General Oliveira e outras soluções para blindar a defesa

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A defesa foi um dos principais problemas do Sporting na época que está a terminar. A equipa verde e branca tem atualmente 28 golos sofridos em trinta jogos na liga, o que dá uma média de quase um golo sofrido por jogo, absolutamente impensável para um candidato ao título em Portugal. Basta ver que, dos outros candidatos, o FC Porto tem metade desse número e o Benfica tem apenas quinze golos sofridos, treze a menos que os leões.

O principal problema nem esteve no centro do setor. O guarda redes Rui Patrício continua a dar enormes garantias, sendo absolutamente intocável. Além disso, quando Patrício está indisponível, Beto exibe bastante segurança e dá conta do recado. Já nos centrais, Sebastián Coates também é imprescindível e, salvo raros erros, dá enorme segurança aos responsáveis da equipa, sendo por isso o elemento mais utilizado. É um jogador muito experiente, internacional uruguaio e que já passou pela competitiva Premier League. É o patrão da defesa e uma das “trutas” que Jorge Jesus sempre exige ter nas suas equipas. O seu companheiro de setor tem variado. Ruben Semedo tem sido mais vezes primeira escolha do que Paulo Oliveira, mas os resultados e as exibições mostram que devia ter sido mais vezes ao contrário. Semedo é ainda um jovem, que arrisca demasiado em certos lances, esquecendo-se por vezes da sua principal função dentro das quatro linhas: defender.

Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting Fonte: Sporting CP
Sebastián Coates é o jogador inquestionável no centro da defesa do Sporting
Fonte: Sporting CP

Apesar disto, o principal problema está nas laterais, onde nenhum dos atuais jogadores dá mostras de ser primeira escolha “de caras”, o que vai obrigar o clube a investir para estas posições específicas no próximo mercado de verão. Mas esse problema está mais que identificado e não é o tema principal desta análise. O tema principal são os centrais.

Paulo Oliveira, natural de Famalicão, é um dos centrais mais seguros do futebol português, já desde o tempo em que era o patrão da defesa do Vitória de Guimarães. Veio para o Sporting em 2014 e, nas duas primeiras temporadas, efetuou 71 jogos na equipa principal. Nesta temporada, o central de 25 anos tem tido menor utilização e tem sido uma época com muitos golos sofridos em Alvalade. Não me parece que seja coincidência. Paulo Oliveira não é especialmente rápido, nem especialmente alto. Contudo, é um jogador bastante fiável, tanto no jogo aéreo como à flor da relva. “Fiável” talvez seja a palavra que melhor define Paulo Oliveira. Antes do jogo, conseguimos logo saber o que é que Paulo Oliveira vai dar ao mesmo: segurança, acerto no desarme, marcação apertada ao avançado contrário, eficácia e, acima de tudo, esforço, dedicação e devoção. Sim, isso mesmo. Acho que Paulo Oliveira é mesmo um jogador “à Sporting”, como foi, por exemplo, Beto num passado não muito distante e na mesma posição no terreno de jogo.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira depois do Palmeiras ser goleado: «Que seja um abre-olhos para todos»

Abel Ferreira analisou a derrota do Palmeiras diante do Novorizontino. Técnico falou em falta de competitividade da sua equipa.

Estrela da Amadora oficializa contratação de Tom Moustier

Tom Moustier é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O médio francês deixa o Rot-Weiss Essen e assina um contrato válido até Junho de 2028.

Girona anuncia contratações de Marc-André ter Stegen e e Fran Beltrán

Esta terça feira, o Girona apresentou Marc-André ter Stegen e Fran Beltrán como novos reforços. Os dois jogadores já se encontravam na La Liga.

Rafa renova pelo FC Porto até 2027 depois de ser apontado ao Benfica

Rafa é o mais recente hoquista do FC Porto a renovar contrato. O avançado de 34 anos representa os dragões desde 2009 e vai continuar a fazê-lo até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Alves abandona o comando técnico do AL Batin passado um mês e meio

Paulo Alves e Al Batin chegam a um acordo para a rescisão mútua de contrato, a pedido do próprio treinador, alegando falta de condições de trabalho.

Bournemouth paga 35 milhões de euros e vai ao Brasil contratar alvo do FC Porto

O Bournemouth garantiu a contratação de Rayan. Negócio está fechado e o brasileiro deixará o Vasco da Gama para rumar à Premier League.

Contratação de internacional português motiva discórdia no Real Madrid

Rúben Neves não é consensual na estrutura do Real Madrid. Médio é uma opção para os merengues neste mercado de janeiro.