📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Isto assim não Ata nem desAta

- Advertisement -

Nunca fui apologista da abertura completa e sem regras dos assuntos que se passam no interior de uma organização. Considero que “quem não deve não teme” e é nessa segurança que deve residir não uma atitude de “mostrar tudo e mais alguma coisa” mas antes uma atuação que, respeitando as regras da transparência, divulgue para o exterior apenas e só as coisas que são verdadeiramente importantes e essenciais de se discutir na praça pública.

Se penso assim para qualquer organização – política, desportiva, financeira ou económica – penso também o mesmo para o Sporting Clube de Portugal. O Conselho Diretivo (CD) do Sporting achou por bem, na sequência do lamaçal em que o clube de Alvalade se encontra divulgar a ata da reunião dos órgãos sociais do passado dia 24 de maio de 2018 para todos os associados do clube.

A Direção justificou a sua decisão da seguinte forma: “A bem da transparência e da verdade dos factos, e porque estamos a viver tempos de exceção, vimos por este meio facultar a ata da reunião, realizada na passada quinta-feira, dia 24 de maio, no Estádio José Alvalade, entre os Órgãos Sociais. Cremos ser esta a única forma de pôr cobro a um conjunto de especulações e mentiras inaceitáveis, postas a circular no espaço público, que penalizam e prejudicam os superiores interesses do Sporting” (consultado no site do Jornal O Jogo de 26 de maio de 2018).

Os sportinguistas devem saber (re)agir nas alturas de crise. E, sobretudo, perceber que os rivais estão de “setas apontadas” para o Reino do Leão nos nossos momentos mais difíceis
Fonte: Sporting CP

Como sócio do clube, recebi, na minha caixa de email, a referida ata. Vou abster-me de fazer qualquer consideração acerca dos conteúdos da mesma, muito menos se o que lá consta foi o não foi verdade, se foi ou não objeto de manipulação. Se o quiser fazer, faço-o internamente, no seio da família sportinguista e em sede própria. Ponto final. Se todos os sportinguistas reservassem aquilo que é do foro interno do clube para si e para os seus consócios talvez evitar-se-iam os tristes papéis que alguns pseudosportinguistas fazem nalguns programas televisivos ridículos de horário nobre.

Nesse aspeto, Bruno de Carvalho, tem razão, quando refere que é nas Assembleias Gerais, e só lá, que se devem discutir os assuntos internos. Mas, como se costuma dizer, dá “uma no cravo e outra na ferradura”: como entender que um assunto tão “interno” como uma ata de uma reunião entre os órgãos sociais “resvale” assim na praça pública? Como entender que se preste a diretos de horas a fio pelos canais televisivos, falando de coisas que são do foro interno do nosso clube? Cabe aos órgãos diretivos, aos atuais ainda em funções e aos outros que sucederão, pensar na definição sobre o que deve e não deve “saltar” para o espaço público, sob pena do Sporting ficar ferido na sua alma e identidade.

A partir do momento em que uma organização – desportiva ou não – se “manda”, sem dó nem piedade, para a praça pública, para que todos discutam os seus assuntos internos, sem qualquer tipo de filtro ou regra, só pode estar doente. E é caso para dizer que isto assim não Ata nem Desata. E, no que à doença diz respeito, só resta uma solução: fazer um diagnóstico, identificar o(s) elemento(s) patogénico(s) e ataca-lo(s) com a intervenção mais eficaz. Mas para isso o Sporting terá de voltar a ser, apenas e só, dos sportinguistas.

 

Foto de Capa: Sporting CP

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.