📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Guardiões de Alcochete

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Há muitos anos que a Academia de Alcochete é reconhecida com uma das melhores escolas de formação de extremos, até pelo facto de alguns deles ainda estarem a jogar ao mais alto nível. Dali sairam Futre, Figo, Simão, Quaresma, Nani, Cristiano Ronaldo, etc. (alguns deles não saíram de Alcochete, mas as bases foram as mesmas)…

Há alguns anos atrás começaram também a sair daquela fábrica de talentos alguns dos melhores médios que temos no futebol português, dos quais alguns serão menos consensuais entre os sportinguistas (como também acontece nos nomes que refiro no parágrafo anterior) mas cujo talento e mérito não lhes pode ser retirado. Nomes como Moutinho, Adrien, William ou João Mário são nomes já firmados e reconhecidos. Estarei ainda a esquecer-me de outros nomes, mas tenho a certeza de que me ajudarão a aumentar esta lista já por si cheia de talento.

Destes dois sectores acima referidos estão agora também a despontar grandes talentos, a que poderemos estar também, daqui a uns anos, reconhecer o mérito, como aos que estamos hoje aqui a elogiar.

Havia no entanto um sector que, por ser um dos mais específicos em termos de treino e menos valorizado, era também o que enfrentava mais dificuldades em encontrar jogadores de qualidade. Desde Vítor Damas que o Sporting não tinha na sua baliza uma referência do clube e do país nesse sector.

Temos agora um dos melhores guarda-redes da Europa e do mundo a defender a nossa baliza, e também muito por culpa da teimosia de um treinador agora ostracizado. Sim, Paulo Bento foi um dos principais culpados por termos hoje Rui Patrício como uma referência das balizas.

Por vezes não é necessário ter só talento. É preciso também ter a sorte de alguém apostar em nós, e depois aproveitarmos isso com muito trabalho e resiliência.

Rui Patrício teve tudo isso, e pelo seu amor ao Sporting, pelo seu profissionalismo, pela sua humildade, e porque não se deixou vencer pelas muitas críticas que recebeu (e ainda hoje recebe), é hoje uma das referências do plantel do Sporting e da selecção Nacional.

Este será, sem dúvida, o eterno guardião da outra baliza de Alvalade ainda por baptizar.

Beto está de regresso Fonte: Sporting CP
Beto está de regresso
Fonte: Sporting CP

Mas, por falar em sorte e trabalho, chegou agora ao nosso clube alguém que precisou de encontrar noutras paragens quem acreditasse no seu valor. Não estou a criticar quem o deixou sair, até porque nenhum clube consegue formar dois grandes guarda-redes mantendo-os nos seus quadros, uma vez que é uma posição de um só homem.

Beto saiu do Sporting sem nunca deixar de ser sportinguista. Procurou a sorte onde lhe deram a oportunidade de crescer, onde conseguiu ganhar títulos e experiência, onde tinha espaço para isso.  É agora um homem feito, com ainda maior certeza do seu amor ao clube que o ajudou a dar os primeiros passos na sua tão recheada carreira. Ele chegou, e fez questão de relembrar os valores que regem o nosso clube e o regem a ele. Esforço, devoção, dedicação e glória.

Podemos hoje dizer que Alcochete e Alvalade têm dois dos melhores guarda-redes portugueses. E dois dos melhores a jogar em Portugal (não digo que são os melhores para não me chamarem faccioso).

Quanto ao facto de Patrício poder sair, acredito que Beto será um excelente substituto tanto em termos de qualidade como em termos de representação de sportinguismo.

Acredito que Patrício será dos que menos pressão farão para sair do clube (como muitos jornais apregoam), e, a sair, fará questão de que seja um negócio vantajoso para o seu clube do coração. Mas temos também de lhe dar a possibilidade de querer mostrar o seu real valor em clubes com outros enquadramentos.

Os sportinguistas terão de valorizar a qualidade que emprestou ao seu Sporting, reconhecendo-o sempre como um de nós, ande ele por onde andar.

Saia ou fique, Patrício será um de nós, e teremos também um excelente substituto. Para o futuro do sector não podemos esquecer o míudo que esteve no europeu Sub-19 e que amealhou boas críticas.

Mas por mim Patrício ficaria até que aquelas mãos lhe doessem…

A galáxia de Alcochete está bem servida de guardiões.

 

Foto de Capa: Sporting CP

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.