📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

História do Cerco de Tondela | Tondela 0-3 Sporting

- Advertisement -

Constatar que o Sporting foi a Tondela vencer é correto, mas não chega. Dizer que o Sporting foi a Tondela golear é igualmente correto e constitui já um passo adiante, mas continua a não chegar. Para não faltarmos, ainda que minimamente, à verdade há que locucionar o seguinte: o Sporting foi a Tondela massacrar.

O resultado não o contará, graças quase exclusivamente a Bernardo, guardião tondelense e maior figura do jogo, mas contamos nós. Os leões, motivados pelos resultados recentes e com fome pelo empate frente ao SC Braga, dominaram o jogo e o adversário de princípio a fim. Fizeram-no pelo dinamismo dos homens da frente, pelas superioridades criadas por João Simões, pela intensidade de toda a equipa. Acima de tudo fizeram-no pelas constantes conquistas das segundas bolas.

Luis Suárez Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Raramente o Tondela conseguiu respirar. Quase nunca os beirões saíram do cerco. Os jogadores do Sporting, bem colocados, focados e intensos na recuperação de bola, continuamente recuperavam a bola com facilidade e nas redondezas da área dos pupilos de Ivo Vieira. A dado momento, tal parecia mesmo uma inevitabilidade.

Bernardo travava a primeira investida leonina, mas de pronto vinha uma segunda. Os alívios de cabeça, de pé direito, de pé esquerdo, que podiam permitir ao Tondela respirar, terminavam quase todos nos pés dos bicampeões nacionais. E assim continuava o massacre. O sufoco era tal que os beirões não conseguiam sequer pontapear para longe para subir linhas e obrigar os jogadores do Sporting a recolherem um pouco, a correrem mais do que queriam, a empenharem mais tempo e esforço na construção das jogadas de ataque.

Bernardo Fontes Tondela
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

O cerco leonino não permitiu virtualmente nada ao penúltimo classificado da Primeira Liga. Melhor ainda, do ponto de vista sportinguista, permitiu descansar com bola – e que importante é para o Sporting descansar nesta fase – e bater como água mole em pedra dura toda a partida. Foi um massacre e havia que dizê-lo, já que o marcador não o fez. Havia que contar a história do Cerco de Tondela.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim: «Perder esses jogadores? É uma preocupação, mas já sabíamos disso»

Ruben Amorim realizou a antevisão do Manchester United x Everton, encontro referente à 12.ª jornada da Premier League.

Bino Maçães reage à passagem de Portugal às meias-finais do Mundial Sub-17: «Tem sido um grande desempenho até agora»

Bino Maçães reagiu ao triunfo da Seleção Nacional sobre a Suíça, por 2-0, nos quartos de final do Mundial Sub-17.

Norte de Londres ao rubro: onde ver o Arsenal x Tottenham da Premier League

O Arsenal recebe o Tottenham na 12.ª jornada da Premier League. Dérbi do Norte de Londres termina ronda em Inglaterra.

Onde ver o Derby della Madonnina entre o Inter Milão e o AC Milan?

Há mais um Derby della Madonnina em perspetiva. Inter Milão e AC Milan defrontam-se na 12.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Quem é Rodrigo Rêgo, o jovem que vai fazer a estreia pelo Benfica contra o Atlético?

Rodrigo Rêgo vai fazer a estreia pela equipa principal encarnada. O Atlético recebe o Benfica no Estádio do Restelo.

Al Gharafa de Pedro Martins derrota Al Wakra com golo de ex-FC Porto e reforça liderança da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Al Wakra por 1-0, em jogo da jornada 10 da Liga do Catar. Yacine Brahimi apontou o único golo do encontro.

Eis os onzes iniciais do Atlético CP x Benfica com estreia absoluta nos encarnados

Atlético CP e Benfica enfrentam-se esta noite, em jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal. Eis os onzes iniciais das duas equipas.