Hóquei Sportinguista: Um passado interrompido

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

No tempo em que as famílias sportinguistas passavam dias inteiros a percorrer as modalidades do clube em Alvalade até chegar a hora do jogo da equipa principal de futebol, o Hóquei do Sporting CP era do melhor que se praticava no Mundo.

Os títulos da casa comprovam a hegemonia da época, mas a preponderância leonina na modalidade ultrapassava o favoritismo no campeonato, e atingia o cúmulo na Selecção Nacional de Hóquei, sendo a base da equipa das quinas constituída pelo quinteto que, apesar de não ser de violinos, encantou pelo Mundo fora: António Ramalhete, Júlio Rendeiro, Sobrinho, Chana e António Livramento.

Um passado de luxo cujo interregno fez as gerações mais recentes colocar o hóquei para segundo plano, não só pela disputa do Sporting em divisões secundárias, como pela falta de reavivamento da história do clube na modalidade. Depois da época de regresso ao escalão principal, a consolidação da estratégia do clube está garantida. E se no começo combateu-se pela permanência, hoje é nos lugares do topo da tabela que encontramos o desígnio do Sporting Clube de Portugal, que, em tão pouco tempo desde o referido regresso, chegou também à glória na Europa. É por isto que creio que a repetição do passado histórico do hóquei sportinguista pode estar prestes a repetir-se, muito por culpa da insistência, por parte da Presidência, em reforçar a modalidade, assim como pelo brilhante trabalho da equipa técnica.

A equipa leonina trabalha no duro para regressar ao topo do hóquei nacional Fonte: Sporting CP
A equipa leonina trabalha no duro para regressar ao topo do hóquei nacional
Fonte: Sporting CP

Fazendo a ponte para o presente, a época começou da melhor forma com a conquista de um troféu contra os rivais e com duas vitórias nas primeiras jornadas do campeonato – a primeira delas, inclusive, vencida de forma expressiva. Sendo certa a importância de um bom começo, há, contudo, algo ainda mais claro nesta equipa do Sporting. O plantel é, sem dúvida, o mais robusto dos últimos anos, em tradução da aposta forte que já foi mencionada. A chegada do jovem espanhol Ferran Font, vindo da equipa do Vic, revela em paralelo a intenção de garantir a qualidade da equipa no futuro próximo, tratando-se de um dos jovens europeus em maior ascensão na modalidade. Em contraponto na balança, a experiência e o currículo de jogadores como Pedro Gil reforçam a teoria de um plantel equilibrado e capaz de cumprir objectivos com maior dose de ambição. Num terceiro ponto, e terminando o molde da organização do balneário, aparecem os valores conhecidos da casa, como Poka, João Pinto e Girão, que asseguram a existência daquilo que, por vezes, é o mais difícil de garantir numa equipa seja de que modalidade for.

Aliás, se repararmos nesta nova organização do hóquei sportinguista, identificamos algumas semelhanças com a do desporto rei – e nada pode acontecer por acaso.  Embora haja o desafio de contrariar a experiência de outros clubes na actualidade do hóquei, acredito que voltaremos a pegar no fio desse passado interrompido, e que, mais tarde ou mais cedo, o Campeão Nacional será verde e branco.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leandro Santos deixa Benfica e está a caminho do Moreirense

Leandro Santos está muito próximo de ser confirmado como reforço do Moreirense. O lateral vai deixar o Benfica e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o clube minhoto.

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.