📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A batuta nas mãos de Bruno

- Advertisement -

Observamos o onze do Porto e vemos claramente uma ideia de jogo, com princípio, meio e fim. Um jogo de posse, segurança total na saída de bola, num 4x4x2 em posse (e muitas vezes um 4x3x3 em processo defensivo, com Marega a descair nas alas), e três processos base: Óliver na transição (onde ele e a bola tratam-se por “tu”), Brahimi no drible – parece menos “inócuo” que no passado – e a dupla Aboubakar/Marega, que mais do que arte ou magia, trazem poder de fogo e profundidade na frente de ataque. Mas os principais destaques desta equipa, em relação aos anos anteriores, são mesmo no processo sem bola: uma pressão enorme, desde o primeiro jogador da frente, que dificulta imenso a saída de bola da equipa adversária, quase que a obrigando a fazer o “chutão” para a frente. Mas, quase paradoxalmente, a fraqueza surge atrás dessa força: quando a equipa adversária consegue passar essa pressão inicial, muitas vezes o Porto tem dificuldade em preencher os espaços, deixando muita liberdade para os avançados em transição rápida. O jogo com o Besiktas foi um bom exemplo disso.

Do lado de Alvalade, uma ideia de jogo muito particular, mas que parece assentar nos jogadores que Jesus tem ao seu dispor: Uma defesa muito mais segura que no passado (Mathieu e Coates são, provavelmente, a melhor dupla de centrais do campeonato), laterais que dão profundidade na ala (Piccini destaca-se pela segurança defensiva, enquanto Coentrão, mesmo “a 60%”, dá o corpo e a alma em campo), um meio-campo muito coeso com Battaglia no poder de choque, onde corta, chuta, passa, corre, salta (enfim, cansa ao vê-lo jogar), e depois William, seja a pivot ou mais à frente, a oferecer uma capacidade de transporte e de circulação de bola ímpar no clube leonino. Acuña e Gelson dão a profundidade desejada nas faixas, com Bas Dost sempre à espreita, mas quem faz a ligação entre o meio-campo e o ataque é o menino nascido, curiosamente, na cidade do Porto: Bruno Fernandes. É difícil chamar-lhe médio quando joga tão bem na frente, e é difícil chamar-lhe avançado quando tem tamanha capacidade de passe e visão de jogo. É, portanto, um jogador de “ataque”, mas que sabe fazer toda a ligação entre os setores. É o coração da equipa, e se o Sporting quer criar espaços no clássico, vai ser através dos pés do internacional jovem português.

Bruno Fernandes é o homem da magia neste Sporting Fonte: Sporting CP
Bruno Fernandes é o homem da magia neste Sporting
Fonte: Sporting CP

Duas ideias de jogo, duas equipas, uma bola. É sob estes alicerces que o esférico vai rolar no clássico de Domingo, em que a pressão alta de Sérgio Conceição (acredito que possa instalar um sistema muito à imagem do jogo no Mónaco) e o meio-campo de Jorge Jesus estarão em evidência. Para “jokers” deste jogo, e onde o resultado se poderá diferenciar, é através de Óliver e Bruno Fernandes. Num jogo onde ambas as equipas pressionam alto, serão estes os dois jogadores que poderão surgir entre-linhas e marcar a diferença através do passe numa partida com ambas as linhas muito adiantadas. Battaglia e Danilo serão certamente os pulmões.

Este clássico não é decisivo, mas pode ser crucial para a restante caminhada (em termos anímicos) para ambas as equipas. Sempre com o Benfica à espreita.

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

Uma rivalidade com 80 páginas | Atlético 1-2 Belenenses

Atlético e Belenenses reencontraram-se no domingo, pelas 11 horas da manhã, para escreverem mais um capítulo numa história com já 80 páginas.

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

PUB

Mais Artigos Populares

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025. O avançado internacional argelino foi incluído na lista final da prova africana.

Ajax prepara reembolso para mais de mil adeptos depois da pirotecnia interromper o jogo contra o Groningen

O Ajax x Groningen foi interrompido devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos. Adeptos visitantes vão ser reembolsados.