📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

General Oliveira e outras soluções para blindar a defesa

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A defesa foi um dos principais problemas do Sporting na época que está a terminar. A equipa verde e branca tem atualmente 28 golos sofridos em trinta jogos na liga, o que dá uma média de quase um golo sofrido por jogo, absolutamente impensável para um candidato ao título em Portugal. Basta ver que, dos outros candidatos, o FC Porto tem metade desse número e o Benfica tem apenas quinze golos sofridos, treze a menos que os leões.

O principal problema nem esteve no centro do setor. O guarda redes Rui Patrício continua a dar enormes garantias, sendo absolutamente intocável. Além disso, quando Patrício está indisponível, Beto exibe bastante segurança e dá conta do recado. Já nos centrais, Sebastián Coates também é imprescindível e, salvo raros erros, dá enorme segurança aos responsáveis da equipa, sendo por isso o elemento mais utilizado. É um jogador muito experiente, internacional uruguaio e que já passou pela competitiva Premier League. É o patrão da defesa e uma das “trutas” que Jorge Jesus sempre exige ter nas suas equipas. O seu companheiro de setor tem variado. Ruben Semedo tem sido mais vezes primeira escolha do que Paulo Oliveira, mas os resultados e as exibições mostram que devia ter sido mais vezes ao contrário. Semedo é ainda um jovem, que arrisca demasiado em certos lances, esquecendo-se por vezes da sua principal função dentro das quatro linhas: defender.

Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting Fonte: Sporting CP
Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting
Fonte: Sporting CP

Apesar disto, o principal problema está nas laterais, onde nenhum dos atuais jogadores dá mostras de ser primeira escolha “de caras”, o que vai obrigar o clube a investir para estas posições específicas no próximo mercado de verão. Mas esse problema está mais que identificado e não é o tema principal desta análise. O tema principal são os centrais.

Paulo Oliveira, natural de Famalicão, é um dos centrais mais seguros do futebol português, já desde o tempo em que era o patrão da defesa do Vitória de Guimarães. Veio para o Sporting em 2014 e, nas duas primeiras temporadas, efetuou 71 jogos na equipa principal. Nesta temporada, o central de 25 anos tem tido menor utilização e tem sido uma época com muitos golos sofridos em Alvalade. Não me parece que seja coincidência. Paulo Oliveira não é especialmente rápido, nem especialmente alto. Contudo, é um jogador bastante fiável, tanto no jogo aéreo como à flor da relva. “Fiável” talvez seja a palavra que melhor define Paulo Oliveira. Antes do jogo, conseguimos logo saber o que é que Paulo Oliveira vai dar ao mesmo: segurança, acerto no desarme, marcação apertada ao avançado contrário, eficácia e, acima de tudo, esforço, dedicação e devoção. Sim, isso mesmo. Acho que Paulo Oliveira é mesmo um jogador “à Sporting”, como foi, por exemplo, Beto num passado não muito distante e na mesma posição no terreno de jogo.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.