanha a situação de Moise Kean. Bávaros querem novo avançado.

    Borussia Dortmund já trabalha para garantir continuidade de emprestado na próxima época

    Manter Carney Chukwuemeka no plantel da próxima temporada é um dos grandes objetivos do Borussia Dortmund. Médio foi emprestado pelo Chelsea.

    De Ederson a Diogo Costa: eis os planos do Manchester City para a posição de guarda-redes

    Ederson é um dos jogadores que deve deixar o Manchester City no próximo verão. Diogo Costa é o primeiro nome na lista inglesa.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Mauro Júnior renova contrato com o PSV até 2029

    Mauro Júnior vai continuar no PSV por mais quatro temporadas. Lateral brasileiro estendeu contrato com os neerlandeses.

    Yaya Sanogo, antiga promessa do Arsenal, vai jogar na Segunda Divisão brasileira

    O avançado ex-Arsenal, Yaya Sanogo, está a caminho do Amazonas da segunda divisão brasileira. O jogador de 32 anos estava a jogar na China.

    Vinícius Júnior chega à Netflix no dia 15 de maio

    A Netflix vai lançar um documentário sobre Vinícius Júnior, que estreia no dia 15 de maio. Acompanha o crescimento do jogador e aborda vários temas.

    Jack Wilshere assume o Norwich City de forma interina até ao final da época

    Jack Wilshere vai assumir o Norwich City de forma interina até ao final da época. Antigo médio estava no clube como adjunto.

    João Janeiro deixa o comando técnico do Manama Club do Bahrein

    O Manama Club, do Bahrein, anunciou a saída de João Janeiro do comando técnico. Deixa a equipa em zona de descida do campeonato local.

    Manchester United e Chelsea disputam médio argentino

    Franco Mastantuono está na mira do Manchester United, mas o Chelsea também pode estar interessado. O médio de 17 anos joga no River Plate e a clausula de rescisão é de 45 milhões de euros.

    Jamie Vardy pode deixar o Leicester e rumar à Arábia Saudita

    O futuro de Jamie Vardy pode passar pela Arábia Saudita. O avançado inglês está a cumprir a 13.ª temporada no Leicester.

    Foi formado no Real Madrid e confessa sonho: «Gostaria de jogar com Lamine Yamal, é um dos melhores do mundo»

    Nico Paz confessou que gostaria de jogar com Lamine Yamal. Médio do Como foi formado no Real Madrid e não esqueceu esse facto.

    Cafu sugere 2 treinadores para o Brasil e critica transição: «Desorganização muito grande»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito falou sobre um dos assuntos do momento: Seleção do Brasil.

    Antigo médio do Manchester United entusiasma-se com 3 possíveis reforços para Ruben Amorim: «Se os contratarem, será diferente na próxima época»

    O antigo médio do Manchester United, Owen Hargreaves, falou sobre a possibilidade do clube de Ruben Amorim contratar Victor Osimhen, Matheus Cunha e Éderson.