Há (mesmo) uma luz que nunca se apaga!

- Advertisement -

A música, a par da literatura, encarcera toda a minha índole. The Smiths, desde os 14 anos (salvo o erro!), constituem a magnum opus de tal forma de arte que, ao leme da poesia cáustica e mordaz de Morrissey, “nascente de fel” para uns, fonte de fogo perpétuo para outros, e do dedilhar da guitarra quase “imaginário” de Johnny Marr, suplantavam todos os que escutavam para a dimensão estratosférica e utópica do instante.

De 1956 a 2003, inúmeras memórias se prorrogaram, profusas recordações trespassaram as almas do auditório em tons de verde, o ancião José de Alvalade, o palco onde determinadas quimeras se metamorfosearam, o palanque onde se transpuseram travessias árduas, a plataforma mais próxima do éden. Não me inquiram sobre o porquê, mas creio que a magnânima obra arquitetónica encerra em si aquele proferido hermetismo, aquele secretismo que magnetiza tudo e todos…

O conceito, provavelmente, acaricia a estupidez, mas a canção “There Is A Light That Never Goes Out” foi engendrada para seu culto e consagração: o monumento surge personificado por um veículo que se evade dos problemas, dilemas e contratempos do quotidiano.

Anseia-se ainda poder repetir as alegrias no novo palco verde e branco
Fonte: Sporting CP

“Take me out tonight” implorava o interior de cada leão nos dias em que a turma jogava, pelo facto de, junto dos demais, se inteirar e observar estrelas e luzes que reluziam intensamente no Teu relvado. A crueldade poderá estar sobreposta à razão, mas a vontade de regressar à linhagem genealógica era ínfima pelo facto de Alvalade ser o lar de toda a imponente onda verde.

O conforto resumia-se àquele lugar, o lar de cada leão estava confinado ao espaço que albergava 75000 pessoas, “I never never want to go home/ “Because I haven´t got one, anymore”. E, apesar de todas as inglórias derrotas e ocorrências injustas, aqueles que acompanharam a Tua eclosão, no momento da perda, responderam com odes de paixão ardente, com juras de amor eterno e colocaram-Te no pedestal que mereces estar, “Because I want to see people/ And I want to see lights”; O regozijo prevalecente no meu espírito é inenarrável dado ao ópio que contagiava as multidões. Intitulem-me do que bem entenderem, mas perecer no reduto do amparo de todos os sportinguistas constituía a forma mais apetecível de canonização. “To die by your side/ Well the pleasure and privilege is mine”.

O espaço que reuniu a quantidade infindável de sensações jamais se olvidará. Sobre ele, brilha e brilhará a narrativa de múltiplas personagens concernidas ao seu incrível legado.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens: «Tenho a confiança de que faremos uma exibição muito melhor do que fizemos hoje aqui»

Carlos Vicens reagiu ao Zeleznicar Pancevo x Braga. Arsenalistas ganharam por 1-0 em jogo referente à Conference League.

Filipe Coelho perde e Vítor Campelos empata em jogo de muitos golos: eis os resultados do dia da Champions League

O Universitatea Craiova de Filipe Coelho perdeu fora por 1-0 com o Levski Sofia, enquanto o Celje empatou 3-3 com o Egnatia. Eis os resultados da Champions League.

Francesco Farioli e o Gil Vicente x FC Porto: «Mais do que o resultado temos de ter em consideração a performance»

Francesco Farioli já reagiu ao Gil Vicente x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 em jogo particular disputado em Barcelos.

As primeiras palavras de Ibrahima Ba no Sporting: «É dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola»

Ibrahima Ba é o mais recente reforço do Sporting. Podes ler as primeiras declarações do defesa-central de leão ao peito.

PUB

Mais Artigos Populares

5 seleções que surpreenderam no Mundial 2026

48 seleções. 104 jogos. 308 golos marcados. E ganhou a Espanha. Durante pouco mais de um mês o mundo parou para ver o Mundial 2026

Braga vai à Sérvia vencer e está na frente da eliminatória da Conference League

O Braga venceu o Zeleznicar Pancevo por 1-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Golo de Ricardo Horta.

Odisseia para a Europa: Primeira Etapa | St. Gallen x Benfica

Depois da surpresa de fim de época oferecida pelo Torreense, o Benfica teve de preparar a época 26/27 mais em cima do joelho