FK Vorskla 1-2 Sporting CP: Milagre de Leão gela Ucrânia

O Sporting viajou até à Ucrânia para disputar a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, jogo a contar para o Grupo E. Duas equipas que chegaram a este jogo com resultados distintos nesta prova, o Sporting chegou com uma vitória por 2-0 frente ao campeão azeri Qarabag, partilhando a liderança com o Arsenal enquanto que o Vorskla após perder em Londres, chegava com zero pontos. O Sporting chegou com um onze titular renovado, com algumas mexidas no onze e uma gestão por parte de José Peseiro, onde é possível verificar algumas caras novas: Nani, Diaby, Carlos Mané, Jefferson e Bruno Gaspar ganham um lugar na equipa inicial em detrimento de Raphinha, Montero, Jovane, Gudelj e Ristovski, respetivamente.

O Sporting entrou bem, dominante e com as linhas subidas. Aos cinco minutos a primeira oportunidade de perigo no jogo, foi por parte da equipa visitante. Bruno Fernandes descobre Diaby, através de um passe longo, mas o remate do avançado maliano saiu fraco e ao lado. A equipa caseira tentou responder logo de seguida, mas o remate saiu igualmente sem nexo e ao lado. Desde cedo, se verificou a tendência para a equipa caseira procurar um jogo mais direto, apostando também nas transições rápidas e apenas a tentar pressionar a saída do Sporting nos pontapés de baliza.

O Sporting sentiu algumas dificuldades em assentar o seu jogo e sobretudo a conseguir contrariar as bolas longas dos ucranianos e aos 10 minutos de jogo, após cruzamento vindo da direita, André Pinto corta para uma zona proibida, e o número 10 Kulach, ganha a segunda bola e com um remate fortíssimo de pé esquerdo, inaugura o marcador, não dando hipóteses de defesa a Salin.

 

Aos 10 minutos, Vulach festeja o seu golo e o primeiro golo da partida
FONTE: UEFA

A segunda parte iniciou-se sem alterações nas formações que iniciaram o jogo. Aos 52 minutos a primeira ocasião de perigo por parte do Sporting, por intermedio do argentino Marcos Acuña, que faz um remate de longe mas perigoso, passando perto do travessão da baliza ucraniana. Com a necessidade de alterar o rumo dos acontecimentos, José Peseiro colocou Montero em campo aos 58 minutos, retirando Carlos Mané do jogo, alterando um pouco o seu sistema tático, jogando num 4x4x2, na procura de ter maior presença ofensiva.

Uma segunda parte que decidiu seguir o mau exemplo da primeira parte, sem velocidade, sem perigo, sem ritmo. Apesar da maior posse de bola do Sporting, é um jogo igualmente pouco dinâmico e os leões tardavam em criar perigo junto da baliza ucraniana. Só novamente perto dos 65 minutos é que Bruno Fernandes tenta um remate de meia distância, mas sem nexo e que sai fraco e à figura do guarda-redes Shust. Uma equipa ucraniana bem colocada em campo, bem posicionada e à medida que o tempo passava, mais coesa e com blocos cada vez mais baixos, sentindo-se confortável com a pouca velocidade dos leões e com a falta de ideias dos mesmos.  O treinador dos leões certamente ao ver a falta de qualidade da sua equipa e a escassez de ideias e velocidade, aos 71 minutos, arrisca tudo e coloca as suas duas melhores armas em campo: Jovane e Raphinha, para o lugar de Petrovic e Diaby, procurando dar a velocidade e verticalidade que faltou em 70 minutos de jogo, tentando reverter uma desvantagem que vem desde os dez minutos de jogo.

Aos 76 minutos, Raphinha cruza da direita e Nani sozinho na área ao segundo poste cabeceia fraco e à figura, promovendo uma defesa fácil a Shust. Bastou o Sporting colocar um pouco mais de velocidade, ainda que sem melhorar muito a qualidade de jogo, para a equipa ucraniana começar a conceder mais espaços e a demonstrar maiores fragilidades a nível físico. Montero aos 79 minutos, teve uma enorme oportunidade de golo e a melhor do Sporting nesta segunda parte. Numa jogada de insistência, Montero domina no peito após um ressalto, tenta o remate de bicicleta e o guarda-redes ucraniano faz uma boa defesa evitando assim o empate. O Sporting justificava o empate, mas as poucas oportunidades que ia tendo não conseguiu ter a eficácia necessária. Aos 81 minutos num lance de bola parada e numa boa jogada estudada, na única oportunidade do Vorskla na segunda parte, quase chegou o 2-0 para a equipa da casa, faltando apenas a finalização ao segundo poste. Em cima do apito final, aos 90 minutos, Fredy Montero numa grande jogada individual, a mostrar toda a sua qualidade técnica, domina de peito puxa para o meio e de pé esquerdo em jeito, coloca a bola no canto inferior esquerdo, sem hipótese de defesa. Estava feito o empate na partida e Montero salvava aqui os leões de sair com uma derrota da Ucrânia. E como por milagre, o Sporting, num grande contra-ataque conduzido por Raphinha, que descobre Bruno Fernandes com um excelente passe, este tenta rematar mas a bola ressalta para Jovane Cabral que remata com a baliza deserta para fazer a reviravolta no marcador. 2-1 para os leões e o Sporting respirava de alivio numa partida que parecia perdida e que foi de grande sofrimento.

O Sporting conquista novamente os três pontos, juntando-se assim ao Arsenal com dois jogos  e  o mesmo número de vitórias, deixando para o próximo jogo em Alvalade no próximo dia 25 de Outubro, em disputa, a liderança do Grupo E.

           

Onzes Iniciais:

Vorskla Poltava: Shust, Perduta, Dallku, Chesnakov, Artur, Kulach (Sergiychuk 62’) , Skylar, Sharpar, Rebenok, Kravchenko (Gabelok 84’), Kolomoets.

Sporting CP: Salin, Bruno Gaspar, Coates, André Pinto, Jefferson; Petrovic (Jovane 71’), Bruno Fernandes, Acuña; Nani, Carlos Mané (Montero 58’), Diaby (Raphinha 71’)

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Intervalo nos jogos das equipas portuguesas: Braga a vencer o Lincoln e Santa Clara sofre o empate nos instantes finais

O Braga vence o Lincoln por 2-0 ao intervalo. Já o Santa Clara permitiu o empate do Shamrock Rovers nos instantes finais da primeira parte.

Ángel Di María elege os 5 jogadores mais importantes da história da Argentina: «Rodrigo de Paul…»

Ángel Di María elegeu os cinco jogadores mais importantes da história da Argentina e surpreendeu com a sua escolha.

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os onzes iniciais do Santa Clara x Shamrock Rovers

O Santa Clara defronta o Shamrock Rovers na primeira mão do playoff de acesso à Conference League. O encontro está marcado para as 20h00.

Eis os onzes iniciais do Lincoln x Braga

O Braga desloca-se até ao Estádio do Algarve para defrontar o Lincoln na primeira mão do playoff de acesso à Europa League.

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.