Falta eficácia ofensiva aos médios e extremos do Sporting?

Mas o que eu queria mesmo era falar no momento ofensivo, e aí sim temos uma diferença muito grande para os nossos rivais. Não em termos da participação dos médios e extremos (que em termos de percentagem de assistências para golo estamos igual ou melhor), mas dos laterais. Os nossos defesas esquerdo e direito têm uma percentagem de assistência para golo, ou mesmo de cruzamentos para a área, muito baixas. É um pormenor que poderia fazer grande diferença uma vez que muitas vezes jogamos contra equipas muito fechadas, e temos um ponta de lança alto e bom no jogo aéreo.

A verdade é que a defesa que no ano passado fez excelentes jogos, tendo sido das menos batidas, continua lá, no entanto não tem jogado junta com tanta regularidade e eficácia, muito pelos problemas já acima descritos mas também porque, principalmente no lado esquerdo, não temos a ajuda defensiva dos médios que tínhamos antes. João Mário ajudava, segurava a bola, esperava pelo defesa lateral, e Bryan estava muito melhor fisicamente. Hoje nenhum deles, por razões distintas, está lá para fazer o mesmo trabalho, o que expõe o lateral a mais erros.

Bryan Ruiz tem estado a anos-luz do rendimento que mostrou na temporada passada  Fonte: Sporting CP
Bryan Ruiz tem estado a anos-luz do rendimento que mostrou na temporada passada
Fonte: Sporting CP

 

Já o defendi antes, e continuo a defender, que o Sporting neste momento não tem jogadores para o modelo em que joga. Poderia jogar com mais um médio e menos um avançado, não por Alan Ruiz (que até está a subir de forma), mas porque teria mais um médio que ajudasse nos equilíbrios defensivos das laterais, ajudando William Carvalho que não teria de estar sempre a bascular à direita e à esquerda, libertando Adrien para subir mais, e não obrigando os centrais a sair tantas vezes das suas posições para fazer compensações. Ou seja, uma equipa mais equilibrada.

É claro que os laterais têm de cruzar mais e melhor, e não deixar cruzar. Para isso, toda a equipa tem de estar equilibrada em todos os momentos do jogo. E para não estar a crucificar unicamente os laterais, e porque é um jogo colectivo, toda a equipa terá que melhorar ou alterar processos, incluindo o treinador.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Davide Ancelotti é o novo treinador do Botafogo

Davide Ancelotti foi confirmado como o novo treinador do Botafogo. O técnico assinou até dezembro de 2026.

Borja Sainz vai ser a 7.ª compra mais cara do FC Porto: eis as 6 primeiras classificadas do top

Borja Sainz vai passar a ser uma das compras mais caras do FC Porto, já que vai custar aos dragões 16,8 milhões de euros.

Vai custar praticamente 17 milhões de euros ao FC Porto: quem é Borja Sainz?

Borja Sainz está muito perto de se transformar em reforço do FC Porto, com um custo de 16,8 milhões de euros aos cofres dos dragões.

FC Porto faz investimento pesado e fecha contratação por 16,8 milhões de euros

O FC Porto deverá oficializar em breve a contratação de Borja Sainz por 16,8 milhões de euros. O avançado chega do Norwich City.

PUB

Mais Artigos Populares

Autocarro da seleção feminina do País de Gales sofre acidente

O autocarro da seleção feminina do País de Gales envolveu-se num acidente, na véspera do encontro diante da França para o Euro 2025.

Benfica perto de perder defesa para o Brasileirão

Gustavo Marques está muito perto de sair do Benfica neste mercado de transferências. O jogador vai assinar pelo RB Bragantino.

PSG define preço para libertar Randal Kolo Muani

O PSG espera encaixar 50 milhões de euros com a venda de Randal Kolo Muani. A Juventus não está disposta a oferecer o valor pedido pelo avançado.