A falsa partida de Iván Fresneda no Sporting CP

Chegou a Portugal como uma grande promessa do futebol espanhol e mundial, fruto até da sua posição em campo, sempre muito requisitada pelos grandes tubarões. Havia um interesse enorme de vários clubes espanhóis e estrangeiros na contratação de Iván Fresneda, e Portugal parecia apenas… uma miragem.

No entanto, o Sporting CP, com o trabalho “silencioso”, mas de excelência que tem realizado nos últimos tempos, posicionou-se no mercado para garantir esta verdadeira joia que despontava em Valladolid, por nove milhões de euros e ainda mais dois por objetivos, sendo que a equipa espanhola ainda reservou uma mais-valia no futuro. Até aqui, a história parecia realmente um conto de fadas com esta aquisição cirúrgica, mas muito importante para o futuro desta posição dos leões, que tem sofrido alguns percalços depois da saída de Pedro Porro para Inglaterra. 

As histórias nem sempre são como imaginamos, e então, no mundo do futebol, bem sabemos que o previsível torna-se rapidamente, imprevisível. No total, Fresneda atuou em apenas cinco jogos pelos leões, e ainda não se conseguiu afirmar por completo no esquema de Rúben Amorim, tendo agora sofrido mais um revés complicado nesta travessia de leão ao peito. Com um contrato de longa duração e uma cláusula de rescisão de 80 milhões, o jovem espanhol sofreu uma lesão no ombro esquerdo, que o vai obrigar a uma longa paragem, estando o seu regresso previsto para fevereiro do próximo ano. 

Com Ricardo Esgaio como titular indiscutível, e Geny Catamo como uma opção a ter bastante em conta, acredito que este não era, nem de perto, nem de longe, o cenário que os adeptos leoninos esperavam encontrar nesta altura da época. Eu, pessoalmente, confesso que estou surpreendido com a evolução de Catamo, mas nem tanto com a titularidade de Esgaio, porque Fresneda, ainda antes da lesão, não mostrou realmente uma harmonia com os restantes membros da equipa, que de resto é perfeitamente normal porque as rotinas dentro de um esquema tático criam-se e não nascem de um dia para o outro.

Ao dia de hoje, Ricardo Esgaio tem de ser obviamente o dono e senhor desta posição dentro da equipa leonina, porque para além de ser a única opção lógica para o lugar, tem realmente dado algumas garantias que os outros não conseguem dar. Ainda assim, acredito que o jogador português tem algumas limitações que se notam perante adversários de outro patamar, no entanto, a sua capacidade de trabalho e compromisso com os seus colegas, fazem com que seja um jogador bastante fiável.

Em jeito de conclusão, queria deixar uma mensagem para todos os adeptos e simpatizantes do Sporting CP, e para a própria equipa técnica leonina. Confiem em Fresneda, confiem no potencial deste miúdo, e falo por experiência própria, pelos olhos de alguém que acompanhou a sua evolução em contexto de La Liga, a enfrentar semana após semana extremos de elevado calibre, quer no seu clube, quer na seleção. Sim, porque este jovem é internacional pelas camadas jovens da “La Roja”, lugar este onde muito poucos chegam, e que comprova a qualidade e os pergaminhos que Iván Fresneda pode trazer à equipa leonina a médio/longo prazo.

Será que vamos assistir à afirmação completa de Fresneda num pós-lesão? Acredito que sim, que este ainda será o ano em que Fresneda irá surpreender Alvalade.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Crise no Al Nassr de Cristiano Ronaldo? CEO do clube demonstra preocupação: «Esforcei‑me muito por me manter calado»

O CEO do Al Nassr, Majed Jaman Al Sorour, deixou uma publicação nas redes sociais a demonstrar preocupação com o momento do clube.

Eduardo Salvio faz a antevisão do Benfica x Boca Juniors do Mundial de Clubes: «Benfica é o maior clube de Portugal»

Eduardo Salvio foi desafiado a falar do Mundial de Clubes. O avançado argentino fez a antevisão do Benfica x Boca Juniors.

Tudo fechado: Florian Wirtz é reforço do Liverpool e já são conhecidos os valores astronómicos do negócio

Florian Wirtz está fechado no Liverpool. O médio internacional alemão vai deixar o Bayer Leverkusen e assinar por cinco temporadas.

Renato Veiga confirma saída da Juventus: «Foi um prazer e uma honra»

Renato Veiga já se despediu da Juventus. O defesa-central português terminou o período de empréstimo ao clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Retorno de Demir Tiknaz ao Besiktas teve dedo do treinador: Ole Gunnar Solskjaer gostou da época do médio no Rio Ave

Ole Gunnar Solskjaer exigiu o regresso de Demir Tiknaz ao Besiktas. O médio turco esteve emprestado ao Rio Ave na última época.

FC Porto pode cortar relações institucionais com o Barcelona: eis o motivo

O FC Porto está a ponderar cortar relações institucionais com o Barcelona. Em causa, a possível contratação de Cardoso Varela por parte dos blaugrana.

Surpresa à vista? Fenerbahçe de José Mourinho tenta contratar Neymar

O Fenerbahçe de José Mourinho está a tentar contratar Neymar. O clube turco ofereceu um contrato de uma temporada, com outra de opção.