Falta eficácia ofensiva aos médios e extremos do Sporting?

- Advertisement -

Mas o que eu queria mesmo era falar no momento ofensivo, e aí sim temos uma diferença muito grande para os nossos rivais. Não em termos da participação dos médios e extremos (que em termos de percentagem de assistências para golo estamos igual ou melhor), mas dos laterais. Os nossos defesas esquerdo e direito têm uma percentagem de assistência para golo, ou mesmo de cruzamentos para a área, muito baixas. É um pormenor que poderia fazer grande diferença uma vez que muitas vezes jogamos contra equipas muito fechadas, e temos um ponta de lança alto e bom no jogo aéreo.

A verdade é que a defesa que no ano passado fez excelentes jogos, tendo sido das menos batidas, continua lá, no entanto não tem jogado junta com tanta regularidade e eficácia, muito pelos problemas já acima descritos mas também porque, principalmente no lado esquerdo, não temos a ajuda defensiva dos médios que tínhamos antes. João Mário ajudava, segurava a bola, esperava pelo defesa lateral, e Bryan estava muito melhor fisicamente. Hoje nenhum deles, por razões distintas, está lá para fazer o mesmo trabalho, o que expõe o lateral a mais erros.

Bryan Ruiz tem estado a anos-luz do rendimento que mostrou na temporada passada  Fonte: Sporting CP
Bryan Ruiz tem estado a anos-luz do rendimento que mostrou na temporada passada
Fonte: Sporting CP

 

Já o defendi antes, e continuo a defender, que o Sporting neste momento não tem jogadores para o modelo em que joga. Poderia jogar com mais um médio e menos um avançado, não por Alan Ruiz (que até está a subir de forma), mas porque teria mais um médio que ajudasse nos equilíbrios defensivos das laterais, ajudando William Carvalho que não teria de estar sempre a bascular à direita e à esquerda, libertando Adrien para subir mais, e não obrigando os centrais a sair tantas vezes das suas posições para fazer compensações. Ou seja, uma equipa mais equilibrada.

É claro que os laterais têm de cruzar mais e melhor, e não deixar cruzar. Para isso, toda a equipa tem de estar equilibrada em todos os momentos do jogo. E para não estar a crucificar unicamente os laterais, e porque é um jogo colectivo, toda a equipa terá que melhorar ou alterar processos, incluindo o treinador.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Eu não me esqueço da maioria dos jogos que temos feito fora de casa»

José Mourinho analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Sotiris Sylaidopoulos: «Perdemos contra uma boa equipa»

Sotiris Sylaidopoulos analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Leandro Barreiro: «Hoje foi o primeiro passo e agora é seguir em frente. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos»

Leandro Barreiro analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

João Tomé: «Por um bocadinho, não conseguimos marcar o 2-1»

João Tomé analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica derrota Rio Ave no Estádio dos Arcos e reduz distâncias para o Sporting na Primeira Liga

O Benfica derrotou o Rio Ave por 2-0, em jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Marselha aplica nova goleada: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Marselha goleou fora o Angers por 5-2 na jornada 18 da Ligue 1. Fica com todos os resultados do dia da Liga Francesa.

A última final da CAN bienal | Senegal x Marrocos

Este sábado, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, joga-se a final da CAN 2025, entre Senegal e Marrocos.